Olá,

Estava querendo utilizar dois motores para movimentar uma antena mais ou menos do tamanho de uma antena da sky, podendo salvar as as posições.

Fiz um miniatura utilizando servos de aeromodelo e funcionou 100%. Mas gostaria de saber se é possível fazer isso com motor de passo também. Sei que com ele eu posso contar os passos, mas não sei se toda vez q eu desligar e ligar ele vai saber onde é o ponto zero(ponto de partida para iniciar a contagem).

Então peço a ajuda de vocês para saber qual motor devo utilizar para este projeto. Um motor em escala maior que aguente segurar esta antena e que tipo de motor seria este e o que mais eu precisaria, pois imagino que este motor deva ser AC.

Obrigado.

Exibições: 1321

Responder esta

Respostas a este tópico

Um motor de passo pode funcionar, mas vc pode tentar aqueles servos grandões e azuis usados em parabólicas.

onde encontro desses servos?

Em casa de eletrônica, dessas que vendem parabólicas. Ele é fácil de achar, olhaí

este servo é pequeno. É apenas para trocar o polo da antena. Eu preciso de um que gire a própria antena. 

Bom, é difícil saber sem ver o peso, a forma e onde os motores seriam acoplados na antena. De toda forma, um bom motor de passo com uma fonte de 24Vcc deve dar conta do recado.

Uma alternativa tb são os motores de CC que acionam vidros elétricos. Eles são baratos e já vem com uma redução acoplada, o que que permite movimentos até precisos.

por mais que a antena seja pessada, vc pode fazer esquema de redução com polias (polia menor no motor, polia maior na antena)  pra diminuir o esforço do motor.

Tem esses tb:

http://www.motron.com.br/index2.php?pg=mrp710

Se quiser fazer ficar mais lento ainda vc pode colocar uma base-polia grande na antena e outra polia pequena no motor. Fica mais preciso ainda...

Tb tome cuidado com folgas. Essas antenas não podem balançar.

Obrigado Eduardo. Mas tenho uma dúvida:

Como posso fazer para ele saber onde está? preciraei utilizar algum tipo de sensor?

Pq quero fazer gravação das posiçoes.

Aih vc teria que colocar um sensor mesmo... Um encoder por ex.

O encoder ideal seria colocado lá no motor (antes da redução). Se vc conseguir por ex dar 1 pulso por volta do motor, como ele reduz muito conseguiria uma boa precisão. Por ser um motor que vira pro lado que vc está mandando não precisa de pulso para indicar a direção. Então vc teria que ter:

- Indicador de fim de curso;

- Indicador de passo.

Se usasse o motor de passo também precisaria de fim de curso, pq qdo vc liga vc não sabe onde ele está. Teria que fazer o procedimento de "home".

Outro sensor seria um analogico. Como que um potenciometro preso na antena que te daria uma tensão proporcional à posição, mas isso é complicado, ainda mais se vai ficar no tempo, oxida, dá erro com a variação de temperatura, etc.

Um exemplo tipico de sucesso no uso de motores DC com encoder são as impressoras jato de tinta. A maioria usa eles. Algumas routers, como a da VitorCiola.com.br tb usam. 

Obrigado Eduardo. Esse que vc me mostrou no link, eles giram 360 gras e funciona como servo, tendo o ponto zero e o ponto 360?

Eles são só motores com redutor, como de um carrinho de brinquedo, só que mais fortes. Vc liga a tensão nominal e ele gira. Liga menos e gira mais fraco. Não funcinam como servo na base de pulsos.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço