ENTÃO AMIGOS, SOFRER AGORA COM O MAIS DIFICIL, QUE seria o Porcessadores PIC e a sua programação mais profissional, ou ficar no Arduino e depois ir para o PIC?

Tudo começou com a ofertas dessas placas abaixo e enviei um e-mail para os amigos perguntando, veja.

E-MAIL QUE RECEBI

Com relação a placa, eu tenho algumas configurações possíveis para a sua
venda. São elas:

- Versão com PIC16F877 e LCD 16x2 com Back Ligth - R$255,00
- Versão com PIC16F877 e LCD Gráfico 128 x 64 - R$295,00
- Versão com PIC18F452 e LCD 16x2 com Back Ligth - R$275,00
- Versão com PIC18F452 + LCD Gráfico 128 x 64 - R$315,00

A placa é enviada montada e testada. Acompanha cabo de gravação, fonte
de alimentação, CD com exemplos de uso (Hi-Tech C Lite) e programas
exemplo. 

Não está incluso o custo do frete (SEDEX ou Encomenda PAC).

Uma outra opção é a compra apenas da placa, sem nenhum componente. Neste
caso eu envio o esquema elétrico, instruções para finalização da placa e
a lista de peças para que você mesmo possa fazer a montagem. O custo
apenas da placa é de R$100,00 mais frete.

E O E-MAIL QUE RECEBI DEPOIS DE PEDI OPINIÕES.

Cara,

os PIC envolvem bem mais expertise pra coisa funcionar do que os Arduino.

Eu sugiro que até vc estar proficiente e se sentir seguro na programação C e entender bastante de Microcontroladores vc vá aprendendo com o Arduino.

É só uma opinião... PIC envolve C, Assembler, outros procedimentos para o bootload, etc.

Mas se quizer mesmo agarrar o touro pelo chifre o PIC é poderoso.

 

Abraço,

 

Douglas.

O MEU E-MAIL DE REPOSTA A ELE

Quero ver se tu concorda comigo, O ARDUINO, tem um PIC lá nele, o Ci certo? e a sua própria programação baseada em C++

 

Acho que o Arduíno as vezes é um desperdício de recursos, pois tem muita coisa ali que não se usa.

 

Veja bem, você pega um determinado PIC ( que é um Ci ) e coloca na Protoboard, e coloca também os componentes, só os necessários, e faz o que quer, e ja apreende pra valer e não uma coisa que terá que apreender depois se quiser evoluir.

 

Sei lá, vai d ecada um. Mas que tem muito material na inter para mexer com Arduíno isso tem.

 

Tenho um amigo que faz programas para PIC, ele disse que demorou 3 meses para apreender a programar.

 

Mas ele é formado em engenharia né.

 

abraço

 

O QUE VOCÊS ACHAM?

Exibições: 6370

Responder esta

Respostas a este tópico

Vc é o cara, gosto de ver assim, aposta nas possibilidades, tem 3 pessoas que frequentemente respondem seus topicos que com certeza faria o mesmo convite...

Abraço e bons projetos.

Sei lá, acho que a rapaziada esta com a cabeça boa, estão indo com paixão, gostam do que fazem,e acabam fazendo bem o que gostam.

Um dia, eles podem se cansar da empresa que estão, e ai lembrarão do meu convite.

abraço

Realmente você parece ser um cara bem interessado e atento, parabéns!

E muito obrigado pelo convite, vamos mantendo contato.

E aí, já conseguiu se decidir por onde começar? rss..

Um abraço!

OK, se um dia quiser mudar para uma empresa realmente diferente das outras, me envie um e-mail ok?

Vou começar com o arduino, estou desanimado com o meu progresso, esta tudo dificil, tanta a eletronica, quanto a programação, comprei um livro: Experimentos com o Arduino, mas tenho que fazer 2 coisas, continuar tentando ao menos por uns 2 meses, e ser mais focado, me distraio com TV, internet, etc

abraço

 

Hum isso é um problema mesmo, eu indico a vc a realmente fazer um curso, em uma sala de aula com um professor é mais facil focar, ai depois que ja tiver com um bom entendimento, ai sim vc continua sozinho mesmo.

Bons Estudos!

OU me disciplinar né.

humn, interessante seu ponto, entretanto  você pode programar em "C" em um kit arduino, afinal é um AVR, por que não usa GCC-AVR , qual é a vantagem de fazer um código em ASM em um PIC se não usa syscalls e ficar usando "libc", desempenho não é tão afetado assim.  em fim C,ASM roda no arduino  quando falar mal do arduino preste atenção pq AVR faz parte do arduino e AVR é muito respeitado no meio profissional... http://iamsuhasm.wordpress.com/tutsproj/avr-gcc-tutorial/ http://balau82.wordpress.com/2011/03/29/programming-arduino-uno-in-...

Antônio, não consegui entender exatamente a qual post está se referindo, mas enfim.

É claro que você pode usar uma placa Arduino programando da forma que você preferir, isso já foi até dito nessa discussão. Mas, na minha opinião, quando falamos de compilar seu código direto no AVR nós temos que esquecer a palavra Arduino, pois aí não estamos mais usando a placa como uma plataforma Arduino, e sim apenas como uma placa de desenvolvimento qualquer com um AVR nela. Arduino não é a plaquinha.

E quanto ao uso profissional/industrial, o objetivo dos criadores do Arduino é criar uma ferramenta de fácil uso exatamente para desenvolvedores independentes e hobbistas. Isso consta no próprio site oficial:

http://www.arduino.cc/

E eu estou achando o Arduino sensacional para o que ele é proposto, é novo pra mim e estou gostando. O Eduardo (criador deste tópico) escolheu o Arduino como primeiro passo e eu apoio totalmente esta escolha.

Um abraço!

O Legal de facilitar com o Arduino, é que ele pode ser uma escada para subir nos conhecimentos, pois quando fica muito dificil, o pessoal desiste, e quando se tem algum progresso, ai é um estimulo a continuar.

Afinal, Eduardo. 

O que optou ? PIC ou ATMEGA ?

Estou no ARDUINO, mas quero evoluir na programação, pois quero apreender C ou C++ pois ai o leque de microprocessadores é maior.

Ouvir falar muito bem dos ARM, AVR, pois dizem que são rapidos e baratos.

Mas a minha vida ate agora esteve muito atribulada, e pulei de galho em galho e não me aprofundei em nada, mas agora que ver se ao menos apreendo a programar em arduino e depois no C.

Um abraço

Bom dia Eduardo,

Acredito que as escolhas que fazemos na vida a cada momento, vale também para os MCUs que vamos ou não usar, e estas escolhas estão diretamente ligadas a solução de nossos problemas.

No meu caso, apesar de 30 anos em engenharia eletrônica no campo, (Hoje tenho empresa própria a 5 anos) tive que fazer um curso de C para aperfeiçoar meu conhecimento, fiz um na Softblue sem sair de casa e foi muito proveitoso, por falta de aplicar conhecimento anterior, porque fazia todas minhas automações com PLC usando linguagen lader, precisei de uma atualização.

Estou lucrando com o uso do Arduino, mas eu diria mais precisamente com o MCU da Atmel, já que desenvolvo produtos com a placa, logo mando produzir as placas para meu projeto, e apenas retiro o MCU programado e insiro na placa, a de desenvolvimento fica comigo, desta forma consegui substituir alguns produtos antes importados, nacionalizando os mesmos.

Quanto ao uso do PIC, é inegável que ele tem um potencial maior que as placas do Arduino e seu MCU, mas como digo lá em cima, tudo depende de nossa necessidade, creio que ambos em futuro próximo irão conviver e evoluir juntos, PIC e Arduino, porque atendem justamente a cada necessidade, um exemplo análogo pode ser o uso de um automóvel, não vou comprar um caminhão para transporte individual, nem um sedã para carregar toneladas de areia.

Esse é meu ponto de vista sobre o assunto.

Um abraço!

 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço