Galera,

Concluímos a produção das primeiras unidades da máquina Fresadora CNC. :))

No momento a comercialização será feita apenas em nossa loja física, com a máquina totalmente montada, porque queremos dar uma melhor assistência aos primeiros compradores que receberão todo o treinamento e suporte da equipe do LdG, sem custo adicional, não importando o nível de conhecimento de cada um. Em breve o equipamento estará disponível para compra em nossa loja online também, para todo Brasil.

Para maiores detalhes, acessem http://www.labdegaragem.org/loja/fresadora-cnc.html

Esperamos que o equipamento agrade, afinal estamos há bastante tempo estudando, testando e tentando oferecer o melhor possível por um custo acessível.

Abraços!

 

Versão 2.2 (em comercialização):

Placa controladora:

Versão 2.1 da máquina (protótipo):

 

Teste realizado (14 ago 2012) - PCB breakout para mosfets SMDs:

 

Teste realizado (06 jul 2012) - PCBs com componentes SMD:

 

Teste de precisão. Breakout board para ATmega32u4:

Fresagem em madeira:

Isopor usando fio aquecido:

Exibições: 54121

Responder esta

Respostas a este tópico

Putaquecaralhoporra!!!!!

´

É uma dessas que eu estou precisando....

Mais ecologicamente correta impossível. O MDF já é uma alternativa ecológica para a madeira.

 

Eu só aplicaria um verniz para impermeabilizar...

E o MDF tem a vantagem de poder ser cortado no laser, o que facilita absurdamente o design.

 

Finalmente!!! Conseguimos alcançar as medidas relativas a DIP, então agora dá para fazer placas para a maioria das aplicações. Só não alcançamos SMD ainda, mas quem sabe...

Esse é o teste final com PCB, que mostra as medidas alcançadas:

 

 

Feito isso, partimos para terminar as hélices do ROV. Então usando isopor de alta de densidade (acho que P2), e como ferramenta da máquina, um ferro de solda com fio de cobre acoplado na ponta (fio quente), iniciamos a hélice abaixo. Mas por uma infelicidade, a USB simplesmente mudou e a máquina parou, precisamos resolver isso, mas de qualquer forma o trabalho estava indo bem. E olha que esse processo não é de acabamento, apenas retirada de material bruto.

 

 

Por que trabalhar com isopor?

Essa é a mistura de suas técnicas que os garagistas Sérgio Imperador e Bruno Dias Rosa trouxeram para a comunidade. Fresando o isopor com um fio quente, se consegue um processo limpo, silencioso e tão preciso quanto a espessura do fio. Uma peça feita dessa maneira pode servir de modelo para se fazer uma forma de silicone, que pode ser usada para se produzir quantas cópias se quiser em resina, que poderá adquirir qualquer cor desejada, inclusive ser transparente (cristal). Nesse momento, estamos trabalhando para produzir as hélices do nosso ROV dessa maneira (robô submarino apelidado de "Garaquático").

 

Abraços!!

:O

tá ficando fodástica!

 

Gostei da idéia do silicone, e na sei como funciona a resina,

quando vi, pensei em fazer o molde de gesso, ou alguma coisa assim, algum tipo de cimento

esse tipo de coisa resistiria o suficiente pra ser uma forma para alumino

 

De qualquer forma, está incrivel

Estão de parabéns!

Marcelo,

antigamente eu usava estas canetinhas com tinta nankim para desenhos t´rcnicos ,

mas acho que vc pode colocar outro tipo de tinta a prova d'água.

as pontas são removiveis e tem em diversas espessuras.

Elas também eram usadas em antigos plotters técnicos ( daqueles que plotavam plantas em A0 ).

http://www.oprojetista.com.br/produto/319_Caneta-nankin-02mm-TRIDEN...

Abração

Enio.

Marcelo Rodrigues disse:

Valeu Carlos! 

 

Parece brincadeira, mas o problema agora está sendo achar uma canetinha com tinta à prova d´agua (tipo de marcar CDs), e com ponta fina, uns 0,3mm. Aí sim, a gente faz placas com detalhes pequenos com qualidade.

 

Para atualizar...

Calibramos o firmware para termos mais precisão. Agora, o que sai do PyCam aparece na máquina com precisão de décimos.

O extruder está funcionando beleza. O Dalton acertou parâmetros de temperatura e descida do plástico. Agora temos na saída do extruder um fio de plástico fino e com diâmetro constante.

O esquema agora é adaptar o firmware para trabalhar com nosso extruder. A proposta é ter uma plataforma CNC controlada com um Arduino UNO/Duemilanove, que possa atuar como fresadora, impressora 3D, gravadora e plotter. Assim, o garagista pode produzir de tudo, sem investir muito em equipamentos.

 

Abraços!!

Galera, está ficando show mesmo! Marcelo, quando vc diz que a máquina não está conseguindo fresar materiais mais resistentes o que vc quer dizer? A tupia não está dando conta, os motores de passo ou a estrutura da máquina não tem rigidez suficiente?

Outra coisa que eu percebi é que não foi falado até agora em fluido de corte, e todo maquina profissional precisa, tanto para evitar o aquecimento da peça e da fresa quanto para diminuir a resistência e melhorar o acabamento.

Uma fonte bem didática para esse tipo de informação que eu achei foi o Telecurso, encontrei um blog que tem todas as aulas de processos de fabricação e mostra como isso funciona na indústria: http://gratisvideoaulas.blogspot.com/2010/10/telecurso-2000-mecanic..., mesmo que não ajude no projeto, é bem interessante e pode matar a curiosidade de muitos garageiros.

Quanto ao nome, acho que "fábrica de garagem 2.1" está muito bom!

Abraços a todos!

Hehe, a CNC do lab não tem fluido...

Quem pode confirmar com mais certeza do porque é o marcelo, mas a meu ver das experiências com ela, é porque ela é multi-funcional (desenha, fresa, imprimi 3d, serve de furadeira de bancada CNC, etc) e porque ela é feita de MDF...

Situação atual...

AUhuahuahahuahuahauuahuauahuau!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Muito bom........

Eu estava zuando com a "caneta tipo ninkin, que não é nankin" e esse assunto do Marcelo que não desiste nunca ta em alta esses dias, pois ele sempre fala "agora vai" antes de fresar ehheeh
Engraçado que até essa caneta foi um fail, pois ela foi comprada para fazer as placas de PCB, mas ela não pegou direit no cobre... Vivendo e aprendendo.

Leonardo Yoshiaki Kamigauti disse:
Eu estava zuando com a "caneta tipo ninkin, que não é nankin" e esse assunto do Marcelo que não desiste nunca ta em alta esses dias, pois ele sempre fala "agora vai" antes de fresar ehheeh

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço