Pessoal , estou lançando esse novo projeto open source, isto é, quem quiser ajudar será bem vindo.

Todos terão acesso á todo projeto, portanto cada um poderá montar o seu.

Depois de desvendar o funcionamento de controle remoto sem fio no Lab de Garagem, agora já é possível começar o projeto.

http://labdegaragem.com/forum/topics/desvendando-controle-remoto-rf

Esse diagrama em blocos que eu fiz é uma idéia inicial. Quando sugerir alguma coisa, especifique de qual bloco esta tratando, para facilitar a compreensão de todos.

Módulo de recepção RF :

A frequência que usarei é a de 433,92 MHz - a mais comum. Mas nada impede de usar outra frequência, desde que o receptor, os sensores e o controle remoto sejam da mesma frequência.

O sistema de codificação que usarei é o do chip Encoder HT6P20B. 

Data sheet :http://www.holtek.com.tw/pdf/consumer/6p20v170.pdf

Selecionei esse, pois existem inúmeros sensores e controles remotos que usam esse chip.

Vejam no tutorial mencionado acima, para entender como ele funciona.

Módulo RTC :

Usando o chip DS1307 - muito comum. Será usado para registro de log, isto é, todas a operações realizadas pelo Arduino serão registradas com horário. Exemplo: Alarme ativado, alarme disparado, sensor ativado, etc. Esses arquivos de log serão gravados no Módulo SD CARD.

Painel - Botões :

Painel de controle do Alarme, podendo ter botões, como aprender sensor, aprender controle remoto, etc. Se necessário, poderá ter um teclado numérico para digitação de senha e ou  de configurações.

Módulo Sirene:

Seria interessante inovar na sirene, como usar sons personalizados. 

No início poderá ser usada uma sirene comum.

Módulo Display LCD:

Para mostrar status do alarme, horário, configuração e disparos, etc

Interface WEB / GSM:

O objetivo é enviar email ou então mensagem SMS, avisando o proprietário que o alarme foi disparado. Informando qual sensor e qual horário foi acionado.

Seria muito bom também se o proprietário pudesse remotamente ativar ou desativar o alarme  e verificar o status do mesmo. 

Fonte / Bateria:

Fonte de alimentação do Alarme e da Sirene. Uma bateria de backup é essencial.

O projeto esta lançado. Aos poucos acrescentarei mais informações.

Agradeço antecipadamente a todos que desejarem fazer contribuições para o projeto.

Sempre quis gerenciar um projeto OPEN SOURCE, e esta vai ser uma nova oportunidade.

Open Source (Código Aberto):

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_aberto

Gustavo Murta (BH) .

Exibições: 59387

Responder esta

Respostas a este tópico

não, nunca fiz projeto de segurança com portão, alarme, controle remoto ou coisa do gênero, mas sim apenas em sistemas programados em php e/ou arduino comunicando com servidores 

Sanilo , o HCS201 não pega nenhuma mensagem e criptografa. 

Ele gera a sequencia de códigos já criptografados e faz esse processo muito rapidamente , logo após  o botão ser acionado pelo usuário. 

E do mesmo modo, o processo de descriptografia do código recebido é também muito rápido. 

Já li algo sobre o processo de criptografia. São executadas algumas operações lógicas com uma sequência de bits. Operações como deslocamento de bits, operações de AND, OR, etc. 

Achei isso sobre Rolling Code :

http://www.protejaecontrole.com.br/como-funciona-os-controles-rolli...

http://www.atmel.com/images/atmel-2600-avr411-secure-rolling-code-a...

Olá josé obrigado por responder, sim entendi, é praticamente instantaneo o processo, por acaso sabe algum link com exemplos básicos de codigos de segurança de controles de alarme que eu possa dar uma estudada e tentar entender? Gostaria de criar um algoritmo que posso usar o Atmega328 com uma segurança parecida com o roling code.

Ola Afonso, sua informação veio a calhar, estou  tentando fazer um controle remotor RF REMOTO HT12D E HT12E  com módulos RF  XY-MK-5V - 315MHZ

Mas se posso dispensar os encoder e decoder, melhor ainda. diminui os custos. E ainda aumenta os numeros de comandos de saida de dados.

Mas:  

A grande vantagem em fazer isso é não necessitar do chip encoder (óbvia! rs.) e tb poder adicionar mais bits de dados (mais botões) e/ou até valores analógicos, criando assim um "protocolo proprietário" baseado no HT6P20B.

 

SABE ME DIZER, se depois eu poderia usar A tecnologia “Rolling Code”  para criptografar o codigo? usando ARDUINO.

Mas como conseguir os codigos das teclas para acionar diversos perifricos e usar esses codigos para usar na programação do ARDUINO?

Obrigado

Agora fiquei curioso!

Se ao invés de usar o encoder HT6P20B no circuito acima, usássemos o HCS201 (Hopping Code), bastaria apenas trocar o chip (e os componentes auxiliares)?

E assim, eu poderia criar um controle para os receptores q utilizam essa tecnologia? Ou o chip HCS201 tem q tb ser configurado? Tipo fazer um programa e gravar nele antes.

Alguém já tentou criar um controle com o HCS?

Turcato como já citei no tutorial sobre os controles remotos RF, o HCS201 é criptografado.

Somente quem grava o chip (fabricante do controle remoto) tem a chave criptografada.

Sem essa chave, é impossível decodificar o sinal transmitido. A cada transmissão o sinal é diferente.

http://labdegaragem.com/forum/topics/desvendando-controle-remoto-rf

Minha dúvida é um pouco diferente: me refiro a tirar um chip HCS201 de um controle e montá-lo em uma protoboard junto com um módulo transmissor RF, mais os botões, resistores...

Assim, eu poderia ter um controle Hopping Code similar ao que vc fez com o HT6P20B acima. Certo?

Vantagens: poderia utilizá-lo para acionar centrais/receptores q só aceitam tecnologia Hopping Code e este controle não poderia ser clonado!

Agora, se comprar o chip HCS201 de uma loja, provavelmente para utilizá-lo, antes teremos que comprar tb um gravador (para configurar as chaves nele). Correto?

Não sei vendem o HCS201 a varejo. Acredito que só para fabricantes de controle remoto, pois a Holtek tem que repassar as rotinas...

Bom, aih eu tb não sei te falar!

TRECHO REMOVIDO POR VIOLAR OS TERMOS DE USO

Ops! esqueci q não posso colocar link de produtos aqui.

Mas, apenas para a resposta não ficar incompleta, eu escrevi na resposta acima q encontrei vendendo o chip HCS201 avulso no Mercado Livre e, portanto, não sei afirmar se é possível ou não comprá-lo avulso nessas lojas de produtos eletrônicos ou apenas "fechando" contrato com a Microchip ou Holtek.

Se alguém souber como isso funciona, avise-nos!

Boa noite! obrigado pelo conteudo, não precisa do ground no pino  3 do HT620B?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço