Oi Garagistas.

Sou leigo em Arduino e programação. sei eletrônica. Preciso fazer um projeto onde faça o reset de um roteador a cada 2H.

O Roteador sera alimentado em 12V com LM 2596 Pois é 3.3v 2a

Qual o material que eu compro?

Qual arduino compro?

Consigo passar isso para uma placa de circuito impresso ilhada depois?

Circuito alguém pode desenhar para mim? Não manjo de desenho de circuitos.

Agradeço a ajuda de todos

Eduardo

Exibições: 1264

Responder esta

Respostas a este tópico

João somente quero usar o RTC Como forma de ficar mais preciso o horário no reboot em questão. Pois alem das 2h posso querer fazer mais uma rotina que reinicie a 00:00 alem das 2H A mais por exemplo. Mas como já falei o objetivo principal é reiniciar a cada 2h mas para isso queria que fosse preciso. So falei do RTC pois não entendo como o delay vai entender quando é 2 horas sem um relógio ou seja RTC. Pois meu objetivo depois é transformar em placa de circuito ilhada. 

Use a biblioteca millis,pois ela conta o tempo em que o arduino esta ligado, sendo assim a cada loop ele faz uma subtração se o tempo em millis, menos o tempo do ultimo acionamento é maior que 2 horas (em millis). assim o arduino nao para a sua execução 

Pior que nao possui.

Olhei aqui todas as opções no manual, a a conclusão que eu cheguei foi quando o roteador trava so server mesmo é o dedoff. Logo desse jeito a melhor opção é mesmo o uso de um circuitinho eletronico que possa ir direto no botão reset pressiona-lo por certo tempo e espera o restabelecimento do roteador.Mas acho que não precisaria de um arduino para isso, bastaria um circuito temporiazador acionado um outro de reset de repente dessa forma economizaria espaço.Outra coisa seria diminuir o trafego nas portas por exemplo a metade do trafego feito atualmente. Isso poderia ajudar, Outra, se esse router nao for muito resistente ao calor poderia travar de qualquer jeito e qualquer hora. imagina a cara do cliente que vai ter que esperar uma hora meia ou mais para poder ter acesso a internet. Espero que vc seja do Sul do país. Se for aqui no Rio é complicado com a temperatura chegando a 40ºC.

Se você quiser realmente algo compacto e barato, esquece o arduino em si, compra o CI que ele usa (ATMega328P-PU).
No mercado livre, o CI+2 capacitores de 22pF+cristal de 16MHz sai por R$10~R$15.
Ai você precisa de um regulador de tensão (L7805) e 2 capacitores (0.33uF e 0.1uF) para converter os 12V que você tem nos 5V que o ATMega precisa.
Feito isso, basta você ter um resistor (330Ohm) ligado a um optoacoplador (TLP624) e ligar à saida desse optoacoplador um relé (bobina de 5V), um diodo 1N4148 e um transistor (BC337) para fazer o chaveamento da linha que alimenta o seu roteador.
Com isso você pode usar o código que o Klaus postou, que espera 2h pra mandar um comando que vai chavear o relé e resetar o router...

Se você quiser, posso até desenhar o circuito e a placa pra você, mas sinceramente, acho que comprar um temporizador mecanico e adaptá-lo, seria mais rapido e barato...
E se você quiser algo bem melhor e mais profissional, o negócio seria usar um shield de GSM (SIM900 ou SM5100) junto com arduino e o relé para que quando necessário você reiniciasse o router usando um comando enviado por SMS...

Melhor que tudo isso, seria configurar direito o router ou trocá-lo por um que desempenhe corretamente a função que você quer.

Tem como me passar o circuito queria com RTC. SIM900 Nao ficaria bom tem algo pela linha telefonica mesmo vou usar ata voip 

Se tiver que ser pelo SIM 900 Pode ser tambem mando um sms via goip que tenho aqui no asterisk pelo play sms com o comando. ou mesmo pelo celular

Shield GSM Tem algp quadriband. aqui vou usar a claro que uso no iphone pros testes. pegarei um chip novo.

Não consegui compreender a sua resposta... O uso do RTC na minha opinião só tem algum sentido caso você queira ter certeza que o lance vai ser reiniciado a cada 2h, mesmo que o circuito sofra falhas no fornecimento elétrico (ou seja, voc6e vai usar o RTC em conjunto com a EEPROM do ATMega328 para determinar quando foi a última vez que o circuito foi reiniciado....
Seja como for, para desenhar um circuito pra você na faixa, o mínimo que você precisa fazer é me passar com riqueza de detalhes o que realmente você precisa....

Quero que seja resetado por gsm. quero usar o RTC Para ter 100% de certeza que o lance sera reiniciado a cada 2h. e quero integrar um dos shild GSM. Para que eu possa saber a ultima hora que rebootou e alem de reiniciar nas duas boras automaticas. eu possa reiniciar via sms caso trave antes das duas horas.  Consegue algo num circuito adorei a ideia do GSM Shild. 

Comandos no GSM SHIELD

Um comando para saber a ultima hora que rebootou automatico 

um comando para reiniciar caso trave antes de 2H

e um comando para saber status se rebootou ou nao. 

Não manjo de arduino se não for pedir de mais consegue o codigo disso tudo.

O shield SIM900 eu acho uma porcaria, pra ser bem sincero...
Eu uso o SM5100B nos meus projetos com bastante sucesso...
Seja como for, esse shield custa entre R$350 e R$500 (dependendo do cambio, taxas de importação, olho grande do vendedor)...
Integrar um chip GSM no circuito já implica em usinar a placa usando componentes SMD (dado que não existe esse chip com pinos para soldar através de furos na placa e sim um soquete SMD que é soldado na superfície da placa).
Há a possibilidade de fazer a placa minimalista do arduino usando soquetes de modo a encaixar o shield GSM, mas nesse caso seria bem melhor usar o arduino mesmo (que já vem com bootloader, regulador de tensão, etc)...

Minha dica pra você é a seguinte:

Compra um arduino UNO, um shield GSM e um modulo relé (ai você não precisa confeccionar placa alguma).
Feito isso, o resto eh programação (você vai precisar escrever um SW que se comunique com o shield GSM de modo serial e vai passar comandos AT para ler/escrever mensagens SMS)
Se você optar por usar o shield GSM, não faz sentido algum reiniciar o router a cada 2h... Aí faz mais sentido fazer reboot sob demanda (você pode ter um sistema com um modem 3G que fica monitorando esse router e quando ve que ele nao ta ok, manda automagicamente um SMS pra controladora GSM reiniciar a porta pra você)

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço