Amigos,

Não se assustem com o nome do post. Estou lançando um projeto para facilitar meu trabalho na chácara que tenho.

As atividades de uma propriedade rural são vastas e já percebi que podemos usar automação em várias delas. Um desses usos é a irrigação que fica muito interessante e funcional. Mas existem algumas atividades que ainda não temos soluções. Para isso lancei este projeto.

Funcionalidades:

Cortar a grama e capim de pequeno porte.

Coletar a grama.

Regulagem da altura de corte.

Transportar material pesado, como sacos de ração de aproximadamente 50kg.

Transportar bomba de bater veneno.

Uso de controle remoto.

Presença de sensor de impacto.

Autonomia de 1 hora.

Funcionamento a energia e gasolina.

Partida pelo controle.

Alcance de 100m.

Relação custo/beneficio boa.

Possibilidade de se programar um caminho rotineiro para ele seguir.

Obs. Essas são as funções que procuro. Posso no futuro acrescentar mais porém não quero imaginar algo impossível.

Para cumprir estas metas fiz um vasculhamento no youtube e peguei videos para auxiliar na formulação das idéias.

Gostaria de pedir a ajuda de toda a comunidade para tornar este projeto possível. Estou buscando parceiros e profissionais que podem cobrar para ajudar no projeto.

Marquem no post para serem avisados das atualizações.

Assistam estes videos e depois vamos discutir.

No proximo post vou resumir minha idéia.

https://www.youtube.com/watch?v=8vAjZ3sm2Js

https://www.youtube.com/watch?v=MampBr30sy

https://www.youtube.com/watch?v=tFjLsL707PY

https://www.youtube.com/watch?v=e0aNijfalnQ

https://www.youtube.com/watch?v=EcFAKrq2HQA

Exibições: 6300

Responder esta

Respostas a este tópico

Sidney, sem dúvida a tração por esteiras é a melhor opção pro serviço pretendido.

Concordo com vcs acho um ótima solução o uso de esteiras!

Só a cara de nerd do tiozinho valeu o video! rssrrs

Muito legal esse tópico.. Cara, quero colaborar com esses projetos a ajudar a vida do meus avós que também mora numa chácara.

João,

então fechou. Meus tios moram na chácara e já não dão conta de muita coisa. Tenho vários estudos e já sei que é possível. Encontrei o que quero em um site americano por 2.000 dolares. O dificil é importar.

Agora estou analisando a construção. A parte que eu acho mais dificil é a mecânica. Cortar as chapas, desenhar essas partes e motar os motores. A parte do controle, do arduino, programação e sensores é tranquila.

Vc pode contribuir com algo? Já estou preparando um blog bem completo para ficar bem organizada as informações.

Podemos marcar um encontro virtual pelo hangup do google e batermos papo na sala. O que acha?

Sidney alguma novidade?

Quando teremos as reuniões?

Olá Sidney,

Encontrei esta foto na net e resolvi postar, pois pode talvez servir de inspiração para a construção de esteiras para um veículo que originalmente tinha traçaõ com rodas.

Fica o registro.

Abraço.

Valeu Marcos,

realmente é uma  ideia. Estou dividindo o projeto em fases e vou apresentar para a comunidade. Quem sabe em um brainstorming não saia coisas legais, não é?

Mas não me esquece. Quando ver algo legal posta aqui.

Mas veja o filme abaixo para ilustrar mais. Meu maior problema são as peças mecânicas. Onde fazê-las?

Um dos segredos é colocar o alternador ligado ao eixo do motor do cortador de grama. Com esta energia mover os servo motores.

Aproveitar um motor usado é facil. Montar um alternador é relativamente facil. Agora este molde de metal é dificil. A cargaça e as rodas.

Se tiver alguma dica avisa tá

http://www.youtube.com/watch?v=D5H9U1JgTjY

Sidney,

Pode deixar que eu vou estar sempre procurando por novas idéias e soluções.

Quanto a construção da carcaça ou chassi, se voce conhecer um bom serralheiro, talvez ele consiga montar uma espécie de gaiola com metalon e tubos de aço como os usados na construção de portões e garagens. Outra opção mais cara é usar tubos e chapas de alumínio que tem a vantagem de ser muito mais leve e não oxidar.

Saber usar um software de desenho e projetos em 3D como o Solid Work pode ajudar muito neste projeto pois daria para prever como ficaria a montagem, evitando imprevistos.

Boa sorte.

Marcos,

o interessante de navegar por mares desconhecidos é que todo caminho é um aprendizado.

Estou procurando um software 3d para aprender. Já trabalho com autocad sem problemas.

Vou continuar postando as novidades.

Então procure sobre o Solid Works, acho que vai gostar.

Conheço um pouco do solid works mas ainda estou aprendendo o mesmo, tem um cara aqui no forum que manja muito de solid, conversei com ele uma vez.

Mas me pareceu que o cara manja vou ver se acho ele nos meus contatos e vou entrar em contato com ele.

William,

como vc faz parte da equipe vou atualizá-lo sobre nossos passos.

1) Precisamos de um software de modelagem 3D para fazermos os desenhos e testes iniciais da estrutura. Com o desenho pronto vamos encaminhar para um construtor e acompanharmos o trabalho.

2) Vou entrar em contato com um pessoal da UFG, um grupo pequi de robos para agregarmos eles ao projeto e ganharmos muito conhecimento.

3) Estou olhando o cortador de grama pronto que também coleta a grama cortada para talvez aproveitarmos parte dele. Ele deve ser potente o suficiente para rodar um alternador, que será a base para a produção de energia para os servos.

4) O Radio de controle já tenho um. Será um futaba e conseguiremos controlar tudo o que precisamos. A maneira de integraçao entre eles ainda não sei. teremos que entrar neste meio.

5) A parte de controle do arduino está tranquila tanto a programação quanto a parte elétrica.

6) Os servos que utilizaremos é uma incógnita pois devem ser potentes e não sei onde procurar.

7) Todos os participantes do projeto serão muito bem informados e participarão ativamente do desenvolvimento. Isso garantirá que todos trocarão informações e verão um ganho de conhecimento substancial. Teremos montagens sendo feitas online para que curtam à distancia mesmo a montagem. Vai ser quase que um BBB de robótica.

Aguarde que já teremos novidades.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço