Galera,

Reservamos esse tópico para discussão do Projeto ROV, um veículo submarino operado remotamente. Esse projeto está sendo realizado aqui no Espaco Lab de Garagem, e está aberto a quem tiver interesse, mesmo que estiver em cidades mais distantes.

As discussões serão feitas aqui, e os detalhes do projeto estão no wiki do LdG http://www.labdegaragem.com.br/wiki que pode ser acessado por todos. Para editar a página precisa se cadastrar no wiki.

Participem!

Exibições: 7718

Responder esta

Respostas a este tópico

Grande Carlos! Bem vindo à terra novamente!!!
Passa no lab qualquer hora.

Brunão,

Deixa a hélice comigo, vou tentar copiar em resina/silicone. Eu sei que você tem ciúmes dela, mas eu vou tratá-la com muito carinho.

Abraços!!

Muito interessante... Precisou de um casco muito espesso no dispositivo para poder manter o desempenho em 60 psi ou o volume pequeno permitiu uma parede mais fina no casco neste caso?

 

De qualquer forma, muito interessante! :)

Lenard,

 

Não tem casco. O nosso projeto prevê vedações independentes para cada parte. Exemplo: Os motores possuem caixa estanque separadas para cada um. Além disso, não há vedação de eixo rotativo, nosso acoplamento entre motor e hélice é magnético. A câmera e toda a eletrônica também estarão vedadas de maneira independente. Dessa forma o ROV é modular e não corre-se o risco de se perder o conjunto todo em caso de falha de vedação.

 

Abraço!!

Valeu pela resposta Marcelo!

 

Muito interessante a solução, até na perspectiva econômica, de poupar parte do sistema em caso de algum vazamento por algum motivo.

 

Estão usando ímãs de neodímio no acoplamento ou o imã é só um elemento extra enquanto a peça se mantém acoplada por um limite mecânico? Pergunto porque dentro d'água acaba exigindo mais da hélice né... e às vezes cada um vai para um lado quando acelera... rsrs

 

Caso forem fazer testes extremos, como exposição marinha, etc. vocês podem até colocar uma proteção com filme plástico (daqueles usados para manter comida na geladeira) bem leve englobando todas as peças principais e metade do acoplamento deixando a hélice de fora, no caso de testar ele em água salgada em algum momento, para proteger um pouco as vedações no ambiente novo... Só viajando um pouco aqui! hah

 

Parabéns pelo projeto de vocês e pelas soluções técnicas!

Abraço

Valeu pelas dicas!!!

Sim, nós usamos ímãs de neodímio. testamos nosso acoplamento com água doce, e mesmo com o rendimento caindo pela densidade da água, o motor girou com torque e velocidade satisfatórios.

Esse é um projeto bastante complexo, às vezes até frustrante, mas temos avançado bastante até agora.

 

Valeu pelo apoio!

 

Abraço!!

A propósito, há uma foto do projeto com breve descrição na revista Veja São Paulo (12 de janeiro 2011) na matéria de duas páginas sobre o Lab de Garagem, meu pai me mostrou a matéria e por isso estou aqui. rs

 

Provavelmente tal já foi bem comentada mas não custa lembrar. rsrs

 

Abraços e obrigado a você por toda a iniciativa e esforço Marcelo.

Marcelo assim que der eu dou uma passada por ai...

Pessoal

 

Consegui fazer uma cópia da hélice para o ROV, tirei o molde da hélice de chumbo e copiei em resina.

 

Ela transparente vai quase desaparecer debaixo dágua, acho que vai ficar boa.

Tamanho: 60 mm

Peso: 4,3 gramas

 

Próximo passo: acoplar os imas de neodimio.

 

Abraços

 

Bruno

Putz!!! Ficou show...

 

Um dia eu chego lá...

Aaaaahhhh moleque!!!!! Ficou animal Brunão!

Mas e os ímãs? Vamos resinar eles junto!

Abraço!!

Valeu Carlos e Marcelo

 

Ficou bem legal mesmo.... tem coisas pra melhorar ainda.

 

Os imas eu to pensando em colocar ao redor de um eixo.... para ter como ajustar a distancia.. e para nao ficar dependendo do tipo do ima.

 

Abraços

 

Bruno

Maravilhoso cara! Mas com essa nova peça vcs farão uma adaptação para os imãs para depois fazer outra?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço