Ola pessoal!

Estou tentando desenvolver um coletor de dados para uma pizzaria. A ideia seria de o garçom fazer o pedido através de um aparelho móvel com Android e enviar via WiFi os dados (mesa e itens do pedido) para o software em um Desktop e também imprimir direto para a cozinha.

Porem ainda não sei fazer essa comunicação entre o Arduino e o aparelho móvel (Android) via WiFi. Alguém pode me ajudar?

Se alguém tiver o código fonte para compartilhar?

Exibições: 1566

Responder esta

Respostas a este tópico

Porque você tem que usar o Arduino nesse caso? Se você já tem o Android e o Desktop na mesma rede Wi-fi, use o software do desktop como um servidor web e dispare as requisições a partir do seu app Android, como se fosse submeter um formulário para um servidor na Internet. Só que em nível local. Não vejo necessidade de colocar um Arduino na solução.

Uma forma simples e barata: instale um servidor XAMPP na sua máquina desktop, configure-a para receber conexões da rede local (geralmente elas vem habilitadas somente para o localhost), faça um script PHP, Perl, Python ou outro que você se sinta confortável e envie suas requisições do Android direto para ela. Por exemplo:

Endereço do script do seu "desktop-servidor": http://10.10.25.121/pedidos/registrarpedido.php

A partir dessa página você pode fazer o seu processamento do pedido e até mesmo imprimir direto no desktop-servidor.

Só uma sugestão.

Ola Gabriel! Obrigado pela ajuda,

Na verdade é uma ideia que eu tive, porem você já mostrou que não daria certo. O que eu preciso mesmo é utilizar o Arduino para automatizar o atendimento da pizzaria, talvez transformando-o em um coletor de dados, algo assim.
É um pesquisa de viabilidade e possibilidade de fazer isso utilizando o Arduino. 

Deixando de fora o android, você tem alguma ideia de como eu poderia utilizar o Arduino nesse caso?
Pensei também em utilizar um módulo RF ao invés de WiFi.

Mantendo o wifi como canal, você terá que montar um esquema servidor cliente para operar com pacotes de dados. Usar ( Android | IOS | Windows Phone ) + Desktop é a forma simplificada, mas já que o projeto deve usar arduino, coloca o arduino rodando na forma de servidor ou mesmo coloque-o nas mãos dos garçons na forma de cliente. Você pode simplificar a comunicação usando xbee ou variantes, assim você retira boa parte do algorítimo necessário para montar a comunicação.

Obrigado William! 
Ainda estou amadurecendo as ideias...

Conversando com um colega aqui pensamos em colocar o Arduino nas mãos do garçom (como um coletor de dados), onde ele vai simplesmente digitar o numero de mesa, e os itens do pedido e o Arduino irá enviar ao PC (porta serial, para o software) por RF essas informações junto com o código do coletor (para identificar o garçom).

Imagino eu que o coletor devera constituir de um teclado, uma tela LCD, o módulo RF e o próprio Arduino.

Será que isso seria possível? Alguém tem algum projeto parecido que possa me auxiliar?

Sim é possível 

Ola Ewerton,

Creio que você entendeu a minha ideia, pode me ajudar? 

qualquer coisa adiciona no skype ai! mannoh_esy@hotmail.com

ta add

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço