Pessoal , estou lançando esse novo projeto open source, isto é, quem quiser ajudar será bem vindo.

Todos terão acesso á todo projeto, portanto cada um poderá montar o seu.

Depois de desvendar o funcionamento de controle remoto sem fio no Lab de Garagem, agora já é possível começar o projeto.

http://labdegaragem.com/forum/topics/desvendando-controle-remoto-rf

Esse diagrama em blocos que eu fiz é uma idéia inicial. Quando sugerir alguma coisa, especifique de qual bloco esta tratando, para facilitar a compreensão de todos.

Módulo de recepção RF :

A frequência que usarei é a de 433,92 MHz - a mais comum. Mas nada impede de usar outra frequência, desde que o receptor, os sensores e o controle remoto sejam da mesma frequência.

O sistema de codificação que usarei é o do chip Encoder HT6P20B. 

Data sheet :http://www.holtek.com.tw/pdf/consumer/6p20v170.pdf

Selecionei esse, pois existem inúmeros sensores e controles remotos que usam esse chip.

Vejam no tutorial mencionado acima, para entender como ele funciona.

Módulo RTC :

Usando o chip DS1307 - muito comum. Será usado para registro de log, isto é, todas a operações realizadas pelo Arduino serão registradas com horário. Exemplo: Alarme ativado, alarme disparado, sensor ativado, etc. Esses arquivos de log serão gravados no Módulo SD CARD.

Painel - Botões :

Painel de controle do Alarme, podendo ter botões, como aprender sensor, aprender controle remoto, etc. Se necessário, poderá ter um teclado numérico para digitação de senha e ou  de configurações.

Módulo Sirene:

Seria interessante inovar na sirene, como usar sons personalizados. 

No início poderá ser usada uma sirene comum.

Módulo Display LCD:

Para mostrar status do alarme, horário, configuração e disparos, etc

Interface WEB / GSM:

O objetivo é enviar email ou então mensagem SMS, avisando o proprietário que o alarme foi disparado. Informando qual sensor e qual horário foi acionado.

Seria muito bom também se o proprietário pudesse remotamente ativar ou desativar o alarme  e verificar o status do mesmo. 

Fonte / Bateria:

Fonte de alimentação do Alarme e da Sirene. Uma bateria de backup é essencial.

O projeto esta lançado. Aos poucos acrescentarei mais informações.

Agradeço antecipadamente a todos que desejarem fazer contribuições para o projeto.

Sempre quis gerenciar um projeto OPEN SOURCE, e esta vai ser uma nova oportunidade.

Open Source (Código Aberto):

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_aberto

Gustavo Murta (BH) .

Exibições: 59389

Responder esta

Respostas a este tópico

José Gustavo,

Acho que o que o Claudio quis dizer sobre os sensores 24h é de ter por exemplo um sensor de barreira no muro e mesmo com o alarme "desligado"continua monitorando e caso aconteça algum evento aciona o alarme.

Todos sensores ficarão ligados sempre monitorando.

A gente não precisa desligar sensores sem fio.

Legal - a gente pode criar um sensor de barreira sem fio também!

Obrigado Paulo.

Pessoal, as implementações de tecnologia sem fio tem o objetivo também de simplificar e tornar mais fácil a expansão da central de alarme. Com uma central sem fio posso ter N sensores, ja na com fio estou limitado ao número de terminais de recebimento.

Todo dispositivo de RF, 433 mhz, encodado em ht6p20d VAI funcionar com a central de alarme. Independente se ele será sensor de presença, chave magnética, cerca de IR, controle remoto...

Agora a sugestão de fazer uma monitoria de determinados dispositivos 24 horas pode ser válida sim. Em um ambiente mais complexo eu posso ter sensores de porta que não quero ativar todo tempo, mas quero que minha cerca de IR fique ativada sempre. Essa implementação pode ser um braço da divisão por zonas, assim posso escolher que a sala (sensor de abertura de porta) não ative mas que o sensor do muro ative.

Mas isso ja é uma implementação mais avançada...

José Gustavo,

em relação a interferência, não é que o sensor disparou... na verdade a informação dele não chegou limpa na central por conta de interferências... Aí tive que criar um protocolo para eliminar as interferências....

Já em relação a zona 24hs, a idéia é a seguinte.... Imagine que vc chegou em casa e desligou o alarme.... Apesar de desligado, seria interessante que alguns sensores ficassem permanentemente ligados (cerca elétrica, sensores de barreira, por exemplo). Assim, cada sensor poderia ter uma configuração independente. 

Aproveitando o ensejo, outro ponto que acredito que seja interessante e é uma necessidade que tenho hoje, é a possibilidade de isolar remotamente um sensor. Explicando melhor, tive problemas com sensores que por diversas razões (temperatura, sol, bateria fraca....) ficavam disparando de tempos em tempos, dando um "positivo-falso". Até chegar em casa, pegar a escada e verificar o ocorrido, tinha um monte de mensagens e ligações que ficavam enchendo o meu celular. A única solução, quando se está fora, é desligar a central que equivale a deixar todos os ambientes sem segurança. Entendeu? Para evitar isso poderíamos pensar em isolar um sensor remotamente.

No mais, fico a disposição....

Ah, ia me esquecendo... como o projeto é opensource, não esqueçam de documentar bem o código para que todos possam entender. Como programador posso dizer... pior coisa é tentar entender um código sem documentação. Em alguns casos preferi fazer um código novo.

Abraços

Cláudio , obrigado pela contribuição de idéias.

Você esta se referindo a um alarme que já tem em casa, é isso?

Sobre monitoração 24Hs , eu havia pensado o seguinte (não sei se seria interessante).

Todo sensor disparado daria um apito(ou apitos baixos) mesmo com o alarme desativado.

O motivo é para que o usuário tivesse consciência de que o sensores estão funcionando corretamente.

Por exemplo, toda hora que abrir a porta daria um apito, ou então o usuário poderia configurar quais sensores deveriam apitar. Isso pode ser chato, pois imagine os apitos o dia inteiro...

Mas é caso para se pensar.

A opcão de desativar sensores será levada em conta. Como já informei anteriormente, no prédio onde moro temos um alarme da DSC. E ele tem essa opção. O alarme é ótimo, mas no nosso caso é com fio.

A DSC tem alarme sem fio também - muitas idéias pretendo tirar dele.

Sobre a documentação, também acho importantíssima. Como o projeto esta em andamento, a documentação ainda é limitada. 

abraços, 

Gustavo

Isso.... O exemplo que me referi é sobre o alarme que tenho em casa (sem fio)... A partir da minha experiência com ele é que sugeri essas implementações. 

Sobre a idéia do apito, eu repensaria esse conceito.... Pode ser incômodo.... A idéia é simples. Quando estou em casa alguns sensores mesmo detectando movimento, não disparam o alarme e outros quando detectarem movimento (24hs) acionaram a sirene e todos os demais eventos relativos a intrusão. Os sensores vão sempre enviar sinais, a central de alarme é que trata qual deve ser considerado.

Outra questão importante e que vale a pena refletir, é que um sistema de segurança BOM  funciona sobre premissas de identificação: o quê vc tem, quem vc é e o que vc sabe.... Assim, um controle remoto (o q vc tem) possibilita um nível básico de segurança. Quem tiver o controle ativa/desativa o alarme. 

Como o projeto visa acesso remoto, implementar outros níveis de segurança é muito importante. Já imaginou outra pessoa via web conseguir acionar o portão da garagem via web? Assim, penso que seria interessante usar um nível mais elaborado de segurança para acesso físico e outro para acesso remoto.

Não sei se estou exagerando no cuidado, mas já tive o dessabor de ter sido roubado e não desejo isso a ninguém. Todo cuidado com segurança é pouco.

Abraços

Cláudio, suas considerações são importantes.

 A questão da intrusão pode ser um sinalizador para que o alarme dispare. 

Sobre segurança, em um nível mais avançado podemos pensar em até criptografia de senhas.

Essas questões poderão ser implementadas assim que o projeto estiver pronto.

O alarme ainda não esta completamente operacional.

Obrigado e abraços

Sobre a idéia do apito, eu repensaria esse conceito... 

PORQUE não implementar um aviso via Bluetooth?  

Tem razão, é frustrante não entender um codigo. Alias, qual o nome daqueles sensores de portas de shoping?

Sensor de porta de shopping usam a luz infra-vermelha.

Sensores de barreira.

Amigo, não é ess

Nos Shoppings de BH, são usados os sensores que eu indiquei. 

São usados em portas e escadas rolantes. Para segurança, quando o Shopping esta fechado.

Como você não detalhou qual era a função do sensor da porta, entendi que era esse. 


Mas para abertura automática de portas são usados os sensores de radar, como você mesmo já achou.

Para bom entendedor meia palavra bas....

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço