Boa tarde.

Estou com uma dpuvida no meu projeto de tcc, estou montando um sistema para montagem de bico de ar nos aros da roda. O sistema de fixação já está planejado, porém meu maior problema é que, esse sistema, junto com o aro deve girar até que o furo onde vai o bico do ar se alinhe com a montagem (sempre na mesma posição), para isso, qual motor devo utilizar para fazer todo esse conjunto virar e também ter o controle da posição do mesmo (irei utilizar um sensor para identificar o furo e mandar ele dar mais 50 passos (caso utilizasse um motor de passo), para sempre parar na mesma posição.)

O problema de tudo isso, seria o peso né, o conjunto deve pesar 15 kgs tranquilamente.Será fixado de forma horizontal.

O controle será feito via CLP.

Att

Exibições: 435

Responder esta

Respostas a este tópico

Felipe. CLP tem condiçoes de avaliar os diversos tamanhos e encaixes das rodas de bicicletas que existe? Tem entrada para "sentir" o buraco onde passará o bico? Tem condições de controlar motor de passos? É barato para resolver tudo isso?

Viu?

Todos cometem este mesmo tipo de erro ao querer que uma CLP faça o trabalho de um microcontrolador.

Acredito eu que CLPs são para outros tipos de soluções, por mim põe um Arduino aí e "corre pra galera"...

Boa sorte.

pode ser tbm.

Eu terei válvulas direcionais solenóides 24v (para atuar os cilindros), e seria o arduino então que iria atuar essas válvulas, há algum problema em ligar os dois diretamente? Claro, colocando aquela peça (deu um branco agora rsrss) para que eu tenha 24v alimentando a bobina da válvula.

Mas a pergunta principal, existe algum motor para usar para girar a roda? e que eu consiga ter controle dos "passos" dele?

Olá Felipe.

Não, não haveria problema algum em ligar as válvulas de 24V e controla-las pelo Arduino. Aqui surge 2 hipóteses: Usar relê ou usar transistores (nos 2 casos é necessário uma placa de adaptação para proteção do Arduino).

Logicamente você precisará de 24 Volts para essas válvulas: Aqui vc. pode fazer de 2 formas: Comprar (caro) uma fonte dedicada de 24 Volts ou juntar em série 2 fontes de PC ATX velhas (sem encostar suas carcaças) e aproveitar os 12 Volts delas. Na que for fornecer de 0 a 12 V, ela tambem forneceria a alimentação para o Arduino (economizando fontes).

Existe este motor e descaradamente o nome dele é justamente Stepper Motor ou motor de passo. É possível controlar diretamente sobre ele os passos (que normalmente são de 1.8 Graus) mas que por circuitos especiais vc. pode vir a controlar entre 1:1...até 1:256 de passos que diga se de passagem é muito acurado. Para controlar um motor desses você vai precisar de pinos do Arduino e de uma placa drive que aceite a tensão de 24 Volts (aí vc. compatibiliza a tensão das válvulas com a tensão usada no motor). É desejável aqui tambem colocar uma etapa de proteção para o Arduino, nos mesmos moldes usados para acionar as válvulas.

Eu tenho uma placa dessas já casada com um motor e se te interessar podemos negocia-la.

entao, na vdd tbm tenho...mas em relação ao motor de passo, ele tem torque suficiente para girar a roda?, peso mais de 10kgs (claro, distribuidos) ?

eu tenho um aqui nema23

Felipe. O Motor se for para girar somente a roda na horizontal (pelo que entendi) tem força para isso. Exceto se houver algum atrito ou bloqueio, aí ele pararia. Mas para resolver isso é fácil: Bastaria colocar uma redução e compensar, adaptando o software no Arduino para acionar o motor da forma que se deseja para conseguir o resulado necessário.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço