Galera,

Gostaria da ajuda de vocês. Estou montando um projeto com arduíno uno e antena RFID UHF, com o intuito apenas de ler a tag.

Estou utilizando os seguintes equipamentos:

Antena: http://pt.aliexpress.com/item/Integrative-UHF-RFID-card-reader-5M-l...

Shield: http://www.filipeflop.com/pd-14cf65-rs232-rs485-shield-para-arduino...

Para conectar a antena com o shield, estou usando um cabo DB9, ou seja, utilizando a conexão RS232.

E, por fim, estou usando esse código:

  1. #include "Arduino.h"
  2. #include <SoftwareSerial.h>
  3.   
  4. // # Define DEBUG
  5. SoftwareSerial mySerial (2,3);
  6. unsigned char incomingByte;
  7.  
  8. void sendIdentifyCmd ()
  9. {
  10. mySerial.write (0x7c);
  11. mySerial.write (0xff);
  12. mySerial.write (0xff);
  13. mySerial.write (0x01);
  14. mySerial.write (0x08);
  15. mySerial.write (0x7D);
  16. DEBUG #ifdef
  17. Serial.print (0x7c);
  18. Serial.print (0xff);
  19. Serial.print (0xff);
  20. Serial.print (0x01);
  21. Serial.print (0x08);
  22. Serial.print (0x7D);
  23. Serial.println ();
  24. #endif
  25. }
  26.  
  27. void setup ()
  28. {
  29. Serial.begin (9600);
  30. mySerial.begin (9600);
  31. Serial.println ("Início! \ N");
  32. pinMode (13, OUTPUT); 
  33. }
  34.  
  35. void loop ()
  36. {
  37. sendIdentifyCmd ();
  38. delay(2);
  39. while(mySerial.available () 0>)
  40. {
  41. incomingByte mySerial.read = ();
  42. Serial.print (incomingByte, HEX);
  43. Serial.print ('');
  44. digitalWrite (13, HIGH);
  45. delay(500); // Modificado
  46. digitalWrite (13, LOW); 
  47. }
  48. Serial.println ();
  49. delay(1000);
  50. }

Contudo, apesar da antena bipar indicando que está lendo a tag, nada é enviado para o arduíno. Não aparece nada.

Grato!

Exibições: 13072

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Alisson. Bom dia!

Bacana! Vamos tentando e colaborando...afinal estamos no mesmo barco! Qualquer novidade eu posto aqui!.

Valeu André!

Idem!

Nossa... belo documentário você e o José Gustavo fizeram nesse tópico, hein ? Parabens.

Bom, eu tenho algumas coisas interessantes para acrescentar ao trabalho de vocês. Primeiramente, a Shield RS232/485 que você está usando, eu comprei uma igualzinha para tentar conversar com a minha antena UHF que comprei da China, e acredito que seja igualzinha a sua também. ELA NÃO FUNCIONA COM A ANTENA e ponto final. Fiz vários testes em baixo nivel. Existe algo na forma pela qual a antena retorna informações para a shield que ela simplesmente ignora tudo.

Eu conectei a antena diretamente no meu notebook via cabo adaptador RS232<->USB, parecido com o que o José Augusto sugeriu e via ferramentas de linha de comando (Eu uso Linux), conversei normalmente com a antena, obtendo inclusive os retornos dela referente a leitura de cartões.

Um outro ponto, foi que os codigos de exemplo em arduino para envio de comandos de solicitação de identificação, etc... não funcionavam. Assim, fiz um trabalho "bem chato" para "rackear" os pacotes enviados e recebidos da antena via aplicativos demo que funcionam com ela que consegui pegar fazendo pesquisa na internet.

Bem, te digo que consegui concluir meu projeto e implantar a antena em um cliente. Mas devido ao não funcionamento da shield RS232 com essa antena, vi poucas alternativas para seguir o projeto em Arduino. Assim, migrei para Raspberry e implementei em Java a aplicação de leitura. Não sei se era o tipo de ajuda que gostaria de ter, mas... foi o que funcionou para mim e atendeu meu cliente.

Uma outra possibilidade é em testar outras Shields RS-232, mas isso envolve mais pesquisas e custo. Se precisarem da lógica de parser da leitura das Tags, envio de comandos, etc... me avisa que passo aqui. Mas estão em Java :-(

Olá Nemer,

Kra! Eu venho sofrendo com isso..ainda estou teimando pensando que seja a sequência de identificação.

Como você conectou o Raspberry na Antena? usou outro shield? Vc usou a DLL que vem junto com o SDK para programar o Leitor no Raspberry?

Minha antena veio com um arquivo que mostra os comandos de inicialização..porém ainda não consegui acertar a sequência correta...Porém, com esta afirmação sua...já fiquei descabriado!!!

O arquivo está em anexo...

Anexos

Bom dia Nemer, que ótima notícia!

Assim como o André, venho sofrendo com isso há muito tempo.

Contudo, estou com as mesmas dúvidas que ele!

Se possível, gostaria que você passasse o Java.

Grato!

Alisson boa tarde, 

Eu tinha sugerido que você usasse um conversor Serial USB conectado no seu PC e usando o programa configurador, verificasse os parâmetros. 

Você conseguiu fazer isso ? Se não souber como o módulo esta configurado, dificilmente conseguirá usa-lo. 

Ola José Gustavo,

Então! Eu já verifiquei isso...e posso garantir que não é esse o problema! Tenho quase convicção que para leitora inicializar a leitura com o Arduino ele deve inicializar a Leitora ...assim como o Middleware faz quando usamos a DLL (C ou Java). 

Sabe aquela parte do código no qual é enviado para Leitora os códigos em Byte! Então...cada Leitora tem um sequência....no caso aquele exemplo de código trata de um tipo particular....no post acima até enviei o protocolo da minha...porém até o momento não obtive sucesso em compor o código correto.

André , é exatamente isso do que estou falando. 

Se você não sabe os parametros de configuração , como formatos dos bits e protocolos de comunicação, fica dificil acessar o módulo. 

Recomendo que faça o mesmo, acesse o seu módulo usando o programa utilitário de configuração fornecido pelo fabricante. 

Identificando essas informações, eu garanto que terá sucesso no uso do módulo.

Ola José Gustavo,

Eu andei tentando! Porém no Middleware ... A DLL fornece umas funções que não consegui localizar tanto no manual quanto .h...

Vou postar aqui pra vc dar uma olhada! Eu ficarei grato heimm..ehehehe

Anexos

André , parece que o programa de configuração só funciona com Windows ! 

( como postado anteriormente) 

Outra opção é você baixar o programa de configuração do UHF RFID usando um PC . 

Eu acho que conectando com o PC , poderá alterar a configuração do  jeito que precisa e tudo vai dar certo.

E depois conecte-o ao Arduino. 

A tela de configuração é essa. Se tiver duvida imprima a sua tela :

Não, calma-la. É mais simples doque você imaginha. Esquece Shields e qualquer outra parafernalha. Vc só precisa de um cabo conversor Serial<->USB. Veja o meu caso... na figura em anexo.

Como você pode perceber, é um cabo simples. No lado RS232, ele possui um chip que faz a conversão. O chip geralmente fica embutido no proprio plug, então vc nem vê. Esse cabo vc compra em qualquer loja de cabo, eletronica, computação, etc.. Não custa mais que R$ 10,00

Quando vc pluga o cabo na USB do RPi, ele cria um dispositivo de I/O em /dev/ttyUSB0. Esse dispositivo é uma serial "fakeada" em USB.

Olha só... estou um pouco corrido hoje. A noite eu passo maiores detalhes do projeto, OK ? Mas não sai comprando shield não. As unicas coisas que vc precisar ter/comprar são:

1) Placa Raspberry PI (pode ser v2 que é mais barado que v3)
2) Cartão de memória SanDisk classe 4 de 8Gb
3) Cabo de conversão USB<->RS232

Vc também vai precisar de um monitor com entrada para HDMI (caso não tenha pode ligar em sua TV) porque é a unica forma de vc instalar o Raspbian (SO recomendado para o RPi), um mouse USB e um teclado USB. Depois que vc instalar o SO e configurar IP fixo, pode acessar via SSH a partir de um computador em sua rede local. Dai vc pode dispensar o monitor, teclado e mouse.

Anexos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço