Olá galera!

Há uns três meses eu tive conhecimento do microcontrolador Arduino, e de lá para cá, venho tentando entender o funcionamento dessa poderosa tecnologia. Adquiri alguns livros (Arduino básico do autor Michael McRoberts e o livro Arduino em ação de Martin Evans et. al), e tenho tentando desenvolver os projetos propostos nos livros e me esforçando muito para entender os algoritmos em C (já estudei um pouco de linguagem de programação: Pascal, Java, etc... E isso facilitou o entendimento de alguns códigos).

Sou professor de física da rede pública aqui do meu Estado, e estou tentando desenvolver projetos com o Arduino que permitiria sua utilização na sala de aula. Nesses últimos dias, fui adquirindo uma gama de materiais (lista no anexo), para iniciar essa empreitada.

Tenho intenção de desenvolver projetos para todas as séries do Ensino Médio regular – não só para os terceiros (onde os alunos só estudam conteúdos de eletricidade e magnetismo). A divisão dos conteúdos por série está assim: 1 série) Mecânica, Energia e Relatividade; 2 série) Termodinâmica, Ondas e Óptica; 3 série) Eletricidade e Magnetismo.

Enfim, gostaria de contar com o apoio de vocês aqui do Fórum – qualquer ideia de projeto é bem vinda. Não me esquecerei de dar os créditos...

Obrigado!

Exibições: 883

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite, Rodrigues...Estou cursando Licenciatura em Física e cada vez mais apaixonado...trabalho há 40 anos com eletrônica e cada dia que passa, busco na Eletrônica, uma solução para projetos em Física...Desenvolvi um projeto interessante, sobre um Acelerador Didático de Partículas, simulando o LHC. Meus professores dizem, que dá pra dar muita aula usando este equipamento. Consiste numa mangueira transparente circular, de quase 32cm de diâmetro, montada numa base de MDF. Dentro dela, uma esfera de aço, é acelerada por eletroímãs comandados por um circuíto eletrônico. Com ajuda generosa dos colegas aqui do Lab. de Garagem, esta sendo desenvolvido um sketch para usar o Arduíno e aumentar as funcionalidades deste equipamento. Se for do teu interesse, podemos nos ajudar trocando "figurinhas" e posso te passar passo a passo o esquema eletrônico pra montar. Um abraço...Paulo Trindade

Showw! Muito interessante. Tem alguma coisa desse seu projeto aqui no fórum? Tenho interesse sim Paulo. Muito obrigado. '-' 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço