Pessoal , estou lançando esse novo projeto open source, isto é, quem quiser ajudar será bem vindo.

Todos terão acesso á todo projeto, portanto cada um poderá montar o seu.

Depois de desvendar o funcionamento de controle remoto sem fio no Lab de Garagem, agora já é possível começar o projeto.

http://labdegaragem.com/forum/topics/desvendando-controle-remoto-rf

Esse diagrama em blocos que eu fiz é uma idéia inicial. Quando sugerir alguma coisa, especifique de qual bloco esta tratando, para facilitar a compreensão de todos.

Módulo de recepção RF :

A frequência que usarei é a de 433,92 MHz - a mais comum. Mas nada impede de usar outra frequência, desde que o receptor, os sensores e o controle remoto sejam da mesma frequência.

O sistema de codificação que usarei é o do chip Encoder HT6P20B. 

Data sheet :http://www.holtek.com.tw/pdf/consumer/6p20v170.pdf

Selecionei esse, pois existem inúmeros sensores e controles remotos que usam esse chip.

Vejam no tutorial mencionado acima, para entender como ele funciona.

Módulo RTC :

Usando o chip DS1307 - muito comum. Será usado para registro de log, isto é, todas a operações realizadas pelo Arduino serão registradas com horário. Exemplo: Alarme ativado, alarme disparado, sensor ativado, etc. Esses arquivos de log serão gravados no Módulo SD CARD.

Painel - Botões :

Painel de controle do Alarme, podendo ter botões, como aprender sensor, aprender controle remoto, etc. Se necessário, poderá ter um teclado numérico para digitação de senha e ou  de configurações.

Módulo Sirene:

Seria interessante inovar na sirene, como usar sons personalizados. 

No início poderá ser usada uma sirene comum.

Módulo Display LCD:

Para mostrar status do alarme, horário, configuração e disparos, etc

Interface WEB / GSM:

O objetivo é enviar email ou então mensagem SMS, avisando o proprietário que o alarme foi disparado. Informando qual sensor e qual horário foi acionado.

Seria muito bom também se o proprietário pudesse remotamente ativar ou desativar o alarme  e verificar o status do mesmo. 

Fonte / Bateria:

Fonte de alimentação do Alarme e da Sirene. Uma bateria de backup é essencial.

O projeto esta lançado. Aos poucos acrescentarei mais informações.

Agradeço antecipadamente a todos que desejarem fazer contribuições para o projeto.

Sempre quis gerenciar um projeto OPEN SOURCE, e esta vai ser uma nova oportunidade.

Open Source (Código Aberto):

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_aberto

Gustavo Murta (BH) .

Exibições: 59389

Responder esta

Respostas a este tópico

outra coisa, se vc liberar acesso externo..

vc acessa por SSH diretamente seu RPi para configurar, programar .. etc..

tem ate uma IDE online q vc pode instalar p programar diretamente nele.

Caso não queira toda essa facilidade, instala o ftp, e envia os arquivos direto.

Simples.

Rogério , você já usou a linguagem  Processing no Raspberry Pi ?

(ela tem interface para Arduino) 

E a IDE do próprio Arduino?

eu já usei processing, pelo q vi é uma linguagem pra vc fazer projetos visuais, de modo grosso, juntar arte com eletrônica.

Erick eu pensei em usar em PROCESSING devido a facilidade de montar uma interface gráfica.

Vamos avançando no projeto e depois a gente escolhe a melhor opção.

Estava usando Ruby, mas como eu estou fazendo agora tudo com http://socket.io/

Migrei para o Node.JS, pois a comunicação realtime com node achei melhor.

Oque seria essa comunicação realtime:

    Um exemplo é vc acessar a interface web, e não precisar atualizar a pagina e ficar recebendo atualizações automaticas em tempo real diretamente do RPi. O RPi recebe dados dos CIs e envia para a pagina. Esse envio automatico poderia ser um "push notification" que no mundo mobile é o alerta que aparece sem vc abrir nenhum programa, como atualizações automaticas na tela.

Veja esses exemplos que fiz com AJAX: https://www.youtube.com/playlist?list=PLbUAcqHuByzfm9od5kHKArjKIAtf...

A diferença é que AJAX não é realtime, ele envia uma requisição HTTP a cada período de tempo, aumentando consumo de memoria, tempo de processamento, etc , etc..

Sem o uso do arduino, usando apenas CIs de expansão.. comunicação por I2C e SPI, com apenas o Node.js e com Raspberry PI fiz acionamentos, leituras de sensores, etc..etc..

Mas depois de algumas pesquisas notei que é melhor uma placa microcontrolada, lendo sensores e fazendo acionamentos e retornando dados para o RPi.

Por isso resolvi criar tipo um shiedl que teria um atmega328, expansores de portas digitais (16 o 32 canais "dois ou quatro PCF8574"), expansores para portas analogicas (16 ou 32 canais "dois ou quatro 4051") e se comunicando com o Raspberry ou pelos pinos rx, tx ou I2C mesmo.

Colegas, vou aguardar a respostas do Guilherme Spadaccia e do Afonso Turcato.

Se todos concordarem, a gente suspende temporariamente o projeto Alarme Arduino sem fio e começa 

um novo tópico - Alarme sem fio - Raspberry Pi / Arduino - Open Source, ok?

(aproveitando todo o material já desenvolvido no Alarme Arduino) 

Podemos usar um Arduino Mini para fazer a descodificação do código dos sensores e dos controles remotos.

E o gerenciamento do Alarme fica por conta do Raspberry Pi.

Cara, ja trabalhei em uma empresa que desenvolveu um painel de alarme totalmente sem fio.

José fala comigo no chat p eu te mandar o link

Opa, topo com certeza... Eu ainda não tenho RPi, mas como ja queria comprar um, vou usar isso como motivação... hehehe

E outra, não precisamos perder nossas implementações no arduino, o projeto pode ter duas implementações, uma mais barata e mais simples usando arduino e uma mais robusta e consequentemente mais cara usando o RPi.

Sempre haverá público pra todo tipo de implementação.

abraços

Ótimo ! 

Podemos prosseguir então com a plataforma Raspberry PI / Arduino.

E depois de pronta, poderemos criar uma solução mais barata somente com Arduino, mas com menos recursos.

Obrigado e abraços !


olha ai como ficou o que to fazendo! 

Legal demais! 

Recomendo dar uma arrumada nesse fios, senão depois nem você vai entender ...

esse é um dos meu problemas, sou ansioso demais, enquanto não vejo a parada pronta não sossego...eheheh...mais pra frente vo refazer até o case.... 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço