Olá garagistas, venho há alguns meses tentando fazer um radiotelescópio, porém sem sucesso e não consigo identificar o erro, poderiam me ajudar?

Vou explicar tudo que tenho e fiz:

*Antena de tv a cabo

*LNB duplo

*RTL SDR receiver

*Cabo coaxial que liga o lnb até o cabo do sdr (fiz um gato nessa parte por que não encontrei conversor)

*Programa SDR Sharp e Radio SkyPipe

Segui o passo a passo que vi em um tutorial, mas sem sucesso.

Exibições: 1017

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde NO,

Antena de tv a cabo ???

RV

Sim, aquela parabólica:

Antena de TV por satellite e não TV à cabo.

RV

Nunca vi isso.. Manda esse tutorial para nós..

A ideia é achar sinais do espaço ou satélites mesmo ?

Espaço mesmo, Sol, Júpiter, etc.

Tento fazer deste modo: https://www.youtube.com/watch?v=AyaX3-MyT-0&t=1s

tem outros vídeos no anal dele, sobre.

Vi o vídeo, dá medo... Cheira charlatanismo.

Essa empresa de pesquisa, ao que parece, funciona nessa "bancada" que é uma mesinha da sala, tendo como "instrumentos" esse multimetro de R$15,00 e uma calculadora texas do seculo passado.

Criou um nome "detector quadrático" que "emite" um sinal... Isso é um aparelhinho bobo que avisa se há sinal no fio. Ele não faz nada se não tiver um receptor de satélite. O cabo serve para alimentar, sintonizar e receber o sinal de rádio em frequencia intermediária do NLB, que funciona de 10,7 a 12,75 GHz na banda KU, que é a da Sky e não apenas em 12GHz. Não deve saber disso.. Quem muda a frequência é o receptor. Esse KU não sei exatamente como funcionam, os analógicos tinham um motorzinho dentro que moviam um refletor para troca da frequencia. O receptor ficava dentro do NLB, que repassava o sinal em um frequencia mais baixa para a caixinha, que tinha o resto do circuito.

Enfim, ele fala muita bobagem, está mais para astrologo que para físico. Foca em elevar a sua credibilidade num ato vaidoso de se colocar com diretor de uma empresa que até prova em contrário sequer existe.

Nada contra captar sinais com essa antena, mas é preciso saber:

- O NLB é morto se não estiver conectado em um receptor de satélite. Nem alimentado é.

- Esse instrumento analógico não faz nada alem de indicar que "tem sinal passando" quando vc encontra um satélite. Não sei se detectaria o sinal sem portadora de uma outra fonte.

- Até prova em contrário vc não capta sinal e sim ruído.

- O sinal é fraco. A propria interferência do PC ligado perto já pode atrapalhar o sinal.

- Use um osciloscópio, esse A/D de pendrive não é confiável de maneira alguma. Tão tabajara quanto a empresa do kra.

- Essa antena se for apontada para alguma coisa diretamente na verdade estará apontada para 10 ou 15 graus para cima, pq é uma antena "offset". Para facilitar a fabricação, com o suporte pela lateral, ela é feita desse jeito. Para esses fins seria melhor uma antena como a usada no nordeste, que está logo abaixo do satélite:

Enfim, belo passa tempo, mas não compre coisas de pessoas que nem sabem usar temos técnicos, denotando que sequer aprendeu física no colegial. Está querendo enganar quem ? Pra quê ? Muitos fazem isso por ego, para se sentirem importantes, como os que iludem os outros com os motocontínuos. Acho que é o caso. Mas outros para vender kits milagrosos e faturar sobre a ignorância e curiosidade alheia. Perigo. Nunca compre coisas de pessoas assim. 

Ref:

https://www.gigasatbrasil.com.br/single-post/2015/05/29/O-que-%C3%A...

https://gps.pezquiza.com/apontamento-de-antena/o-motivo-da-antena-b...

Uau, que aula, não cheguei a comprar dele, único que comprei foi o receptor no mercado livre, que é multi-funções. Obrigado por todo o esclarecimento, farei pesquisas mais  específicas em locais mais especializados, e entender como funcionam os radiotelescópios profissionais (tipo o ALMA). Novamente agradeço.

Só para complemento, tem este também http://www.ucb.br/sites/100/118/TCC/2%C2%BA2007/TCCKley2007.pdf só que aqui ele usa uma placa de som antiga e recebe por cabo p2, mas o principio é o mesmo, e se não me engano são ruídos mesmo, que o skypipe interpreta.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço