Galera,

Reservamos esse tópico para discussão do Projeto ROV, um veículo submarino operado remotamente. Esse projeto está sendo realizado aqui no Espaco Lab de Garagem, e está aberto a quem tiver interesse, mesmo que estiver em cidades mais distantes.

As discussões serão feitas aqui, e os detalhes do projeto estão no wiki do LdG http://www.labdegaragem.com.br/wiki que pode ser acessado por todos. Para editar a página precisa se cadastrar no wiki.

Participem!

Exibições: 7716

Responder esta

Respostas a este tópico

Guilherme,

Com certeza! Estamos documentando tudo por aqui e no wiki. Quando surgirem dúvidas, vai perguntando, e se descobrir alguma coisa bacana, passa a dica pra gente tb.

Abraço!
Posso dar um pitaco não entendo muito disso, mais na sua lista de apetrechos tem um cabo de aço que irá servir de reboque para o ROV?

Julio

 

Esse ROV são será "rebocado", ele servirá para inspeção com águas calmas à partir da margem, ou usando uma lancha parada.

Por isso não precisa de um cabo de aço, somente o cado de dados / alimentação.

Abraços

 

Bruno,

 

Você vem nessa semana? Já sabe o dia?

Não esquece o silicone.

 

Abraço!

Marcelo

 

Confirmado para esta quarta feira.

 

Estou trabalhando na parte eletrônica, no fds fiz uns testes com o sistema de iluminação, ficou show....

 

Atualizei alguns dados no wiki.

 

Abraços

Update

 

Consegui um cara para fazer em torno as peças mais complicadas, em 10 minutos ele fez 4 tubos com diferentes diâmetros internos.

 

A usinagem do eixo iria demorar um pouco mais e fica para segunda feira.

Muito bom, Bruno!

Tô louco para cozinhar o motor naquela panela de pressão! Hehehe...

 

Você já ouviu falar em Estiroform? O Sérgio Imperador passou aqui no lab hoje e deu a dica. Esse material é tipo de um isopor com maior densidade. A ideia é fazer a peça nele com a CNC, depois fazer uma forma com fibra de vidro ou outro material, se jogar tinner, ele derrete, deixando apenas a forma. Podemos usar esse material para criar as formas de silicone, ao invés de usar cera.

 

Abraço!

Marcelo

 

Uhauhauha.... muita gente não deve ter entendido... rs...

Não conheço esse estiroform não, vou procurar sobre ele.

O cara da usinagem falou que iria ficar pronto na segunda, ai eu tava pensando em levar o tubo do motor para ele cortar (fica perfeito o corte) ... o que acha ?

 

Ai pelo menos agente teria uma peça com corte bom...

 

Ontem fiquei até tarde mexendo no acelerômetro, ele tem uma precisão maior do que eu imaginava, mas também os cálculos são piores do que eu imaginava, mas está funcionando...

 

Abraços

 

Marcelo

 

Seria bom prepararmos uma lista do que vamos precisar para a semana que vem.

 

Tem alguns itens que me lembro agora.

 

- Cabo manga de 15 vias (era 12, mas vamos precisar de +3)

- Chapas de alumínio para o corpo

 

Se passar pela florêncio e sta verifique esses itens e se lembrar de mais alguma coisa me manda.

 

Abraços

Acho uma boa ter esse corte mais preciso, vai economizar músculo no lab tb.

 

Você testou o acelerômetro em 1,5g? Ele pega aceleração baixa, como conversamos?

 

O cabo de 15 vias eu dou um jeito de buscar, mas as chapas você acha uma boa? Como vamos cortar esse negócio? O pessoal lá não corta. Será que não seria mais negócio contruir em tubos de PVC? Como o da foto do wiki?

 

A CNC está quase lá. O firmware está pronto, falta integrar com o software. Depois teremos uns ajustes mecânicos, mas em janeiro deve estar esculpindo na boa, especialmente em materiais leves para produzir formas para resina.

 

Abraço!

Bruno,

 

Atualizei o wiki (só falta as fotos).

Cara, a gente vacilou na hora de colocar a cera no canal do eixo, se passarmos uma camada bem fina daquele óleo singer, a cera não vai aderir tanto ao eixo, que vai ficar mais solto.

Te passei um video com um teste daquela ideia de acoplamento magnético. Acho que funciona e dá para fazer tudo em resina. Vamos precisar apenas de um eixo em alumínio ou inox para a hélice.

Depois me passa o dia que você pode vir nessa semana.

 

Abraço!

eu entendi lo
Segunda feira (amanhã to ai para falarmos no rov ;p)

Bruno disse:

Marcelo

 

Uhauhauha.... muita gente não deve ter entendido... rs...

Não conheço esse estiroform não, vou procurar sobre ele.

O cara da usinagem falou que iria ficar pronto na segunda, ai eu tava pensando em levar o tubo do motor para ele cortar (fica perfeito o corte) ... o que acha ?

 

Ai pelo menos agente teria uma peça com corte bom...

 

Ontem fiquei até tarde mexendo no acelerômetro, ele tem uma precisão maior do que eu imaginava, mas também os cálculos são piores do que eu imaginava, mas está funcionando...

 

Abraços

 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço