Olá, sou novo aqui, mas estou precisando de ajuda. Estou em um projeto e preciso prototipar minha própria pcb, com microcontrolador ATMega328p e USB tipo C. Onde eu consigo material de estudos para realizar essa tarefa ou um lugar pra pagar alguém para fazer por mim. Desde já agradeço a todos.

Exibições: 335

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite.

Que tipo de material você está precisando?

Qual software está usando para desenhar o PCB?

Quantas PCB você vai precisar?

Qual o prazo que você precisa delas?

Se você der mais detalhes, podemos ajuda-lo melhor.

RV mineirin

Boa noite, RV. Essa placa ira substituir a minha placa arduino pro micro. Preciso das entradas SPI e I2C presentes no ATMega328p, para ligar dois sensores. O material das placas não é uma preocupação minha, por hora. O número de placas vai ser pequeno, pois estou no protótipo. O prazo é até a primeira quinzena de dezembro. Quero estar trabalhando com o primeiro protótipo logo em janeiro. Estou usando o Easyeda para construir a pcb, mas não tenho conhecimentos o bastante para finalizar. Estou me baseando em alguns modelos standalone, mas só vou precisar das portas SPI e I2C e preciso colocar a porta USB C. Não sei por onde começar... Obrigado pela sua atenção. Deus abençõe!

Bom dia.

Mas afinal qual ajuda que você precisa?

RV mineirin

Desculpa a demora de responder. Não tava achando tempo pra usar o pc. Eu estou precisando de ajuda para achar uma forma de produzir minha PCB, ou com indicação de material para estudar e aprender a fazer sozinho ou empresas que possam fazer por mim.

Bom dia.

Já usei os serviços de PCB da https://jlcpcb.com/ e gostei muito.

O atendimento é ótimo, eles dão muita atenção ao seu projeto, questionam qualquer 

diferença que encontram e o produto final ficou muito bom.

Eu encomendei placas de dupla face de 100mm x 100mm.

O preço foi espetacular.  10 placas de 100m x 100 mm por U$ 5,00 ( +- R$ 26,00) 

+ frete ( +- R$ 30,00 ).

Qual será o tamanho final da sua placa?

RV mineirin

Estava observando a JCLPCB mesmo. Achei bastante interessantes os recursos e preços. O tamanho final 50 mm x 30 mm. Esse é o tamanho ideal.

Boa noite,

então você pode fazer 6 placas em um espaço de 100 mm x 100mm

e ainda sobra uma tira de 10mm x 100mm que vc pode fazer protoboard.

RV mineirin

Boa ideia. Será que eles têm a opção de já vender as PCBs com os componentes? Me ajudaria muito na logística da empresa. 

Bom dia,

sim, ele tem a opção de te fornecer a placa montada.

RV mineirin

Ola.

  A um tempo precisei de algo parecido e usei como base os arquivos fornecidos pela Arduino.

  https://docs.arduino.cc/hardware/micro

  Role a pagina até o final e faça o dowload de "CAD Files"

  Acredito que sejam editáveis no Eagle. Antigamente eram. Usei Eagle

  Talvez no Fritzing tb.

  Enfim, em vez de começar do zero vc pode usar o arquivo oficial e modificar.

  Para fabricar recomendo usar uma boa empresa especializada. É possível fazer placas artesanalmente, mas não com SMDs minúsculos. (sempre tem 1 que faz, mas não compensa...)

  Sinceramente, dependendo da sua quantidade, não recomendo fabricar. É complicado, caro e não acaba aih, vc vai precisar comprar os componentes e soldar. Não gosto de desanimar as pessoas, estamos aqui para animar, mas minha sinceridade me impede de dizer qq coisa diferente de que: Fazer uma plaquinha em pequena quantidade pode chegar a custar de 5 a 10x uma no mercado. Talvez muito mais, se a quantidade for inferior a 100pçs.

   Não se deve fazer uma placa Arduíno por questão de economia. Por ex na hora de comprar um cristal ele pode sair mais caro que a placa toda pronta comprada da China.

   Se o ponto for o conector USB-C vc pode pensar em um gabinete que encubra um adaptador, algo assim.

   Existem forums específicos para fabricação de placas, ex:
   https://www.micropress.com.br/forum/

   Esse tem muitas apostilas também.

   

   

Cara, muito obrigado pela atenção. Estou pensando em construir a minha própria placa pq será um produto produzido em escala. Pelo menos mil exemplares. Além disso, a opção que eu poderia utilizar é o arduino pro micro, mas não sei se tem a robustez necessária para o produto final (inclusive, quem ler essa resposta opine sobre a utilização de um pro micro em um produto final). 

Olá, Antônio Gabriel!

   É possível dizer-nos o que faz a sua placa, ou pelo menos, quais as características dela, tipo quantas entradas e saídas digitais ou analógicas, quais interfaces de comunicação vai usar, que tipo de display/teclado caso tenha etc.?

   Com que tipo de fonte vai ser alimentada? Precisa backup de bateria? Se for com bateria, qual a duração esperada para a carga de uma bateria de xx capacidade?

   Também em que ambiente vai ser utilizada, faixa de temperatura, umidade, vai ficar exposta às intempéries ou utilizada "indoor" etc.

   Com estas informações fica mais fácil orientar, até porque elas impactam no projeto da placa de circuito impresso, além do circuito eletrônico em si.

D. T. Ribeiro.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço