Regulador de tenção 7805, duvida de como proteger o circuito

Eu utilizo o 7805 pra recarregar meu celular tem um tempo, uma vez no momento em que estava montando o circuito que recarrega o celular dei um ponto de solda que ficou grossa e acabou queimando o 7805, com isso, ele acabou perdendo a funcão de regular a tenção e deixou a tenção passar direto nos 7,4v que eu estava usando, percebi que se eu deixar ele trabalhar em seu limite e ele aquecer ao ponto de queimar vai acabar queimando o celular com ele, tem alguma maneira de proteger o restante do circuito?

Exibições: 455

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia A.

Não consegui entender sua explicação, está um pouco confusa.

Mas você pode usar um pequeno dissipador para liberar o calor gerado nele.

Rui

      Isso mesmo augusto, coloque um dissipador para proteger o regulador do calor.

    Agora sugiro que meça a corrente dele para saber se não excede a capacidade dele que tipicamente é de 1A, qualquer dúvida verifique no datasheet dele. Outra coisa para reduzir o temperatura dele, também pode-se reduzir a tensão de entrada que tipica entre  9V a 12V, mais que isso ele vai esquentar mesmo e terá que por um bom dissipador de calor.

    Obs.: pra aumentar a proteção, coloque na saída um fuzivél e logo após um diodo zener de 6,1V/.5W.

Att

Se você deu curto nas pernas do CI é mais fácil trocar o 7805?

Primeiro passo = identificar a corrente do carregador original do seu celular (ou é smartphone?) . 

O regulador 7805 suporta somente 1 A e se seu carregador for de 2 A , você estará sobrecarregando o regulador (super aquecendo-o) . 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço