ENTÃO AMIGOS, SOFRER AGORA COM O MAIS DIFICIL, QUE seria o Porcessadores PIC e a sua programação mais profissional, ou ficar no Arduino e depois ir para o PIC?

Tudo começou com a ofertas dessas placas abaixo e enviei um e-mail para os amigos perguntando, veja.

E-MAIL QUE RECEBI

Com relação a placa, eu tenho algumas configurações possíveis para a sua
venda. São elas:

- Versão com PIC16F877 e LCD 16x2 com Back Ligth - R$255,00
- Versão com PIC16F877 e LCD Gráfico 128 x 64 - R$295,00
- Versão com PIC18F452 e LCD 16x2 com Back Ligth - R$275,00
- Versão com PIC18F452 + LCD Gráfico 128 x 64 - R$315,00

A placa é enviada montada e testada. Acompanha cabo de gravação, fonte
de alimentação, CD com exemplos de uso (Hi-Tech C Lite) e programas
exemplo. 

Não está incluso o custo do frete (SEDEX ou Encomenda PAC).

Uma outra opção é a compra apenas da placa, sem nenhum componente. Neste
caso eu envio o esquema elétrico, instruções para finalização da placa e
a lista de peças para que você mesmo possa fazer a montagem. O custo
apenas da placa é de R$100,00 mais frete.

E O E-MAIL QUE RECEBI DEPOIS DE PEDI OPINIÕES.

Cara,

os PIC envolvem bem mais expertise pra coisa funcionar do que os Arduino.

Eu sugiro que até vc estar proficiente e se sentir seguro na programação C e entender bastante de Microcontroladores vc vá aprendendo com o Arduino.

É só uma opinião... PIC envolve C, Assembler, outros procedimentos para o bootload, etc.

Mas se quizer mesmo agarrar o touro pelo chifre o PIC é poderoso.

 

Abraço,

 

Douglas.

O MEU E-MAIL DE REPOSTA A ELE

Quero ver se tu concorda comigo, O ARDUINO, tem um PIC lá nele, o Ci certo? e a sua própria programação baseada em C++

 

Acho que o Arduíno as vezes é um desperdício de recursos, pois tem muita coisa ali que não se usa.

 

Veja bem, você pega um determinado PIC ( que é um Ci ) e coloca na Protoboard, e coloca também os componentes, só os necessários, e faz o que quer, e ja apreende pra valer e não uma coisa que terá que apreender depois se quiser evoluir.

 

Sei lá, vai d ecada um. Mas que tem muito material na inter para mexer com Arduíno isso tem.

 

Tenho um amigo que faz programas para PIC, ele disse que demorou 3 meses para apreender a programar.

 

Mas ele é formado em engenharia né.

 

abraço

 

O QUE VOCÊS ACHAM?

Exibições: 6370

Responder esta

Respostas a este tópico

Na minha opinião, o melhor microcontrolador é aquele que entrega o produto final no prazo, e de acordo com as necessidades do cliente.

Diego, voce ja disse isso e acho que voce esta certo sim.

hehe,

Eduardo, mas entre os dois eu recomendo o PIC. Minhas experiências com PIC foram mais gratificantes no final do projeto. Recomendo esse forum para pesquisa (é só arranhar um pouco no espanhol, hehe): http://www.todopic.com.ar/foros/

Pra mim é o melhor forum sobre pic's do mundo!

Abraço!

Vai casar quando? se quiser faço a filmagem e as fotos.

Outra coisa, penso em começar agora com arduino e depois ir para o PIC estudando a linguagem C o

que acha?

hehe, vou casar só em 2013, hehehe

Sabe o que eu sempre me pego fazendo? Vamos supor que eu queira controlar um display lcd colorido que nunca mexi na vida. Eu sempre uso primeiro o Arduino, e em alguns minutos após baixar alguma biblioteca na comunidade (pra mim a melhor coisa do Arduino), vejo ele funcionando do jeito que eu quero. Pronto, já me sinto confiante em tentar fazer o mesmo com um PIC, hehehe

Sei lá, acho que as coisas fluem melhor depois que vejo em funcionamento com o Arduino...

Mas sinto que o Arduino não me faz pensar tanto e aprender tanto igual aprendo com um PIC ou um AVR programado em C....

Abraços!

Legal, acho isso tambem, tanto é que conheço um engenheiro que programa C e usa  PIC, é mais profissional que o arduino.

Você pode também fazer o seguinte (pretendo fazer isso mas ainda não deu),

- Comprar um programador AVR, como esse: http://www.robocore.net/modules.php?name=GR_LojaVirtual&prod=149;

- Comprar uma plaquinha Arduino, como a Duemilanove;

E praticar programação estilo Arduino programando no ATMega o bootloader do Arduino e praticar C e todas as suas implicações programando o ATMega sem o bootloader do Arduino, com a IDE AVR Studio...

Pronto! hehe! Você vai praticar Arduino e C com o mesmo hardware, bastando programar ou não o bootloader!

Abraços!

Boa ideia, mas, como estou crú ainda, comprei o livro e chegou ontém, o EXPERIMENTOS COM ARDUINO,  dei uma folhada, e quando vejo aqueles codigos!

Mas se voce e outros conseguem? porque eu não conseguiria? 

ATmega,bibliotecas do Arduino e programação em C no CodeBlocks,estou estudando C assim.

http://www.johnhenryshammer.com/WOW2/pagesHowTo/atmelPage.php#index

Oxe e qual a diferença de programar direto com o arduino? não entendi, rssssss, a programação vai ser a mesma, pelo que vi a diferença é o modo como vai gravar no MICROCONTROLADOR...?

Mas com certeza usando o minimo do arduino vc aprende muito mais nas montagens dos circuitos (arduino standalone), abraço pra vcs...

Estou interessado em aprender linguagem C para microcontroladores e para computadores,dessa forma a IDE serve para os dois objetivos.

Estou iniciando,mas acho que é isso.

Tenho um Duemilenoe e um Protuino Uno.Me interesso tambem por PIC,montei um clp pic com o 16f628.

E o conhecimento que vou adquirir em C serve para todos.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço