Qual a melhor forma de medir dois valores de um recipiente?

Boa tarde pessoal!

Gostaria de dividir uma dúvida com vocês.

Tenho um projeto que utiliza uma balança e um arduino. Basicamente, quero capturar o peso marcado na balança usando o Arduino. Contudo, são misturados 2 materiais (pedra e areia) na caçamba e preciso medir individualmente cada um deles, sem descarregar o primeiro, tomando a 1ª leitura como sendo "pedra" e a diferença entre a 1ª e 2ª leitura como "areia".

Minha ideia é acionar a leitura no Arduino a partir de um botão (ou semelhante) para então ler a balança. Não gosto muito da ideia de ter que acionar o botão 2 vezes, ou correr o risco de acionar o botão mais de uma vez e tornar o dado confuso.

Gostaria de saber se vcs têm alguma outra sugestão, com mais de um botão ou algo assim.

Abraço!

Exibições: 356

Responder esta

Respostas a este tópico

Amigo, poderia informar mais dados?

Como é essa balança? é por serial? é na entrada analógica do arduino? A adição do material como é feita? Manualmente ou é por algum acionamento do arduino?

Bom dia Everton!

A balança é uma célula de carga, conectada a um indicador de peso (display). Há uma saída RS232 neste indicador, que infelizmente terei que converter para RS485, devido à distância necessária. O sinal então é remodulado para TTL/USB via conversor ou Shield.

A adição do material é incremental. Há a adição da pedra e em seguida da areia (na mesma célula).

O acionamento é elétrico. Sinal de 220v (devido à distância) e baixado para 5v com um redutor de tensão e finalmente conectado a uma porta digital do Arduino.

Você imagina que há outra forma de montar este circuito?

Abraço!

Tenho uma sugestão:

1- Fazer a primeira leitura por acionamento  de um botão. Se necessário criar um deboucing para evitar mais de um acionamento para a leitura;

2- Colocar esse valor lido em uma variável e iniciar um loop de leituras e comparações sucessivas com um delay suficiente para que essa leitura mude e estabilize. Quando estabilizar novamente, fazer a diferença entre a primeira e a segunda leitura.

lógica:Enquanto o primeiro valor lido não mudar, o segundo material ainda não foi colocado na balança. Quando a leitura começar a mudar e posteriormente parar ( estabilizar), significa que essa será a segunda leitura.Pode-se então iniciar um novo processo de pesagem.

Espero ter ajudado.

Bom dia Leonel!

Achei a ideia muito interessante, principalmente a parte do debouncing e da estabilização! Obrigado pela sugestão!

Abraço!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço