Galera,

Concluímos a produção das primeiras unidades da máquina Fresadora CNC. :))

No momento a comercialização será feita apenas em nossa loja física, com a máquina totalmente montada, porque queremos dar uma melhor assistência aos primeiros compradores que receberão todo o treinamento e suporte da equipe do LdG, sem custo adicional, não importando o nível de conhecimento de cada um. Em breve o equipamento estará disponível para compra em nossa loja online também, para todo Brasil.

Para maiores detalhes, acessem http://www.labdegaragem.org/loja/fresadora-cnc.html

Esperamos que o equipamento agrade, afinal estamos há bastante tempo estudando, testando e tentando oferecer o melhor possível por um custo acessível.

Abraços!

 

Versão 2.2 (em comercialização):

Placa controladora:

Versão 2.1 da máquina (protótipo):

 

Teste realizado (14 ago 2012) - PCB breakout para mosfets SMDs:

 

Teste realizado (06 jul 2012) - PCBs com componentes SMD:

 

Teste de precisão. Breakout board para ATmega32u4:

Fresagem em madeira:

Isopor usando fio aquecido:

Exibições: 54128

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Marcelo.

A quais guias vc. está se referindo? Eu estou falando daquelas guias metálicas que os marceneiros (os bons pelo menos...) usam para colocar onde se vai encaixar gavetas. Elas tem um carrinho cheio de bolinhas metálicas (como as de rolamento) e aparentemente não apresentam jogo (teria que montar e fazer correr um micrômetro de toque e faze-la se mover para ver se há algum movimento lateral). Não parecem muito resistentes, mas para serviços leves (CNC para desenho ou furação de PCIs) podem ser que sirvam.

Se não foi isso que quis dizer, explique por favor. Obrigado.

euclides, no ML tem bastante pra vender http://lista.mercadolivre.com.br/rolamento-linear caso tenha aqui na loja, me desculpem por postar, preço tbm não é dos mais caros rsrs...

Me tirem uma duvida referente aos motores de passo, como eu sei qtas voltas é preciso girar para que meu guia linear fica na posição que eu desejo? 

Alo Felipe,

Uma CNC utiliza motores "de passo" para a movimentação. Os motores normalmente movem-se 1,8º a cada "pulso", assim para que o motor dê uma volta completa (360º) são necessários 200 pulsos. Cada um dos 3 motores (eixos X, Y e Z) é acoplado em um fuso. A quantidade de pulsos necessários para mover-se até uma determinada posição depende do "passo" do fuso utilizado. Existem fusos com varios passos possíveis, 4mm, 5mm, 6mm, etc. Assim, por exemplo, se voce utilizar um fuso com passo de 5mm, e voce disparar 200 pulsos no motor ocorrerá um deslocamento de 5mm na guia/tupia.

Exatamentes (No plural para todos).

Se o motor precisa de 200 passos para dar uma volta no fuso e o passo do fuso é 4mm (Por exemplo), isso quer dizer que a menor distância que pode ser "andada" pelo eixo seria: 4mm / 200, ou seja: 0,02 de mm (2 centésimos). Se for usado um drive que permita o controle do motor em meio passo (um "truque" muito usado) ai é possível controlar passo-a-passo de 1 em 1 centésimo de milímetro!!! Obviamente a mesma operação se aplica aos outros passos e aos drives que permitem 1/4, 1/8, 1/10, 1/16, 1/20, 1/25, 1/32, 1/50, 1/64, 1/100, 1/128 e até 1/256!!! Já soube de drives que permitem estas frações acima.

Exemplo: motor de 200 passos por volta, Fuso de 4mm com drive configurado para 1/256 de passo, cada micropasso desses daria um controle de medida próximo de 0,000078125mm!!! 78 bilionésimos de milímetro...e pequeno...pequeno mesmo...mas é lento...lentíssimo...

Este tipo de medida deve ser usado para se focar e posicionar máquinas ou microscópios para "capturar" coisas muito pequenas (se é que existem).

No meu projeto, tera um braço mecanico deslocando no fuso, e o braço ira carregar caixas (no prototipo nao tera mto peso), qdo ele chegar na posição desejada, ele simplesmente para de uma vez só? Acontece da inércia poder balançar o braço ou algo do tipo? Seria neessario colocar um PID para que qdo ele tivesse chegando na posição desejada, diminuisse a velocidade?

Att

Felipe. Motores de passo funcionam com passos "inteiros" (ou micropassos, quando há controle de parcelas de passo, mas isso já é um "truque" da controladora e não do motor propriamente; a controladora "dosa" a energia que vai para cada bobina e "equilibra" o rotor entre as bobinas de forma a "simular" os micropassos).

Um robô cartesiano tem diferenças em relação a um braço mecânico e a abordagem de controle é um pouco diferente. No robô vc. comanda pelo menos 2 eixos (medidas das posições, avanços e retrocessos por passos ou distâncias) já no braço o controle é nos passos e micropassos (controle sobre os ângulos entre as junções dos braços: Pulso, antebraço, Braço, Ombro...etc...) dos motores localizados entre estas junções.

Pois bem, que tipo exatamente de braço você pretende fazer?

Tem uma foto que possa colocar aqui?

Pior que nao tenho....O motor de passo será conectado ao fuso, nesse fuso, irá deslizar o braço mecânico (somente no planto X), o restante do braço será utilizado servomotor, porem ele só ira trabalhar no eixo ZY, a parte do braço em si, está tranquilo, meu unico problema é saber se é necessário controlar com PID o eixo X, imagine que na hora em que o fuso atingir o ponto desejado, ele pare imediatamente, mas devido a inercia pode ser com que força toda a estrutura do braço (que por enquanto não estará fazendo nenhum movimento) e venha cair o objeto que está sendo segurado pela garra.

Fato igual que acontece com aqueles carrinhos em que vc quer deixar ele a uma certa distancia da parede, ele fica indo pra frente e pra trás rapidamente, não consegue parar no ponto exato, ai tem que colocar um PID para que qdo ele começasse a atingir o ponto, continue indo mais lentamente.

Esta não é a forma com que motores de passo sejam utilizados.

Pense em uma forma de redução mecânica para reduzir a inércia ou rampa de aceleração/desaceleração para controlar estes movimentos.

Outra: Se for possível gire a garra para que sua espera sempre esteja em ângulo de 90 graus em relação ao sentido do movimento que se está fazendo (Corre-se menos risco do objeto escorregar, pela inércia, quando atingir o fim de curso), quando acabar o movimento, gire a garra para a posição que o objeto precise ser posicionado.

Boa sorte.

PAra se usinar um nylon, espuma, como deve ser a ponta da cnc? digo, o que se é usado para a usinagem?

Como "ponta" voce quer dizer -fresa-, certo? Para estes tipos de materiais considerados moles o normal é usar fresas de 1 corte (existem também de 2, 3 ou 4) que permitem corte rápido e fácil eliminação dos resíduos (cavacos) originados pela fresagem. Não é regra geral, é preciso analisar a tua real necessidade, se é apenas corte ou entalhe, por exemplo. Algumas dívidas quanto a isso e outras pode tentar acessar  www.guiacnc.com.br que tem milhares de posts sobre diversos assuntos relacionados às CNC.

Para cada motor de passo utilizado foi necessário um easydriver?

Sim, cada motor tem seu próprio driver, obrigatóriamente.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço