Galera,

Concluímos a produção das primeiras unidades da máquina Fresadora CNC. :))

No momento a comercialização será feita apenas em nossa loja física, com a máquina totalmente montada, porque queremos dar uma melhor assistência aos primeiros compradores que receberão todo o treinamento e suporte da equipe do LdG, sem custo adicional, não importando o nível de conhecimento de cada um. Em breve o equipamento estará disponível para compra em nossa loja online também, para todo Brasil.

Para maiores detalhes, acessem http://www.labdegaragem.org/loja/fresadora-cnc.html

Esperamos que o equipamento agrade, afinal estamos há bastante tempo estudando, testando e tentando oferecer o melhor possível por um custo acessível.

Abraços!

 

Versão 2.2 (em comercialização):

Placa controladora:

Versão 2.1 da máquina (protótipo):

 

Teste realizado (14 ago 2012) - PCB breakout para mosfets SMDs:

 

Teste realizado (06 jul 2012) - PCBs com componentes SMD:

 

Teste de precisão. Breakout board para ATmega32u4:

Fresagem em madeira:

Isopor usando fio aquecido:

Exibições: 54128

Responder esta

Respostas a este tópico

Pois é! O Léo captou a "frustração" do momento. Tanto em foto quanto no desenho! Huahuahua... Deixa ele, eu também vou fazer umas fotos... Huahuahuauha...

Mas desenvolvimento é assim mesmo. A gente fica tentando mil caminhos até achar aquele que funciona. Mas depois, a galera só vai precisar repetir o que funcionou. :)

Moisés,

O problema é a rigidez. A máquina está sendo fabricada com intuito de ser uma plataforma hobby CNC multi-uso em MDF, até para baratear a fabricação, frete, etc.
Por isso, não dá para fresar metal pra valer, pelo menos por enquanto (gravação em metal e PCB ela já faz).
Quanto ao fluído, não é necessário porque estamos trabalhando com materiais leves, tipo plástico, madeira, chapas finas de metais, etc. Esses trabalhos não aquecem o suficiente para necessitar de fluído.

Abraços!!

o marcelão belesa deixa eu te falar uma coisa:

cabeçaerguida e bola pra frente se fosse faciltodo mundo tinha uma em casa vai la cara  vc consegue 

Hehehe... sacanagem!

Mas fazer o que?

Hoje recomecei tudo de novo. Só vou parar no momento que a máquina estiver em ponto de bala! Hehehe...

 

Para atualizar...

- Estamos acertando a temperatura e o fluxo de plástico no extruder para impressão 3D (O Dalton e o Sergião acharam a temperatura ideal para reduzir o torque necessário no motor do extruder).

- O firmware está deixando a máquina muito lenta, precisamos rever algumas coisas nele. Vou trabalhar nisso hoje.

- Na fresa estamos tendo alguns problemas para fabricar PCBs. Trocamos as buchas para melhorar a rigidez e vamos rodar novos testes (acho que na segunda-feira, hoje estou fresando mais hélices).

- Hélices, hélices, hélices... Já estou sonhando com elas (hehehe...). Mas o projeto do ROV está parado por causa das hélices.

- Vamos começar a explorar outros softwares CAM porque o PyCam às vezes dá problema. Mas queremos um soft free que rode em Linux, Win e Mac.

 

Bom, é isso. E vamo que vamo!

 

Abraços!!

Léo! Pára de me zoar!! Desenha o Ivenelson agora. Faz ele naquela rede, de onde eles faz as webinars. Hehehe...

Desenhando uma placa com laser: http://www.youtube.com/watch?v=LHH6aPAp_JE: First try to laser etch pcb #1

Rogério,

 

Valeu pela dica! Colocar um laser na nossa máquina é uma ideia que temos pensado sim. São tantas possibilidades! :)

 

Abraço!!

Poe um laser de Gravador de CD/DVD , se conseguir focalizar deve cortar materiais finos.

Abração.

Seria util para cortar stencil de plastico para soldagem de componentes SMD

Marcelo...

http://www.laserquantum.com/products/detail.cfm?id=28

talvez um desse de algum efeito legal...

talvez até para queimar tonner no fenolite

 

12W, deve dar até pra cortar plastico

 

 

tem esses tbm, de grande porte

http://lumics.com/Diode-Laser-Systems.362.0.html

até 700W, mais acho que nao vem ao caso

Galera,

 

Valeu pelas dicas. Vamos estudar a colocação do laser sim. Essas ideias são muito boas!

 

Mas estamos com um problema aqui. Precisamos trocar as buchas plásticas por buchas metálicas (provavelmente bronze), alguém conhece alguma boa opção de baixo custo? Não gostaria que o custo da máquina subisse, mas podemos melhorar muito o desempenho se trocarmos as buchas.

 

Abraços!!

Então, a gente está cotando as duas opções, buchas de bronze ou esses rolamentos lineares.

Alguém tem experiência nesse assunto? Os dois terão mesma durabilidade e precisão?

Depois eu passo o resultado da cotação.

 

Outra coisa, mexemos na fonte aqui e passamos de 14V para uns 22V, e isso aumentou bem a velocidade da máquina. Agora vamos arrumar uma fonte DC decente, que dê uns 40V e 5A para ver até onde dá para ir com eles.

Essa velocidade vai ser boa na impressão 3D e talvez na confecção de PCBs, na fresagem acho que não dá para aproveitar toda a velocidade, isso vai depender das buchas e da resistência do conjunto. Mas de qualquer forma tivemos um bom ganho aqui hoje.

 

Estamos projetando um suporte para fixar melhor a Dremel, no sábado estava fresando uma placa de 20mm de PVC e nas últimas camadas deu m... porque a Dremel deslocou. Então vamos melhorar isso também.

 

Agora os problemas começam a ser pequenos, embora importantes. Ajusta aqui e ali, resolve uma falha lá... e por aí vai... O legal é que o conceito como um todo já se mostrou funcional.

 

Abraços!!

De uma olhada nesta solução com rolamentos de skate (ou de patins in line)

http://www.youtube.com/watch?v=BJbhcJqmwtQ&feature=fvwrel

Abração 

Enio.

 

Ivenelson,

 

Cê tá bem meu filho? Huahauahauaha...

E a próxima webinar? Quando vai ser? A multidão clama por outra webinar sua.

 

Enio,

 

Usamos esse esquema na primeira versão da máquina. Realmente funciona, mas necessita de ajustes constantes e tem uma probabilidade maior de dar problema. O custo não fica tão mais baixo do que as buchas e rolamentos lineares, que também são mais práticos do ponto de vista de projeto e montagem.

Mas a máquina do vídeo é bem interessante, hein?

 

Abraços!!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço