Projeto: Alimentador Automático para Cães com Arduino

 Boa noite, sou novo no Laboratorio e também no Arduino e na Eletrónica. Passo-me a apresentar, chamo-me Rui e sou do norte de Portugal.

 Quando ouvi falar no Arduino decidi pesquisar e fiquei muito interessado em aprender a trabalhar com ele, tenho pesquisando bastante e começo a perceber o básico.

 O que me fez iniciar este tópico foi a necessidade de alimentar dois "lobos" que tenho cá em casa, por vezes tenho dificuldades em o fazer, porque passo pouco tempo em casa.

O que quero fazer é um sistema que despeje uma quantidade controlada de comida, 2 vezes por dia de forma automática.

 Sei que é possível fazer isso com o Arduino e com a ajuda de alguns periféricos como motores, etc.

 O que eu também precisava era da vossa ajuda, já vi que isto é uma comunidade cheia de experts em Electrónica e Arduino e que gostam de ajudar e compartilhar os seus conhecimentos.

 Quanto ao projeto que tenho em mente, fiz uma espécie de desenho que mostra de forma geral o que tenho pensado:

 Espero que seja fácil de entender. Neste momento já encomendei algum material que acho que vou necessitar mas queria a vossa a opinião para ver o que falta:

Material Encomendado:

- Arduino Uno R3
- Breadboard 830 Points
- Jumpers
- Resistors
- 2x Potenciometro 10k OHM
- RTC DS 1307 (real time clock)
- LCD 1602
- LED's

- L298N DC Stepper Motor Dual H Bridge Drive Controller (enganei-me a comprar esta ponte, não sei se esta faz o mesmo que a L293D)

Material que tenho em Casa:

- Motores (tenho drives cd's velhas penso que consigo aproveitar alguma coisa)*
- Alimentação 9V para Arduino
- Material para o Esqueleto do Projeto (depósito, tubos, ...)

* Não sei bem que tipo de motor deva usar, o meu objectivo é fazer rodar de forma controlada a peça que empurra a comida até atingir a quantidade desejada. Para medir a quantidade desejada estava a pensar controlar por alto ou seja se o cão tem de comer 300gr ver o numero de voltas que o motor precisa para chegar a essa quantidade.

Agradeço já a todos os membros que se mostrarem dispostos a me ajudarem.

Obrigado

Exibições: 66029

Responder esta

Respostas a este tópico

A Alimentação do motor tmb n pode ser feita pelo arduino, use outra fonte para alimenta-los...

use transistores pra acionamento dos motores... tem muita coisa falando disso... e se for usar servo motor alimentação do mesmo terá que ser separada... abraços...

Boas Renyer como posso então fazer para alimentar o arduino e os motores usando a eletricidade de casa?

Eu vou usar 2 motores de passo, que tipo de transistors vou precisar?

O Mosfet N serve?

Obrigado

Você pode usar motor de microondas, ele tem rotação de 5/6 rpm, e um de 20/24 rpm o de menor rotação

demora muito para descer a ração, porem você pode usar o de 20/24 rpm, está para chegar para mim alguns motores deste, só que ele é imã permanente, que todas as vezes que eu energizo ele vira aleatóriamento de

um lado para outro.

Muito simples, fazer sisteminha  de catraca com alavanca, catraca de bicicleta pequena, para que ele vire somente de um lado, se acaso ele virar do lado contrario automaticamente ele inverte a rotação.

espero ter ajudado.

procurar no site    www.soldafria.com.br  motor de microondas

Sim já vi mas como eu sou noob e aquilo está explicado de formal geral tenho algumas dificuldades em entender

Eu ao usar a ponte h l298n vou precisar de algum tipo de transistor ou rele? Já li varias coisas sobre estes dois componentes mas não consigo perceber muito bem para o que serve e quando e que vou precisar deles no meu projecto.

Se houver alguém com paciência para dar uma explicação pratica agradecia ;)

Bom dia Rui, 

Me tira uma dúvida, você comprou só o componente l298n ou um modulo(shield) completo com o l298n? 

Ok. Tenho um igual (muda só a cor, mas em funcionalidade é igual). Vou preparar um tutorial com ele aqui e te mando.

Leonardo,

não deixa a gente curioso. Posta aqui,ok?

Já conseguiu o tutorial? :)

Uma dúvida estas pontes servem mais para controlar a direção de um motor eu para controlar a velocidade de um motor de passo a porta pwm não chega?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço