Tenho que entregar um projeto até o fim desse semestre na facudade, O projeto é de um medidor de vazão.

Tenho muitas duvidas de como fazer a montagem e os dimensionamentos princialmente no que diz a sensores. Estava pensando em usar uma ponte de wheatstone porem não sei como !?

Como que eu converto os sinais gerados pela ponte e consigo utilizar o arduino para a leitura?

Poderia ultilizar um display ou mesmo jogar esses dados no computador em um software como o agilent VEE?

Vi um video de vocês que utiliza um hidrometo com encoder de mouse mas eu estou buscando mesmo uma solução melhorada.

se aguem puder me ajudar agradeço

 -

Exibições: 10858

Responder esta

Respostas a este tópico

Flavio,

não sei seu nível de empolgação para desenvolver um produto do zero,

Agora adianto

se desenvolver um sensor de volumétrico para diesel e etanol, 

o mercado ta garantido!

de preferencia com rosca padrão, 1'

o menor possível, resistente ao trabalho de campo seria otimo,

se tiver saída pulsada com boa precisão, pode fazer o primeiro lote!

Vou continuar a acompanhar o forum!

Estou a disposição!

Olá !

Diante de tantas sugestões, Hi TECH, não podeira deixar de dar a minha rsrsrsr !!! como disse o colega João Azevedo dependendo do seu nivel de empolgação ..... e conhecimento.Abraços a todos

Porque vcs não usam o medidor por efeito Coriolis , é bem preciso para qualquer fluido , seja liquido ou gas , já que mede a vazão mássica , e não volumétrica.

 http://en.wikipedia.org/wiki/Coriolis_flow_meter

Abração

Enio

Ola João !

Meu interesse por este assunto, nasceu da vontade de instalar um medidor de velocidade baseado em um tubo de venturi em um ultraleve, porém para minha surpressa acabei descobrindo aqui pela inciativa do Flávio que a junção é mais utilizada na industria petrolífera e de àgua do que na industria aeronáutica, até porque é muito dificil medir a velocidade do ar em tubos ventures pequenos.

Se vc tem interesse em medidores para combustíveis venturi aqui vai um ponto de partida para sua pesquisa.

Medidas de combustíveis líquidos e gás.


http://www.fmctechnologies.com/en/MeasurementSolutions.aspx


American Society of Mechanical Engineers ASME FED 01-Jan-1971. Fluid Meters Their Theory And Application- Sixth Edition
International Organization of Standards - ISO 5167-1:2003 Measurement of fluid flow by means of pressure differential devices, Part 1: Orifice plates, nozzles, and Venturi tubes inserted in circular cross-section conduits running full. Reference number: ISO 5167-1:2003.

Abços

O Assunto é bem serio,

to falando de uma solução profissa mesmo!

Se ficar bom, tem mercado garantidissimo,

não é exatamente inovador,  pois tem outros no mercado, 

a maioria de engrenagens ovais,

funcionam bem;

mais caríssimos!

tem alguns com precisão de 90 pulsos por litro,

isso sao 11ml

pra mim é beem preciso

qualquer coisa, só falar,

esses dias,to fora da cidade, entao ta um pouco foda de responder, mais toda noite eu entro

falooou

Vc tem alguma especificação de um fabricante existente , só para dar uma olhada ?

Flavio,

a maioria dos nossos clientes usam medidores mecanicos

como esses:

https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&safe=off&q=bloco+...

agora, estao entrando no mercado alguns modemos como este

http://www.commercialfuelsolutions.co.uk/equipment/flow_meter/K24.html

pra mim são bem interessantes, porem cada um custa beem caro,

qqr coisa to aqui!

trabalho com automação de combustivel

http://www.ionics.com.br/

simplificando a coisa, essa rosca é pra ligar numa bomba de combustivel

temos uns 5.000 clientes pelo brasil afora

e esses medidores sao todos importados, oque encarece bastante

sim sim,

tem que ser certificado, com certeza,

provavelmente pelo Inmetro e pelo Cepel.

Agora sobre as chances,

são boas sim, trabalho na engenharia de uma empresa que usa bastante desses sensores,

se tiver um que atenda, a um bom preço,

por mim não vejo problema nenhum em trocar de fornecedor.

Estava lendo o tópico na íntegra e vi alguns comentários sobre sensores de pressão. Em injeção eletrônica de automóveis existem os sensores MAP. São sensores de pressão absolutos e tem saída de 0 a 5 volts. Você encontra em qualquer ferro-velho quase de graça. Talvez possa tentar fazer alguns testes com eles.

 

Boa dica Airan, não sabia desse sensor vc sabe a faixa de operação dele em pressão ?

Olá Amigos

Fiz alguns testes com a idéia, para podermos debater o assunto do Flavio em cima de fatos experimentais, sairmos um pouco a abstração, minha montagem :

Montei a entre os trilhos do bagageiro, passei as mangeiras pela janela

Com esta montagem consegui uma variação na saída do amplificador amp.op. LM358, de 200mV , com a velocidade variando de 40 a 100 Km/h

O calculo da pressão resultante

A diferença de pressão entre os pontos  P1 e P2 (ΔP)  pode ser prevista pela  equação  abaixo, nota-se que é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade (V) do fluido multiplicado por uma constante ( K) a qual depende basicamente,  da geometria do tubo de Venturi,  da densidade do fluído, da temperatura e fatores construtivos.  As unidades são o PA também conhecido pelo seu  múltiplo kPA = 1000 PAs,  equivalentes  a   N/m2 . A velocidade do fluído V em   m/s .                                                                                     

Δ P =  V2 . K

K = p/2 ((r1/r2)4  -1)/K2

p = 1,225 Kg/m3       Densidade do ar

K2 = Não determinada       

A relação entre a razão r1/r2 e a constante K, notar que para pequenas variações na razão há significativa alteração na constante K e por conseqüência na pressão a ser medida.

A constante K2    é mais difícil de ser obtida e depende de fatores experimentais é ai que necessitamos da ajuda dos colegas para avançarmos na questão.

Abraços a todos                            

 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço