buenas pessoal é possivel usar uma Raspberry Pi para usar shields externos do tipo humidade e temperatura, para eu conseguir por exemplo pegar esses dados e manipulalos com a Raspberry Pi?

se sim podem postar um exemplo de código onde a Raspberry Pi consiga pegar qualquer dados externo, ou que faça comunicação com algum shield.

desde já grato

Exibições: 4172

Responder esta

Respostas a este tópico

Os pinos GPIO do Raspberry PI não tem nenhuma entrada analogica, apenas digital.

 

Para ler sensores.. etc. você deve usar outros CIs e se comunicar com o RPi (Raspberry PI) por i2c, SPI.. etc.. 

Fiz um expansor de portas analogicas para o arduino que consigo usar no raspberry..

 Olá Rogério. Blz?

 Percebi que você é "o cara" do Raspberry Pi e de outras plataformas também. ^^

 Eu comprei uma Raspberry a pouco tempo, e já brinquei colocando um S.O. e rodando alguns emuladores, até configurá-lo na rede eth, etc. Mas agora chegou ao ponto de começar a usar os ports para controlar alguma coisa e se comunicar com o meio externo, que é o assunto deste tópico.

 Peço a ajuda para retirar algumas dúvidas, que podem ajudar a guiar o pessoal daqui também.

 1ª) A maioria dos tutoriais que vejo se utilizam da linguagem Python para a programação do Raspberry. É possível programar em outras linguagens, principalmente o C? No momento qual delas tem uma melhor biblioteca/toolchains/IDE/compilador/etc?

 2ª) Pensando na dúvida "1", caso exista a possibilidade de utilizar-se outra linguagem tipo a C, qual compilador me indicaria? E para compilar para o Raspberry(mesmo em Python), só é possível dentro do S.O. dele ou posso fazer "cross-plataform" ? Tipo, compilar no meu PC normal, transferir para o Raspberry ( cartão/eth/serial/etc...), e rodar por lá.

 3ª) O programa compilado, ele só roda dentro do S.O.? Caso sim, é possível rodá-lo dentro e fora (prompt de comando) do ambiente gráfico? 

 4ª) A última (ufa..rs) e maior dúvida. ^^ Posso pegar o meu programa compilado e rodá-lo sem o S.O. instalado no cartão? Penso que talvez seja necessário algum inicializador de "boot" ou um pequeno sistema para isto. Caso sim, poderia indicar algum link de pesquisa?

 Sei que são muitas dúvidas, e agradeço imensamente por qualquer informação.

 

 Mas com estas informações, posso encontrar materiais de estudos, e tão logo eu e outros companheiros poderemos contribuir mais para nosso "laboratório com Raspberry". rs

 

 Abraços.

 Att.

 

Resumindo todas as perguntas em uma simples resposta.

RPi (Apelido do Raspberry PI), é um mini-pc com linux, então tudo que você pode fazer com um PC desktop com linux você pode fazer com o RPi.

Eu não uso o python para programar, uso o Ruby, mas já fiz testes com node.js..

basta instalar e sair usando.

Sobre compilador em C, procure um compilador para linguagem C e ta pronto para usar!

ok, entendi que não tem nenhuma porta analógica, mas se eu quiser ligar um sensor de temperatura diratamente na raspberry pi eu posso pois é digital, ok?

Não, para obter dados de um sensor de temperatura, você deve usar algum CI para expandir portas analogicas um mutiplex para portas analogicas, o RPi tem pinos para comunicação i2c, spi, para se comunicar com outros CI.. ate mesmo o arduino você não precisa usar o usb para se comunicar com o RPi, pode usar comunicação i2c por exemplo.

1)sim é possivel usar python e tbm c com algumas bibliotecas e tals

2)compilador é o gcc mesm, não tem necessidade de vc compilar o código fora da Raspberry p depois executar nele, compila ja nela e e acabo, eheheh

4)não entendi como rodar o programa compilado sem o SO se vc compilou ele na raspberry vc ja deve ter o SO instalado nela, dai só rodar nela mesmo.

mas a minha duvida é a seguinte como conseguir pegar os dados de um sensor de tempetratura DHT22 por exemplo, aqui um link onde achei algo - http://www.manuel-esteban.com/lire-une-sonde-dht22-avec-un-raspberr...

eu rpecisaria somente saber como pegar os dados depois vou trabalhar com esses dados de outra forma enviado via sms ou post ainda não sei comom vou fazer mas isso é de menos, primeiro tenho que conseguir os dados, ehehe.
se alguem puder ajudar fico grato

 Olá Guilherme.

 Obrigado pelas respostas. 

 Só pelo fato de utilizar o gcc já saberei como me virar melhor.

 Então, na dúvida 4, ela teria sentido se eu realmente pudesse compilar fora do S.O., que é o que chamam de "cross-plataform". A vantagem disto é que teria um ambiente dedicado ao que preciso, ocupando menos espaço de memória(tanto cartão quanto de dados).

 Ainda sim, pela arquitetura do Raspberry, imagino que seja interessante ( e possivelmente necessário) ter um sistema mínimo, apenas o necessário para que eu possa rodar o programa e controlar as I/Os.  É como se eu quisesse utilizar os comandos "dir" ou "format" do MS-DOS usando um .exe ou .bat, mas que para isto eu não precise ter o Window$ instalado na máquina. E realmente não preciso, pois o MS-DOS é o sistema mínimo que preciso.

  Essa seria uma das vantagens de fazer "cross-plataform". ^^

  Talvez o que não conheço seja este sistema mínimo onde eu possa compilar meu código, seja com gcc ou não. Você poderia me indicar um S.O.(distribuição) mínimo sem ambiente gráfico para isto? 

 Agradeço imensamente.

 Att. 

atentente que raspberry pi usa distribuição linux .exe e .bat não existem em ambiente linux.

  Sim, sim... por isso citei o M$-DOS e Window$. Sei que no linux é diferente. 

  Obrigado novamente. ^^

   Att.

ok, encontrei esse link e está usando os sensores externos diretamente na placa.

http://www.manuel-esteban.com/lire-une-sonde-dht22-avec-un-raspberr...

Aqui eu configurei alguns dispositivos no meu Raspberry Pi, não senhores, mas um pequeno monitor, e alguns periféricos mais básicos pra facilitar o uso:

http://control-aut.com/2014/05/08/raspberry-pi-e-seus-perifericos/

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço