Pessoal , estou lançando esse novo projeto open source, isto é, quem quiser ajudar será bem vindo.

Todos terão acesso á todo projeto, portanto cada um poderá montar o seu.

Depois de desvendar o funcionamento de controle remoto sem fio no Lab de Garagem, agora já é possível começar o projeto.

http://labdegaragem.com/forum/topics/desvendando-controle-remoto-rf

Esse diagrama em blocos que eu fiz é uma idéia inicial. Quando sugerir alguma coisa, especifique de qual bloco esta tratando, para facilitar a compreensão de todos.

Módulo de recepção RF :

A frequência que usarei é a de 433,92 MHz - a mais comum. Mas nada impede de usar outra frequência, desde que o receptor, os sensores e o controle remoto sejam da mesma frequência.

O sistema de codificação que usarei é o do chip Encoder HT6P20B. 

Data sheet :http://www.holtek.com.tw/pdf/consumer/6p20v170.pdf

Selecionei esse, pois existem inúmeros sensores e controles remotos que usam esse chip.

Vejam no tutorial mencionado acima, para entender como ele funciona.

Módulo RTC :

Usando o chip DS1307 - muito comum. Será usado para registro de log, isto é, todas a operações realizadas pelo Arduino serão registradas com horário. Exemplo: Alarme ativado, alarme disparado, sensor ativado, etc. Esses arquivos de log serão gravados no Módulo SD CARD.

Painel - Botões :

Painel de controle do Alarme, podendo ter botões, como aprender sensor, aprender controle remoto, etc. Se necessário, poderá ter um teclado numérico para digitação de senha e ou  de configurações.

Módulo Sirene:

Seria interessante inovar na sirene, como usar sons personalizados. 

No início poderá ser usada uma sirene comum.

Módulo Display LCD:

Para mostrar status do alarme, horário, configuração e disparos, etc

Interface WEB / GSM:

O objetivo é enviar email ou então mensagem SMS, avisando o proprietário que o alarme foi disparado. Informando qual sensor e qual horário foi acionado.

Seria muito bom também se o proprietário pudesse remotamente ativar ou desativar o alarme  e verificar o status do mesmo. 

Fonte / Bateria:

Fonte de alimentação do Alarme e da Sirene. Uma bateria de backup é essencial.

O projeto esta lançado. Aos poucos acrescentarei mais informações.

Agradeço antecipadamente a todos que desejarem fazer contribuições para o projeto.

Sempre quis gerenciar um projeto OPEN SOURCE, e esta vai ser uma nova oportunidade.

Open Source (Código Aberto):

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_aberto

Gustavo Murta (BH) .

Exibições: 59385

Responder esta

Respostas a este tópico

Prezado Turcato,

adorei essa ideia de emular o HT6P20B, mas gostaria de saber se pode ser rodado no arduino pro mini?

Sem duvida funcionará , Ramiro.

Ola josé tudo bem, tambem tenho uma duvida a respeito do HT12D E HT12E.

Eles não me dão nenhuma segurança, no caso, não existe nenhuma criptografia, os codigos que ele envia são todos os mesmos certo?

Posso criptografar esses codigos ou não?

É possivel eu criar uma lista de codigos como no caso do HCS201 para enviar para um PIC por exemplo?

O chip HCS201 ja tem dentro dele varios codigos(milhões de codigos ja gravados) certo? Ele é uma memoria EEPROM ou microcontrolador?

Bom dia Sanilo, 

O nivel de segurança do HT12D/E é o similar ao HT6P20B.

A diferença é que o HT12X tem menos bits de endereçamento e mais facil de descodifica-lo.Os codigos são sempre os mesmos.

Se você pretende  criptografar os códigos, vai precisar de um microcontrolador para fazer a geração do código no transmissor  e um outro microcontrolador no receptor para descodifica-lo. Não há necessidade em usar um HT12X.

No caso do HCS201 não existe lista de códigos. O código é gerado no transmissor usando um algoritmo de criptografia. No receptor o mesmo algoritmo é usado para descodifica-lo.

Não existem  códigos armazenados no HCS201, eles sáo gerados no momento em que o usuário aperta o botáo. Ele é um microcontrolador.A cada transmissão um novo código é gerado.

Sem contar que não adianta nada criptografar. Imagine uma situação em que o código é sim criptografado, mas o bandido consegue capturar, ouvir, armazenar o código transmitido pelo ar. Depois esse bandido cria um transmissor que simplesmente replica o sinal criptografado mesmo. Pronto, está feita a lambança! O receptor, se não tiver um mecanismo de segurança que trate de saber se a origem do sinal é confiável ou não, esse receptor irá simplesmente considerar o sinal como autêntico.

Então o que esse sistema de segurança a ser projetado tem que fazer? Precisa encriptar no sinal alguma flag de forma que quando desincriptar, essa flag possa ser lida. Essa flag poderia ser por exemplo, um número sequencial crescente. Dessa forma, se o sinal encriptado futuro contiver uma flag "velha", significa que aquela flag não é mais válida.

Eu quando faço esquemas de criptografar mensagens, embuto o timestamp, isto é, a data/hora que a mensagem foi cifrada. Depois, na hora de desincriptar, verifico há quanto tempo a mensagem foi encriptada e, se for muito velha, invalido-a.

Olá imhugo, sim verdade, andei pesquisando e pelo que entendi para criar um sistema mais seguro tenho que bolar um coisa desse tipo. O microcontrolador gera um numero aleatório e coloca a mensagem original com esse numero aleatório gerando a mensagem criptografada depois envia. Assim o sinal sempre vai ser diferente, não tinha entendido isso e estou perguntando para o josé porque ainda não tenho certeza se é isso...ehhehe.

Gostaria de criar uma criptografia desse tipo mais ainda preciso de mais informação.

Obrigado

Hugo, preciso fazer uma correção no seu comentário. 

O processo de criptografia é bastante eficaz e não funciona como esta pensando.

Cada vez que o código enviado é enviado,  muda algum controle de sequência que impede que  o mesmo código  repetido seja aceito !

Não adianta você copiar uma sequencia e tentar reenvia-la, pois não vai funcionar! 

Assim funciona a criptografia do chip HCS201. 

Verdade Murta, se o esquema impede que um código já usado seja aceito, é mais eficaz sim (HCS201).

Mas se vc basear o esquema de segurança apenas usando um encoder como o HT12X, sem aplicar nenhuma outra camada de segurança, o esquema é vulnerável, pois estaremos apenas cifrando a mensagem sem tomar o cuidado de fazer outras validações importantes

Bom dia José, obrigado pela resposta.Mais ainda tenho algumas duvidas, só me diz se o que eu penso esta ou errado ou certo, vou tentar explicar, no caso da criptografia o microcontrolador então pega a mensagem original então baseada em uma sequencia de de bits que o microcontrolador gera aleatóriamente ele coloca essa mensagem original mais a sequencia de codigo gerada, coloca no algoritimo gera um sinal criptografado baseado no algoritimo? Após isso tudo isso ele envia para o receptor e então o receptor pega esse codigo criptografado e faz o processo inverso? Não sei se ficou um pouco confuso....

Obrigado

Ah imhugo entendi o que vc quis dizer mas não entendi muito bem essa técnica que tentou me explicar, e esqueci de citar uma condição do receptor,  o receptor só aceita uma vez o valor encriptado, se ele receber o mesmo valor novamente ele irá ignorar o valor. O que vc acha disso? Ai então ja fica mais difícil de hackear certo? 

Obrigado pela atenção

Aí sim, se o sinal encriptado funciona apenas uma única vez no receptor, fica difícil de hackear sim. Se não me engano, a técnica chamada de "rolling code" usa algo parecido com isso

Ah beleza, o problema é desenvolver um sistema desses...hehhe, vou pesquisar mais pra ver se encontro alguma coisa e também preciso estudar  mais sobre programação arduino, acredito que com arduino consigo fazer isso, vc ja desenvolveu algo parecido?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço