Olá,

Tenho um protótipo encaminhado e já quero ver como o transformo em um produto, minha maior dificuldade é com a bateria, por enquanto no projeto estou usando:

- Arduino Pro Mini Atmega328p 5v 16mhz

- Conversor USB Serial

- 5 Leds

- 1 buzzer

- 1 led RGB (será para indicar a bateria)

Como o tamanho para mim é importante, decidi usar bateria de 9V, se alguém souber uma melhor e pequena pode criticar kk

Minha duvida é como recarregar a bateria em uso no Arduino, pois o aparelho não pode ficar sem funcionar, porque funciona como um despertador, o ideal seria ter uma bateria e recarrega-la pelo USB Serial (para poupar espaço).. Mas buscando a uma semana já, eu nao consegui encontrar nada sobre como recarregar uma bateria que esta em uso no arduino. Não sei se so de espetar o arduino num pc ou carregador já funcionaria. Poderiam me ajudar? Mesmo que seja com liks relacionados.

Exibições: 1772

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi LV, bom dia.

A bateria de 9V que você está usando é recarregável?

Uma alternativa é usar uma bateria de 3,7v, (estas de celular) e usar um circuito como este:

Carregador de bateria Litio-Ion 

e usar este para elevar de 3,7 para 5V.

Step-up

Rui

Sim é recarregável, o chato dessas de 3,7V são esses circuitos adicionais, eu dei uma olhada nos links, vi os circuitos e me lembrei de ter visto eles em algum lugar, abri um carregador externo de celular que não uso mais e vi eles lá kk, só que no calo estão os dois em um só. O contra seria ter de aumentar o tamanho do produto final, eu teria de ter no minimo então uma entrada para USB (para carregar a bateria) e o meu serial USB (para conectar e pegar dados do PC)? daí assim, eu pegaria o outro circuito (com a entrada usb) e ligaria direto na fonte de alimentação do arduino?

Bom dia,

Amigo ao que vejo e uso os pinos Vin, servem para isso, o gerenciamento, este seu caso quando alimentado com tensão alta que no seu projeto é 9V deve ligar a alimentação no pino RAW e outra alimentação normal, a placa gerencia carga e uso de energia, ao menos é assim que uso em meus projetos.

Dê uma olhada em : https://www.arduino.cc/en/Main/ArduinoBoardProMini

Espero ter ajudado,

Abraço,

Marcelo Guglielmeli

Será que só ligando a bateria recarregável nesses pinos e tendo uma enrtada de energia(como é o caso da USB Serial) ao ligar o aparelho em um carregador ou PC já estaria recarregando a bateria? Ou precisaria de um shield, ou algo do tipo?

Eu uso direto no Vin e nunca deu falta ou problema mas existem módulos específicos baseados no TP4056, esses módulos são baratos e fáceis de usar.

-O Módulo Carregador de Baterias foi desenvolvido para solucionar problemas com falta de carga em baterias, ele possibilita que baterias de lítio, por exemplo, sejam recarregadas diretamente no compartimento onde se encontram, sem necessitar removê-las.
- O diferencial do Módulo Carregador de Baterias de Lítio é sua ampla aplicabilidade para mais diversos tipos de protótipos robóticos, baseados ou não, em sistemas microcontroladores.
- O Módulo Carregador de Baterias de Lítio conta ainda com LEDs indicadores de carga. O LED vermelho indica que está carregando, enquanto que o LED verde indica que a carga está completa.
- Na prática o Módulo Carregador de Baterias de Lítio é comumente utilizado para alimentação de baterias em robôs, drones, helicópteros, etc. Importante lembrar que o módulo permite que a bateria seja utilizada durante o carregamento.



CARACTERÍSTICAS:
- Módulo Carregador de Baterias de Lítio;
- Indicador de carga: LED vermelho (carregando), LED verde (carregado); 
- Alimentação por acabo mini USB;
- Extremamente prático e útil;


ESPECIFICAÇÕES:
- Chip: TP4056; 
- Tensão de entrada: 4.5V ~ 5.5V;
- Tensão totalmente carregada: 4.2V 
- Corrente de carregamento: 1A ajustável;
- Temperatura de trabalho: -10ºC a 85ºC;
- Método de carregamento: carga linear 1%; 
- Precisão de carga: 1,5%; 
- Interface: Mini USB;
- Dimensões: 25x19x5mm;
- Peso com embalagem: 2g. 

Fica à critério do projetista e o nível de confiabilidade do produto, usar ou não os módulos.

Abraço,

Marcelo Guglielmeli

Estamos Junto.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço