Buenas pessoal, preciso ligar 2 resistências de 4500 W, uma em cada panela, a rede lá de casa é 220V, pelo que ví a corrente ficaria em torno de 20A a 21A. Daí andei dando uma estudada em acionar essas resistências com optoacoplador, e achei um circuito a venda com essas características e gostaria de saber dos mais entendidos, se simplesmente comprando esse módulo eu posso sair usando uma resistência desta liga direta nesse conectorzinho ali. É bastante corrente que puxa né.

Link com o módulo: https://www.usinainfo.com.br/sensores-e-modulos/modulo-rele-24v-30a...

Desde já obrigado pelos esclarecimentos.

Att,

Diógenes V. Bittencourt

Exibições: 2030

Responder esta

Respostas a este tópico

Atenção ao fazer a ligação dessas resistências. 

O problema de usar relé de estado solido é que um dos fios continuará conectado ( neutro), mesmo desligando a energia. 

No caso do contactor os dois fios são desconectados ao desligar ( acho mais seguro), ainda mais se tratando de panela 

onde o risco de choque é maior. 

Recomendo que o sistema seja aterrado para maior segurança do cozinheiro. 

Uma vez estava em um restaurante self service, onde as mesas de comida eram metálicas e tinham aquecimento elétrico para as panelas.O dia era chuvoso e o meu sapato estava bem molhado. Ao encostar a minha mão na mesa, tomei um grande choque que me deixou furioso ! A sorte que não teve grandes consequências.

Mas o perigo era grande. Imediatamente chamei o gerente que desligou o disjuntor e disse que providenciaria o conserto. Levei um grande susto !

Bem observado Gustavo. No caso de cozinha, melhor também proteger o circuito com um disjuntor diferencial.

Abraço

Bernardo

Oi B, boa noite,
Muito bem sugerida sua observaçāo. Os disjuntes DR, sāo uma excente
solução para proteçāo de pessoas.
Rui

É isso aí Rui. Seguro morreu de velho !!!

Abraço

Bernardo

Com certeza José, como eu tomei um choque esses dias mesmo desligando a resistência, acho que vou optar mesmo pelo contatora, que é mais seguro. Como eu não preciso de tanta precisão e velocidade na troca de estado, pode usar contatora mesmo.

A minha dúvida é que nunca trabalhei com contatora, e pelo que vi em uma das imagens que enviaram, essa contatora teria 4 conexões, usando um kit desse de relé comum para ligar a contatora, como funciona? envio o sinal 5V para a shield com relé, que alimenta fecha o contato da saída do relé, que por sua vez passa a tensão para a contatora? que fecha a conexão para abrir a saída dela. Seria mais ou menos assim?

Boa noite pessoal, acabei avaliando todas as opções que vocês me sugeriram, e optei por relé de estado sólido. Com isso, comprei um relé FOTEK 25A. conforme a imagem abaixo, fiz a ligação no meu raspberry. Esse relé tem um led que indica quando energizo ele, peguei uma fonte 5V e alimentei direto para saber, e medi a saída 1 e 2, no entanto, percebi que não chega a fechar 100% né. Isso porque não tem carga ligada? Minha ideia é ligar uma resistência de 4500w, ligando o fio fase na saída 1 e 2 e o neutro passando por fora. Liguei em uma porta IO do meu raspberry e no gnd do próprio raspberry, usando um código bem simples para ligar a saída do raspberry, a mesma é alimentada com 3,2V que estaria dentro do que o relé precisa para ligar, o mesmo liga o led bem fraquinho e medindo os pinos 1 e 2 do relé, vejo que o contato não fecha. Como que eu faria a ligação elétrica nele para pelo menos testar no raspberry.

Um relé de 25A irá aguentar a sua carga de 4500 W ? Qual a corrente que calculou ?
Não é bom especificar no limite. Sempre tem que ter uma folga...

É um para cada resistência, eu comprei 2 destes. No meu cálculo dá 20A, no entanto esse relé é de 25A, então acho que dá certo.

Diógenes, use uma chave com um transistor NPN na saída da sua placa e procure alimentar o relé com uma tensão maior, que tenha disponível no seu projeto. Você está no limite inferior recomendado pelo fabricante do relé, por isso não está ocorrendo uma saturação forte. Isso também irá ajudar a prevenir danos ao seu raspberry. Observe que ele indica a faixa de 3 a 32V, você está usando apenas 3.2V. No site do fabricante deve ter umas curvas de operação do componente, procure estudá-las para verificar o comportamento do componente com essa tensão tão baixa na entrada.

Acho também que precisa usar uma proteção para sua carga. Utilize um disjuntor normal e também um DR para evitar choques elétricos. Lembre-se: um choque elétrico com essa potência em uma área molhada (cozinha) pode matar uma pessoa. Se tiver dúvida, mande os detalhes elétricos da sua panela que dimensiono o disjuntor e o DR para a proteção AC do seu projeto.

Pelas contas que fiz aqui, se estiver alimentando em 127VCA esse relé não vai aguentar os 4.500W da sua panela.

Abraço.

Bernardo

Eu também usaria um transitor para ligar o relé de estado solido. Por segurança.

Se o relé já tem resistor interno ligue a entrada diretamente no coletor do transistor.

https://www.sparkfun.com/products/retired/10684

Esse exemplo usa  um Triac. Susbtitua-o pelo SSR. Se não funcionar, terá que alterar os resistores da base. Esse circuito é para 5V.

Buenas José, desculpa mas não entendi.

Bom eu tenho o ssr 25, tenho a resistencia, tenho a saída do raspberry que larga 3v, tenho uma fonte dc 12v.

Eu teria que ligar a resistencia na 3 e 4 do ssr né. na 1 e 2 eu ligaria a fonte de 12v, mas como que eu faria uma chave para essa fonte de 12v? Tipo eu colocaria a saída do raspberry ligada em uma transistor, que ao ser ligado digamos assim, ele fecha o caminho da fonte de 12v até a entrada 1 do ssr e a 2 estaria ligada no gnd. Isso né?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço