• ola sou novo aqui e estou precisando informações de como montar uma impressora 3d como rapman

  • alguem ai tem um tutorial e lista de equipamentos que preciso comprar?

Exibições: 2714

Responder esta

Respostas a este tópico

Opa cara, eu também pretendo montar uma, só que primeiro vou construir minha CNC e depois partir para uma impressora 3D. Quanto ao modelo rapman eu não tenho nenhum link aqui, mas eu tenho o link de dois blogs sobre impressoras 3d que acredito vai te ajudar muito.

http://imprimindo3d.blogspot.com.br/

Tem esse também:

http://www.imprimindo3d.com.br/

Essa postagem tem as peças para uma prussa:

http://www.imprimindo3d.com.br/arquivos-para-corte-prusa-air-by-jp/

Apesar dos nomes serem parecidos, não sei se os blogs pertencem a um único dono.

Uma dica cara, é não ficar tão preso a apenas um modelo de impressora, as vezes você acha outras por ai bem mais fácil.

Abraços e boa sorte. 

Obrigado Marcos, pelas dicas, vou estudar aqui e se eu tiver alguma novidade posto aqui.

Abraços e boa sorte.

Ola Marcos...o Blog  http://www.imprimindo3d.com.br é meu, la busco relatar o desenvolvimento das minhas impressoras 3d.

O projeto mais executado no mundo é o da Prusa Mendel, principalmente pela filosofia de auto-replicação, é um projeto bem interessante e o percursos de tudo que vemos de impressoras homemade, www.reprap.org.

Mais o que eu não gosto neste projeto é a falta de rigidez que implica diretamente no resultado das impressões, como meu aprendizado neste tipo de maquina começou por uma fresadora CNC, não consigo desconsiderar este item.

Por isso eu aproveitei de uma variante dela chamada Prusa Air, e fiz o um projeto que considero mais rígido e que me permitiu resultados muito bons, como podem ser vistos nos blog.

Abs

JP

hehehehe olha só, você estava mais próximo do que se imaginava. :). Cara, eu ainda estou na CNC, hoje terminei de "picar" as peças e "pré" montar o quadro dela, porém essa semana vou voltar ao meu último driver para então colocar a dita cuja para funcionar. 

Seu blog ajuda muito, mas me tira uma dúvida, por favor, após imprimir algo, você tem que lixar para dar um melhor acabamento ou ele já sai pronto? Eu pergunto isso por causa dessa postagem:

http://www.imprimindo3d.com.br/impressao-ao-vivo/

Abraços. 

Marcos,

Desculpe a demora em responder.....

A peça do link que você postou saiu exatamente como na foto, a qualidade final varia conforme a espessura das camadas, na impressão 3d você pode determinar a resolução das camadas, quanto mais finas melhor o resultado final e menor a necessidade de acabamento, e mais ou menos como escolher uma fresa para uma usinagem, quanto menor a fresa, mais detalhes obterá, como terá um melhor acabamento.

A CNC e a base, acabei de postar no Blog a conclusão de uma nova impressora, ela foi toda feita na CNC.

Sds

JP

www.imprimindo3d.com.br

Opa cara, sem problemas. Valeu pela resposta. Já estou lá lendo o post. Abraços. 

E ai, como está o desenvolvimento do Driver para os motores ?

Está seguindo meus esquemas que postei. 
Recomendo tremendamente você investir naquele driver que postei com o esquema usando L297 + MOSFET, apesar de ter que gastar um pouco mais, mas o retorno vale a pena, pois a performance desse tipo de driver é muito superior a um phase-driver (de 4 entradas), além de você ficar com um driver bom, podendo colocar motores mais potentes no futuro. 

Opa Luís, não sei se a pergunte foi para mim hehehe, mas se foi, eu estou interessado em fazer o driver que você postou aqui. Eu tenho dois L297 além de uns 10 tips122 (Eu pretendo fazer com os tips, tem alguma diferença muito "gritante" entre fazer com eles ou com os MOSFET?). Porém não fiz ainda pois como eu teria que fazer o desenho do esquema na PCB na mão, ai complicaria muito pois é muito difícil.

Eu terminei os drivers drivers com o L298N que eu achei nesse site: 

http://txapuzas.blogspot.com.br/2009/12/paperstepperl298n-driver-de...

E eles funcionaram legal em todos os testes que eu fiz, o único problema é que eles esquentam demais, dai tenho que usar um sistema de resfriamento bem robusto (Que no fundo, eu acho que mais faz barulho e engana, do que resfria heheheeh).

No momento eu estou trabalhando na parte mecânica da CNC, a ideia é que depois que eu terminar a CNC, desenhar o driver que você fez com ela, seria como uma impressora 3D imprimindo uma versão melhor da primeira hehe. 

O eixo que está me matando é o Z, tá muito complicado fazer ele sem alguns dos materiais próprios, por sorte eu tenho umas sucatas aqui que ajudam nisso. Eu pretendo ao invés de colocar uma mini retifica, colocar uma caneta PCB pois não sei se ele aguentaria algo assim. O motor que eu estou usando nos eixos X e Y possuem torque de 5kg porém como o "corpinho" dela não é lá essas coisas, tenho medo que desmonte tudo heehehehehe. 

Eu vi num vídeo seu que você montou um eixo, você pretende montar uma CNC também ou vai parar por lá?

Abraços. 

O driver com os TIPs é bom para motores pequenos, veja que com o TIP 122 você consegue alimentar os motores até 100 V, com 5 A, o que é suficiente para motores pequenos. 

O que muda com os MOSFETs, é que você consegue colocar 100 V com 14 A, o que é bom para motores de grande potência além de melhorar a performance dos motores. 

Mas para a maioria das aplicações domésticas, um driver com TIP 122 está de bom tamanho. 

O L298 esta esquentando demais, talvez por você não estar desabilitando os motores quando eles estão parados. Os motores e os L298 normalmente esquentam em baixas velocidades e não esquentam muito quando em velocidades maiores. Quando parados e habilitados, eles conduzem uma corrente absurda e esquenta tudo.  (o chip e os motores). 

Outro fator que leva o L298 a esquentar é o fato de não ter um L297 comandando o controle de corrente nos motores, então ele quase sempre irá trabalhar na corrente máxima e isto gera calor. 
Se você já tem os L298 e os L297 você poderá fazer um driver com esses dois que também ficará bom para motores menos potentes de até 2A e você não precisa gastar com mais componentes. 
Você sabe dizer quais os motores que você tem ? Sabe as especificações deles ?, de repente pode ser os motores que estão exigindo demais o L298.

Pretendo montar uma maquinha também, o processo já está em andamento. Logo vou abrir um outro tópico no fórum, postar fotos e vídeos, soluções e problemas encontrados. Tudo feito artesanalmente, sem muita presa, uma terapia isso é para mim. 

Opa Luís, desculpe a demora em responder, eu fiquei gripado ai tive que parar tudo aqui. Acabou atrasando um monte de coisa.

Então, o driver é controlado por um software fornecido pelo criador dessa CNC, ele trabalha em baixa velocidade mas não perde muito a capacidade, ele trabalha bem. Mas é aquilo, né? Não se pode esperar muito de algo muito barato. 

Caso lhe interesse só por curiosidade, o software é esse:

http://txapuzas.blogspot.com.br/2009/12/txapu-cnc-software.html

Eu não tenho mais nenhum l298n sobrando aqui, só os l297 e eu vou usa-los no driver que você criou e compartilhou com a gente aqui da comunidade. 

As especificações dos dois motores bipolares que eu tenho são essas:

Nema 23

5.1V

1.7A (Pelo que vi no datasheet do l298n, ele aguenta até 4A, então talvez não seja isso)

Ele tem torque de 5kgf. 

A marca é Minebea.

(Dois detalhes: Os dois drivers estão ligados numa fonte comum de PC. Nos 5V. Eu tentei uma vez ligar numa fonte de 5V que eu tenho aqui, porém devido a baixa amperagem eles nem se moviam. Será que a amperagem da fonte é alta demais para o driver?)

Como eu só tenho dois desses bipolares, eu vou usar um unipolar no eixo Z.

Uma outra pergunta, com um torque de 5kg não se faz muita coisa, né? Será que daria para cortar acrílico? 

Abraços. 

Beleza, se você usar o L297 + TIPs ou MOSFETs ficará com um bom driver. 

Você pode alimentar esses motores com 12, 24, 35 até 50 Volts (dependendo dos transistores que usar) sem problemas, mas a fonte tem que fornecer corrente suficiente para tocar os motores. Acredito que uma fonte de 12 V x 10A de PC de conta do recado. 

Os motores de passo, com a utilização de drivers chopper (como é o caso do L297), aceitam tensão absurdamente altas em relação as especificadas pelo fabricante, justamente pelo fato do chopper controlar a corrente. Então não alimente esses motores somente com 5 V, você pode alimentar com um mínimo de 12 V. 

Respondendo a sua pergunta, os motores NEMA 23 já são bons motores, para cortar acrílico e mdf dá tranquilo. 

Nossa, eu achava que se alimentasse com 12v eu queimaria o motor. Eu tentei uma vez, mas foi um teste rápido, nem me lembro muito do resultado. Amanhã eu vou tentar com 12. Eu testei o "negócio" agora de pouco, ansioso que sou não daria para esperar. Colei no lugar do eixo Z uma caneta LOLOLOL com super bonder e fiz uns testes só com os eixos Y e X. Foi bem lento. Para um quadradinho de 1cm quadrado ele levou uns três minutos. Mas é o que eu disse, não se pode esperar muito de um driver desses hehee. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço