Ola galera sou novo por aqui e resolvi postar minha experiencia com robotica Sou totalmente leigo ainda porem amante de ciencia ,astronomia e robotica . Estudante de Ciência da Computação . Bom vamos direto ao assunto eu estou fazendo meu primeiro robo ele e um bipede que encontrei um projeto faz um tempo e comecei a estudar sobre o assunto inicialmente mexi um pouco com arduino mais como eu queria um robo e uma placa controladora de servos potente comprei uma SCC-32 da lynxmotion uma placa que tem capacidade de controlar Ate 32 servos .

(SSC-32 Lynxmotion)

Vou postar agora as imagens e os matérias usados para a construção do robô. 

(Todas as partes)

(Partes da Perna do robô)

(Outra foto da perna)

 (Servo usado e um Servo Hextronik HXT900 9GR)  

(Adaptação para fixar o robô Ao Corpo)  

(Robô Quase Pronto )

 

Agora um pequeno vídeo do robô em funcionamento .

http://s1062.photobucket.com/albums/t485/diihpunk/?action=view&...

Bom Espero que gostem qualquer duvida só mandar Email . O modelo que estou fazendo sera em Acrílico em-breve posto fotos para vocês .

Exibições: 17549

Responder esta

Respostas a este tópico

Olha meu robo quadrupede  , esse eu fiz faz alguns meses

Ah, aí sim!!!

Muito bacana também, meus parabéns! Tem algum vídeo desse, pra vermos ele andando?

Olá,gostei desterobô quadrupede, tem  kit da  parte mecânica pra comprar ?

valeu

Marcelo 

Onde você conseguiu esta base de madeira? Qual o torque dos servos? Quanto custa em média a base com as perninhas e os suportes? Mto obrigado e parabéns!!!

Tulio eu ja tinha feito a pesquisa  da madeira  nao custa mais que  30 reais  uma pedaco dela suficiente para a producao do robo .

Os servos  tem torque de1.6 kg-cm . gastei 8 reais em cada motor usei 18 . R$144,00

Lembrando cara  esse foi o preço mais barato que achei para esses motores e eles são os mais baratos do mercado 


Eu comprei recentemente de um site  gringo 12 motores com engrenagem de ferro , e 10kg de torque  e custou cada 1 , 17 reais convertido , se tiver como comprar  por sites gringo eu recomendo que compre sim eu tenho outro projeto muito bom que vou postar  em breve de um robô  quadrupede muito lega.


Parabéns cara ,muito massa esse robô,gosto muito de robótica e estou aprendendo programação com arduino agora,estou começando a ver resultados e logo logo partirei para algo mais complexo.Mais uma vez parabéns pelo projeto!!!!

Legal o seu hexapod, cara! Eu e um colega estamos tentando montar um hexapod também, mas no nosso caso é como um trabalho de conclusão de curso do nosso bacharelado em Ciência da Computação. Gostaria de trocar algumas experiências contigo:

* Qual o peso total do seu hexa? O nosso está com um peso previsto de 1,2kg e estamos usando servos Hitec HS-422. Estamos receosos quanto à capacidade dos servos de sustentar todo esse peso (4,1kg*cm com pernas de 18cm de comprimento total).

* Eu vi que ele anda muito bem! Os servos HXT900 têm boa centralização e repetibilidade? De princípio, iríamos usar os HK15138 da HobbyKing, que é do mesmo grupo da Hextronik, mas ouvimos muitos relatos sobre problemas nesses quesitos. O que você acha?

* Notei que a coxa é feita em um material diferente. Qual é? PVC? Nylon?

No nosso caso, nosso hexapod será simétrico, com todas as pernas distribuídas radialmente em torno do centro. A estrutura será em policarbonato, devido à leveza e resistência. Ainda estamos com dúvidas quanto à interface de controle dos servos: nós queremos usar a SSC-32 ou outra similar, mas nosso orientador está convicto que criar um circuito do zero será melhor. O argumento de que o foco do nosso curso é a programação não convence ele...

Se quiser, dá uma olhada no meu blog, onde eu faço alguns comentários sobre outros hexapods e posto alguns updates sobre o nosso, que batizamos de Pretorius: http://blogdoalfafa.blogspot.com. Abraços!

interessante cara  quando  se trata de robotica  sempre estou  pronto para  ajudar  esse hexapod que voce viu no tutorial e um prototipo  eu fiz o corpo dele em  acrilico acredito que ate o final da semana ja tenha algumas pecas prontas que mandei cortar em uma metalurgica ehehe ,,  bom em relacao   a peca que voce perguntou sim PVC.

a ssc-32  e uma  otima placa  apenas depende de um PC ou controle para programar trajetória , fora isso ela  e otima  e trabalha bem com  varios  modelos de servos e torques  , em relacao ao HXT900 é  um servo barato e simples  ele tem alguns problemas  centralizacao pq  e fraco demais e  apenas com 1,3kg de torque eu estou projetando um novo robo com 30 kg de  torque claro motores  caros que to comprando aos poucos , pode mandar  email para mim caso precise de alguma dica  em relacao a criacao do 0 de uma placa controladora  sinceramente  e complexo acredito eu estou lendo um pouco de PIC  e suas  programacoes mais nao fiz ainda um hardware do 0  ainda quero fazer mais  acredito que sera bem melhor fazer do 0 para aprender de vez  como funciona  toda logica  de controle do robo .

em que site comprasse esses servos a esse preço? to pensando em fazer um braço robotico aqui só pra testes mesmo. pode ser esses que tu usou? demora pra chegar no brasil? obrigado

cara  gastei em cada  servo 8 reais ,  comprei no brasil mesmo , bom depende muito do braco que voce vai fazer  e o material para sua construcao .

em que lugar comprasse? só acho de 50 reais pra cima, ele ia ter +/- uns 10cm de altura, material ia ser de aluminio

comprei no mercado livre mais sao servos fracos em . 1',3 kg de torque 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço