Projeto: Alimentador Automático para Cães com Arduino

 Boa noite, sou novo no Laboratorio e também no Arduino e na Eletrónica. Passo-me a apresentar, chamo-me Rui e sou do norte de Portugal.

 Quando ouvi falar no Arduino decidi pesquisar e fiquei muito interessado em aprender a trabalhar com ele, tenho pesquisando bastante e começo a perceber o básico.

 O que me fez iniciar este tópico foi a necessidade de alimentar dois "lobos" que tenho cá em casa, por vezes tenho dificuldades em o fazer, porque passo pouco tempo em casa.

O que quero fazer é um sistema que despeje uma quantidade controlada de comida, 2 vezes por dia de forma automática.

 Sei que é possível fazer isso com o Arduino e com a ajuda de alguns periféricos como motores, etc.

 O que eu também precisava era da vossa ajuda, já vi que isto é uma comunidade cheia de experts em Electrónica e Arduino e que gostam de ajudar e compartilhar os seus conhecimentos.

 Quanto ao projeto que tenho em mente, fiz uma espécie de desenho que mostra de forma geral o que tenho pensado:

 Espero que seja fácil de entender. Neste momento já encomendei algum material que acho que vou necessitar mas queria a vossa a opinião para ver o que falta:

Material Encomendado:

- Arduino Uno R3
- Breadboard 830 Points
- Jumpers
- Resistors
- 2x Potenciometro 10k OHM
- RTC DS 1307 (real time clock)
- LCD 1602
- LED's

- L298N DC Stepper Motor Dual H Bridge Drive Controller (enganei-me a comprar esta ponte, não sei se esta faz o mesmo que a L293D)

Material que tenho em Casa:

- Motores (tenho drives cd's velhas penso que consigo aproveitar alguma coisa)*
- Alimentação 9V para Arduino
- Material para o Esqueleto do Projeto (depósito, tubos, ...)

* Não sei bem que tipo de motor deva usar, o meu objectivo é fazer rodar de forma controlada a peça que empurra a comida até atingir a quantidade desejada. Para medir a quantidade desejada estava a pensar controlar por alto ou seja se o cão tem de comer 300gr ver o numero de voltas que o motor precisa para chegar a essa quantidade.

Agradeço já a todos os membros que se mostrarem dispostos a me ajudarem.

Obrigado

Exibições: 66026

Responder esta

Respostas a este tópico

Thomaz,

Boa Tarde!

Você conseguiu resolver o problema de trava do motor?

Meu nome é Fernando, e tenho dois gatos, que acordam muito cedo pra comer, ai resolvi criar um comedouro automático, que estou desenvolvendo pras galinhas do sitio.

Consegui até a rosca sem fim mas o motor de passo tem hora que perde a força ou não roda.

Como você resolveu o problema do motor ?

Pessoal desmontei um Drive de Cd's e saquei de lá alguns motores:

http://www.escol.com.my/Datasheets_specs/Motor-ppn13.pdf

http://www.eminebea.com/content/html/en/dc_list/pdf/mdn3.pdf

Tem outro que não tem referencia que penso que era o da óptica

Eu não percebo praticamente nada de eletronica mas penso que estes motores não servem para este projeto pois nao?

A intenção era fazer girar estas peças:

Rui,  esses motores de CD não vão dar conta de rodar essa peça que barra a saída da ração. Eu penso que eles não tem força suficiente. 

sabes dizer um que aches que tenha força suficiente?

Obrigado

O primeiro é muito fácil de usar, principalmente nas ligações com o arduino. Eu tenho um desse, veio com meu primeiro kit do arduino, mas nunca usei com carga. Acredito que poderia começar testando o mesmo. O ultimo é o mais "forte" e funciona com o L298N que você ja tem, mas é mais caro.

Eu testaria primeiro o mais barato. Pelo que vi no anuncio acompanha um ULN2003 como driver, mas pode usar o L298N também.

Vou mandar vir um do mais barato então e logo vejo a reação dele caso não aguente com a comida do meu labrador deve aguentar com a comida do meu mais pequeno que parece comida de gato.

Mando vir o de 5v ou o de 12v? tem um de 12v com caixa redutora deve ter mais força não?

Muito obrigado Leonardo pela ajuda ;)

O arduino é alimentado com 5V e o driver do motor de passo também. Se vc optar pelo de 12V terá que usar um regulador de tensão. Então, por comodidade, acho que o de 5V é mais fácil de implementar, pois vai exigir menos componentes.

Pela posição do eixo no de 5V acho que ele também deve ter uma redução, mas não tenho certeza.

Já confirmei esses de 5v também têm engrenagem e redução, vou mandar vir um ;P

O módulo L298N que tenho consigo controlar dois motores destes?

O arduino é alimentado por 5v via usb. Eu posso alimenta-lo até um maximo de 12v certo?

Eu estava a pensar adaptar o projeto para usar a energia de casa.

A diferença de 5v para 12v influencia a força do motor?

Para regular a tensão usava um potenciometro certo?

Eu não recomendaria ficar com 12v direto no Arduino, pois o recomendado é 5V. Para ligar na energia da casa você pode usar uma fonte tipo carregador de celular com saída para 5v com 1 ou 2 amperes para ligar o motor junto.

Muito obrigado pela ajuda que tem dado Leonardo :)

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço