Bom dia pessoal, estou tentando montar um protótipo que envolve um rastreador solar para ser o meu projeto da faculdade.O problema é que sou um leigo nesse assunto, então gostaria de saber o tipo de motor que vou usar.

O rastreador solar vai ser pequeno, cerca de no máximo 1 metro. Vou usar de 2 a 4 LDRs, arduino uno e um motor de passo, mas gostaria de saber qual motor usar e o driver. Estava pensando no driver motor de passo A4988.

A minha duvida principal é mesmo o motor. Ja tenho alguém da área que vai me ajudar a montar, mas não queria depender dele para tudo. Pelo menos as peças eu já queria definir. O instrutor nos indicou a linguagem Python de programação, então nos( o grupo) ja estamos estudando.Desde já agradeço a atenção de todos.

Exibições: 464

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Luis, boa noite!

Eu não entendo algumas coisas:

1) Se esse projeto o professor deu para a classe, como vocês da equipe podem ser leigos no assunto? Ele está pedindo algo que está fora do que ensinou? Não está no conteúdo programático do seu curso?

2) Se você vai chamar alguém da área para ajudar, como fica o seu aprendizado? Essa área que você fala não é a sua área? O professor está dando um trabalho fora da área de vocês?

3) Não tenho certeza, mas se o professor te indicou a linguagem Python, então provavelmente deve ser a placa Raspberry Pi e não Arduino que você deve usar.

Boa noite Jose, foi porque na realidade era para fazer um protótipo de algo que ainda não foi projetado e a nossa equipe pensou em algo que envolve o rastreador solar. Esse trabalho seria do meu primeiro trimestre. Também não concordo com esse projeto logo no inicio do curso, mas ja é tradição de lá e o professor disseque nos daria todo o suporte.

E em relação ao arduino, a linguagem Python serve tambem.

Luis Fellipe, bom dia!

1) Vai usar o Python no PC e  comunicar via serial com Arduino OU

2) Vai usar o Python para programar o Arduino

Se for a segunda opção, divulgue aqui no fórum como vocês farão, pois isso é novidade para mim e gostaria de aprender, pois Python é minha linguagem preferida.

Obrigado.

Opa Boa Noite LF

vou responder um partes o que eu entendi,

o Arduíno uno tem 5 portas analógicas, então da pra ligar 5 sensores

o ldr é bom, mas talvez para o seu projeto seria melhor usar 5 leds vermelhos( aqueles que geram energia )

porque eles geram mais energia quando apontados diretamente pro sol, monte um arco com 5 dele e bote na trajetória do sol dps é só fazer um programa pra verificar onde tem mais voltagem tipo na porta 1,2,3,4ou5 e definir a nova posição da placa solar principal,  não sei se vc entendeu MT bem se quiser poso postar uns esquemas pra vc 

Eu entendi. Muito obrigado Guilherme.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço