Estou utilizando o MPX2050DP, um sensor de pressão e amplificando o seu sinal com um HX711 além de utilizar um ESP32. Porém percebo uma quantidade de ruido elevada, de quais formas posso melhorar esse problema. 

Exibições: 792

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia Sr. Y (se não gosta que te chame pelas iniciais, avise),

lamento não poder ajuda-lo devido a falta de informações suficientes para entender o problema e

suportara a ajuda.

Qualquer minha tentativa de ajuda seria um mero chute ou um link da web.

RV mineirin

Adicionei mais informações amigo, se poder dar uma olha qq ajuda é bem vinda 

Olá, mande pelo menos uma foto de sua montagem...

Qual fonte usa, etc.

Por ex se vc alimenta por um port USB e sua saída é USB 1.0 ou um notebook de determinadas marcas não muito "positivas" (quem tem 4,2V no lugar de 5V), por ex, já pode ser esse o problema, mas é difícil saber sem mais informações.

Ainda, é um circuito analógico, ruido do tipo hora lê 510, hora 512 é a normalidade.

olá Yuri.

      Eu não gostaria de fazer qualquer brincadeira com um problema aqui.  Mas  "Ruindo"  é um pouco demais né?  Por favor, seria bom corrigir o título,  pois isto também ajudará outras pessoas a encontrarem seu tópico e as informações de ajuda que todos poderão postar.

      Além de mais informações como os colegas já solicitaram, seria bom vc postar uma foto da sua plaquinha  HX711.  Ou então confirmar se ela é a mostrada a seguir:

(clique na figura para "zoom")

      Ocorre, que esta plaquinha tem alguns "settings" que nem sempre são adequados a todos os tipos de Sensores,  e o Sensor MPX2050DP  seria um deles.  Assim, caso seja esta plaquinha que vc está de fato usando,  haveriam alguns problemas sim.  Mas há como contorná-los e obter bons resultados, dependendo de como vc está desenvolvendo o Hardware do seu Sistema.

      Logo, nos confirme sobre estas questões (principalmente qual é a plaquinha HX711  e como vc está alimentando o Sistema),  para que possamos melhor ajudá-lo.  Não esqueça de mostrar como vc está ligando todos os 4 terminais  do MPX2050, pois isto é muito importante para o resultado.

      Abrçs,

      Elcids

Obrigado pelo comentario, e perdão pelos erros na minha portagem, adicionei a imagem da minha montagem se pode dar uma olhada. Obrigado, qq ajuda é muito importante para mim de coração 

Boa noite,

Analisando o sensor MPX2050DP:

https://www.nxp.com/docs/en/data-sheet/MPX2050.pdf

0 a 50 kPa (0 a 7.25 psi)
40 mV fundo de escala

Saída de tensão versus pressão diferencial aplicada:


A saída de tensão diferencial do sensor é diretamente proporcional à pressão diferencial aplicada.
A tensão de saída do sensor diferencial ou medidor aumenta com o aumento da pressão aplicada à pressão
lado (P1) em relação ao lado do vácuo (P2). Da mesma forma, saída a tensão aumenta à medida que o vácuo crescente é aplicado ao lado do vácuo (P2) em relação ao lado da pressão (P1).

Tensão de alimentação sugerida = 10V ! Qual a tensão esta usando? 

Sensitividade =  0,8 mV/kPa

Veja esse tópico:

https://labdegaragem.com/forum/topics/man-metro-diferencial-com-mpx...

Eu tentei utilizar um Step-Up para alimentar com 10V apenas o sensor MPX mas nao funcionaa, eu só consigo receber dados dele quando eu o ligo ao Hx711

Para gerar os 10V, use esse Modulo Step Up. 

Ajuste a tensâo antes de conectar! 

https://www.eletrogate.com/regulador-de-tensao-ajustavel-mt3608-aut...

Se o datasheet informa que a tensão típica é 10V, eu usaria essa tensão. 

No seu circuito deve estar usando menos de 5V para alimentar o sensor. 

Vou providenciar ele também 

Providenciei e ocorre o mesmo problema, não consigo fazer o sensor funcionar alimentando ele com o Step up

Perdão pela demora, estava trabalhando com a parte fisica desse projeto. Eu utilizei Ruindo no titulo mas perdão pelo nome errado, infelizmente nao tenho tanto conhecimento assim na area como voce podem ver . Adicionei a imagem da minha ligação. A placa por hora é alimentada pela porta USB do notebook 

olá Yuri.

      Se esta plaquinha que vc mostra no seu diagrama de ligações, for exatamente a que vc está usando, ela provavelmente não tem  um problema sério que aquela que eu mostrei anteriormente tem. Irei falar mais sobre este problema depois (em outro post).  Mas mesmo assim ela tem algumas "limitações" técnicas,  sobre as quais também falarei posteriormente.  De qualquer forma adianto que estas "limitações" dificultam o uso com o Sensor MPX2050DP. Ainda é possível usá-la com o Sensor, mas algumas ações tem que ser tomadas para se conseguir um bom resultado.  Eu não sei quais são as possibilidades que vc tem ao seu alcance, nem sei qual o conhecimento técnico que vc tem de Eletrônica e montagem de circuitos. Mesmo assim acho que é possível te passar as possibilidades e aí vc pode decidir o que fazer.  Mas me informe sobre estas questões (sobre seus conhecimentos técnicos). Sobre custo, não se preocupe, pois as possibilidades a que me refiro, são de baixo custo.

      Mas acredito que a plaquinha que o Murta mostrou, possa ser uma boa opção,  pois ela foi projetada em conjunto com o Sensor (que também é do tipo "pressão diferencial" e já está integrado na plaquinha).  Além disso, o custo dela me parece muito razoável para uso como Sensor de Pressão (que normalmente tem um custo elevado), o que é um atrativo.  A plaquinha que o Murta se refere é essa aqui:

      Verifique se ela pode te atender.  A vantagem de usá-la,  é que o Sensor já está polarizado adequadamente,  e o conversor AD  já está integrado à plaquinha. Também pelo link que o Murta postou,  já existe uma Biblioteca  para uso com a mesma, o que pode ajudar muito.

      Ficamos no aguardo de suas considerações.

      Ah, por favor, mais uma vez peço a vc que altere o título do tópico,  corrigindo a palavra "ruindo" por "ruído".  Não esqueça disso, pois embora pareça bobagem,  é na verdade muito importante.  (se vc não souber como editar o título, pergunte ao pessoal aqui, que eles certamente irão te auxiliar sobre isso).

      abrçs,

      Elcids

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço