Pessoal , estou lançando esse novo projeto open source, isto é, quem quiser ajudar será bem vindo.

Todos terão acesso á todo projeto, portanto cada um poderá montar o seu.

Depois de desvendar o funcionamento de controle remoto sem fio no Lab de Garagem, agora já é possível começar o projeto.

http://labdegaragem.com/forum/topics/desvendando-controle-remoto-rf

Esse diagrama em blocos que eu fiz é uma idéia inicial. Quando sugerir alguma coisa, especifique de qual bloco esta tratando, para facilitar a compreensão de todos.

Módulo de recepção RF :

A frequência que usarei é a de 433,92 MHz - a mais comum. Mas nada impede de usar outra frequência, desde que o receptor, os sensores e o controle remoto sejam da mesma frequência.

O sistema de codificação que usarei é o do chip Encoder HT6P20B. 

Data sheet :http://www.holtek.com.tw/pdf/consumer/6p20v170.pdf

Selecionei esse, pois existem inúmeros sensores e controles remotos que usam esse chip.

Vejam no tutorial mencionado acima, para entender como ele funciona.

Módulo RTC :

Usando o chip DS1307 - muito comum. Será usado para registro de log, isto é, todas a operações realizadas pelo Arduino serão registradas com horário. Exemplo: Alarme ativado, alarme disparado, sensor ativado, etc. Esses arquivos de log serão gravados no Módulo SD CARD.

Painel - Botões :

Painel de controle do Alarme, podendo ter botões, como aprender sensor, aprender controle remoto, etc. Se necessário, poderá ter um teclado numérico para digitação de senha e ou  de configurações.

Módulo Sirene:

Seria interessante inovar na sirene, como usar sons personalizados. 

No início poderá ser usada uma sirene comum.

Módulo Display LCD:

Para mostrar status do alarme, horário, configuração e disparos, etc

Interface WEB / GSM:

O objetivo é enviar email ou então mensagem SMS, avisando o proprietário que o alarme foi disparado. Informando qual sensor e qual horário foi acionado.

Seria muito bom também se o proprietário pudesse remotamente ativar ou desativar o alarme  e verificar o status do mesmo. 

Fonte / Bateria:

Fonte de alimentação do Alarme e da Sirene. Uma bateria de backup é essencial.

O projeto esta lançado. Aos poucos acrescentarei mais informações.

Agradeço antecipadamente a todos que desejarem fazer contribuições para o projeto.

Sempre quis gerenciar um projeto OPEN SOURCE, e esta vai ser uma nova oportunidade.

Open Source (Código Aberto):

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_aberto

Gustavo Murta (BH) .

Exibições: 59394

Responder esta

Respostas a este tópico

Erick estou refletindo sobre todo o sistema.

O que você e os outros colaboradores acham da gente usar o Arduino somente como decodificador do código do sinal de RF e implementar todo o alarme com o Raspberry PI ?

Vai facilitar tudo. O Raspberry seria acionado através de interrupções e se comunicaria com o Arduino pela interface serial ou I2C.

O Raspberry seria o gerenciador do alarme. Tem conexão com a internet, video, audio e muito mais...

O que acham disso? Vai mudar o foco de todo o projeto. E vai ficar mais caro. Um dos objetivos é o baixo custo.

Estou achando que esse alarme vai sobrecarregar o Arduino e que ele não vai dar conta de todas as operações.

Respondam por favor. Obrigado

Ou também tem aquela possibilidade já dita antes de usar um ATtiny 85 somente para  decodificar o código recebido. 

E o Arduino seria ainda o gerenciador do Alarme.

Qual das duas opções vamos seguir?

Se migrar para o Raspberry PI eu estou dentro!

Com o RPi é outra coisa, liberdade para programação.. etc.etc

poderia esquecer ate o arduino e usar apenas os CIs mesmo.

Atmega328, lendo sensores, se precisar coloca um expansor de portas..

RPi com toda interface web e mobile, conexão socket... etc..etc..

eu estive pensando a mesma coisa esses dias

O raspeberry pi tem Wi-fi?


caso mantivesse no arduino pensei em criar modulo separados com arduino nano ou attiny85 para aliviar um pouco a carga do arduino, porem não sei até quantos arduino podem se conectar em um único arduino.

a ideia é boa vamos amadurece-lá e eu só teria q comprar um raspeberry PI...rsss

O meu Raspberry Pi tem um um hub USB com quatro portas.

O Raspberry já tem duas portas USB. Portanto com o Hub, temos cinco portas disponíveis.

No meu caso uso um Wifi USB 

ASUS Adaptador Wi-Fi 150Mbps 802.11b/g/n - USB-N10

E um teclado e mouse sem fio:

Teclado e Mouse MK220 Logitech 

As ourtras portas poderiamos usar uma web cam e ligar um celular barato para envio de mesnagens SMS.

o que me chamou atenção foi a liberdade em programar e o OS ser linux, pode ser feito em java, php, python e ele mesmo pode rodar requisições nodejs para verificação em tempo real de status de sensores e etc

e em relação as pinagens para o colocar sensores ou o receptor RF?

fiz algo parecido, mas não tao bem feito.. hehehe

Obrigado !

Esse é o meu Lab para desenvolvimento das minhas experiências :

nem precisa de mouse e teclado.

Depois de conectar ele a rede..

basta acessar por SSH..

pois é mais uma facilidade!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço