Pessoal. estou tentando fazer o arduino decodificar um daqueles controles de portão, mas até agora sem sucesso.

 

Tentei adaptar um código que encontrei para PIC, mas ainda não funcionou !

 

Alguem ja teve sucesso decodificando estes tipos de controle ?

 

Estou usando um receptor 433mhz generico e um transmissor (controle remoto da intelbras).

 

 

Exibições: 14186

Responder esta

Respostas a este tópico

Ailton,

 

Este sketch serve para comunicar o controle remoto do portão com o Arduino, certo?

Estou pesquisando algo que faça com que a base receptora do portão se comunique com o Arduino.

Assim o Arduino com o transmissor substituiria o meu controle remoto.

 

 

Abs,

Ailton, acho que seria muito mais fácil e garantido se voce usar um controle remoto learn que é usado em motocicletas ou carro, que quando aciona o farol alto, aciona o controle e abre o portão.

Assim voce usaria uma saida do arduino para acionar o controle... embora que ele trabalhe com 12v. Estes controles voce encontra fácil no mercadolivre, por uns 20 reais... eles são sem botão, apenas os dois fios positivo e negativo. fácil de instalar...

Abraços...

Muito obrigado por disponibilizar esse codigo, estou ja um tempão para conseguir ler o controle! obrigado mesmo!

Mas amigo isso que você está mostrando foge ao tópico, nesse caso você ta construindo o par de encoder/decoder o que estamos discutindo aqui é o uso do receptor RF com arduino para funcionar como DECODER dos controles CODE LEARNING.

Oque interfere muito na recepção é modulo receptor de baixa qualidade, ja decodifiquei vários controles, mais usando PIC.  Sem osciloscópio e com modulo receptor de baixa qualidade, é pouco provável que se obtenha sucesso..

tentei com modulo receptor que comprei na solda fria (telecontrolli) achei também que era de baixa qualidade... dai arranquei o da placa do portão e esse tb não recebeu direito... na realidade até 1 metro leio sempre rapidinho, passou disso ai fica ruim!

Telecontrolli é de boa qualidade, não deve ter problemas com ele. Tem coisa errada ai. Tente de conseguir uns osciloscópio, pra ver oque esta chegando ao microcontolador. Em últimos casos abra o seu controle e veja a qualidade do sinal e formado que ele esta enviando. 

Como o colega disse os telecontrolli são os melhores.. Não desconfiaria tb deles.

Se não tiver mesmo um osciloscopio coloque 2 leds. Um na saida digital e um na saida analogica.

Eles ficam meio brilho sem sinal (normal) e quando chega o sinal fica diferente. Quem sabe vc acha a sintonia.

Os que compro nem sempre vem calibrados. Esses transmissores que tem o filtro SAW ("cristal redondo") são super precisos, não tem regulagem, mas os receptores costumam ter. 

A regulagem precisa ser feita com uma chave de fenda não metalica. Em lojas de eletronica vende umas com ponta plastica ou ceramica (melhores) pra isso. Na falta faça uma caseira... Tampa de bic+estilete e pronto...Tem outras marcas de caneta que dão melhor resultado.

Ahhhh!!!! isso faz bastante sentido...

E quando vou saber qual a melhor calibragem? Seria no conjunto led, regulagem, até que eu note o recebimento dos dados?

Vou começar a testar isso!

Qdo ele recebe os leds piscam diferente. Por ex coloque o transmissor no limite de recepção com o botão apertado e de uma pequena virada (minima) pra um lado e pro outro tentando melhorar.

Aih afaste mais...

Aproveitando o assunto, no meu caso estou interessado em utilizar o RF 433 para acionar o portão automático de casa, mais não preciso aprender o código, só quero transmitir para o portão, pois de lá eu clico no botão CR (Code Read) e pronto vai funcionar.

O módulo de transmissão desse funcionaria ?

LINK REMOVIDO POR VIOLAR OS TERMOS DE SERVIÇO

Esses modulos são vendidos por aqui facil e barato... Não importar.

LINK REMOVIDO POR VIOLAR AOS TERMOS DE SERVIÇO

Eles esperam uma certa largura de pulsos que determina o 1 e o 0, alem do start. Não sei se é a mesma largura dos IR. Teria que ver no manual.

O de portão mais comum no mercado é o Holtek HT6P20

http://www.cikaeletronica.com/Produtos/Data%20Sheet/6P20.PDF

Já os graficos dos de controle remoto não tenho... Mas são mais faceis de encontrar.

Acredito que não se invista mto em decodificar o controle de portão e publicar as bibliotecas por questões de segurança... alguem pode por ex fazer um programinha para descobrir codigos de portão, aprender, clonar, coisas assim.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço