Boa tarde pessoal. Eu preciso de uma orientação de quais formas existem e quais são as mais economicas.

Eu gostaria de ter um Arduino mestre que iria controlar vários pontos escravos via wifii.

Só que estes pontos teriam que se comunicar com o Mestre e com os outros escravos e tb executar tarefas liga/desliga e alguns enviar valores de sensores para o Mestre...

As vezes poderá haver casos em que o mestre vai dar um comando para o escravo 5, só que indiretamente, pois não tem sinal direto, por causa da distancia, assim, o Mestre mandaria o comando,

que o escravo 1 receberia, veria que não é com ele, então retransmitiria para os outros escravos, até chegar no escravo 5.

Eu estava vendo em fazer com o xBee, mas cada peça é muito cara, tornando o projeto inviável !

Teria como usar outros materiais mais baratos para fazer isso !?!?

Grato e aguardo orientação...

Augusto

São paulo / Capital

Exibições: 351

Responder esta

Respostas a este tópico

Sim, concerteza.

Primeiro você deve pensar na arquitetura de comunicação, ou seja, nas camadas. Primeiro você deve especificar o protocolo de comunicação da rede que você quer trabalhar, caso ele seja padrão poderá pesquisar por alguns códigos prontos por aí, caso você queira criar, também é possível.

Segundo, você deve pensar no meio físico de transferência dos dados, sendo via cabo (quantidade de vias, tensão de operação, frequência de sinal), ou wireless.

Terceiro, deve pensar no hardware para conversão de níveis elétrico, tratamento do sinal e etc...

Já trabalhei com Modbus, em padrão elétrico RS485, utilizando o microcontrolador ATmega328P, e o conversor de nível max487. Funciona muito bem até hoje, inclusive virou produto de uma empresa onde presto serviços.

A diferença do meu para o seu é que o meio de transferência de dados será wireless. Então você poderá utilizar diversos módulos RF já existentes no mercado, aqui indico um:

- Telecontrolli, rt4 (TRANSMISSOR);

- Telecontrolli, rr3 (Receptor);

Como cada dispositivo deve receber e transmitir, então você pode inserir um Tx e RX na mesma placa. Quanto ao código, existem muitos códigos prontos de diversos protocolos de comunicação por aí.

Estou à disposição para ajudar.

Obrigado pelo retorno...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço