Boa noite galera, estou iniciando meu tcc sobre automaçao residencial, inicialmente o projeto seria realizado com arduino, mas hoje vi um pouco sobre raspbarry pi, e surgiu a duvida. Migrar para raspbarry pi, continuar com arduino ou unir os dois.

Minha intençao é automaçao residencia com controle via web.

Exibições: 5126

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá,

Bem, são muitas as opções disponíveis, é possível fazer com arduino, com raspberry pi, com os dois juntos, e até mesmo sem nenhum dos dois.

eu estou fazendo uma automação aqui na minha casa e preferi o arduino, pois tem muitos e muitos exemplos na net....

não que o raspbarry pi seja ruim, mas em termos de configuração, achei muito mais de arduino...porém mais fácil, sem contar que é muito mais barato (arduino uno) que o raspbarry pi.

abraço...

acho que por enquanto vou de arduino mesmo, futuramente dedicarei meu tempo ao rapsbarry pi.

De fato a placa do Uno é mais barata, porém, os shields fazem a coisa ficar mais cara, enquanto o uno você precisa de um shield ethernet ou bluetooth no Raspberry PI você precisa apenas de um adaptador USB wireless, ou seja, no final a Raspberry PI fica mais barata.

Eu voto em Arduino.  rs

Voto no Raspberry PI.

Já tenho um projeto rodando com Arduino e estou mirando tudo para o Raspberry PI.

Sobre valores, acho que fica semelhante, pois o raspberry pi, já tem internet.. muito mais recurso.. e  o arduino tem que comprar os modulos (shields)..

Sem falar que estou implementando realtime com websocket com ruby no raspberry pi, que não ia ser possível no arduino.. o mais proximo que cheguei foi fazer minha automação com ajax.

interface: www.satecnologia.com.br/selfhouse

acho que irei continuar com o arduino mesmo ja que estou em um estado de aprendizado ainda, mas com certeza irei testar o raspbarry pi.

Já eu vou de Beaglebone Black... Muito melhor que raspberry pi. E melhor pra realtime também porque tem RTC (o rpi não tem!!!) e duas PRUs de 200 MHz. E tem mais pinos (92). E é mais veloz. E a ethernet não ocupa o barramento USB, é separada dele. E é hardware livre, algo que o Raspberry Pi não é; na prática, isso significa que você não precisa pedir permissão se quiser fazer suas próprias variações ou vender um produto baseado nele.

E sai na prática o mesmo preço que o RPi, porque já vem com eMMC integrada e instalada, o RPi não. US$ 45 vs US$ 35 + SDCard...

o beagkebone black ganha mesmo..

sem falar que ele tem uma api que você pode desenvolver em javascript.. quem já é da area de web, vai se sair bem com ele!

Para aprender, é melhor começar com o Raspberry, tem uma interface grafica, pode ligar a um monitor.. para estudos é melhor.

Cara, sei lá. Até é verdade que a GPU do Raspberry Pi é melhor que a do Beaglebone Black por oferecer decodificação de vídeo por hardware e ser um pouco mais potente e o raspberry pi poder usar 1080p enquanto o Beaglebone Black só vai até 720p. Mas o Beaglebone Black também funciona tranquilamente com ambiente gráfico, o limitador é que com uma memória de 512 MB você não pode fazer muita coisa, ainda mais com uma parte dela, como no raspberry pi, compartilhada com o vídeo.

Mas o Beaglebone Black é pá-pum pra começar a estudar. Liga, ele já está na ethernet, você pode acessar pela web e direto ir programando pela IDE javascript dele. Não precisa configurar nada.

Atualização: não sei se você confundiu, mas o Beaglebone Black tem sim uma interface MicroHDMI, a versão anterior dele de 256MB, o Beaglebone "white", é que não tinha.

Olá Cláudio,

Já que você tocou em outras plataformas, qual a sua opinião em relação a cubieboard2? Comparando o desempenho e opções entre ela e a raspberry e beaglebone?

Abraço.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço