Pessoal , estou lançando esse novo projeto open source, isto é, quem quiser ajudar será bem vindo.

Todos terão acesso á todo projeto, portanto cada um poderá montar o seu.

Depois de desvendar o funcionamento de controle remoto sem fio no Lab de Garagem, agora já é possível começar o projeto.

http://labdegaragem.com/forum/topics/desvendando-controle-remoto-rf

Esse diagrama em blocos que eu fiz é uma idéia inicial. Quando sugerir alguma coisa, especifique de qual bloco esta tratando, para facilitar a compreensão de todos.

Módulo de recepção RF :

A frequência que usarei é a de 433,92 MHz - a mais comum. Mas nada impede de usar outra frequência, desde que o receptor, os sensores e o controle remoto sejam da mesma frequência.

O sistema de codificação que usarei é o do chip Encoder HT6P20B. 

Data sheet :http://www.holtek.com.tw/pdf/consumer/6p20v170.pdf

Selecionei esse, pois existem inúmeros sensores e controles remotos que usam esse chip.

Vejam no tutorial mencionado acima, para entender como ele funciona.

Módulo RTC :

Usando o chip DS1307 - muito comum. Será usado para registro de log, isto é, todas a operações realizadas pelo Arduino serão registradas com horário. Exemplo: Alarme ativado, alarme disparado, sensor ativado, etc. Esses arquivos de log serão gravados no Módulo SD CARD.

Painel - Botões :

Painel de controle do Alarme, podendo ter botões, como aprender sensor, aprender controle remoto, etc. Se necessário, poderá ter um teclado numérico para digitação de senha e ou  de configurações.

Módulo Sirene:

Seria interessante inovar na sirene, como usar sons personalizados. 

No início poderá ser usada uma sirene comum.

Módulo Display LCD:

Para mostrar status do alarme, horário, configuração e disparos, etc

Interface WEB / GSM:

O objetivo é enviar email ou então mensagem SMS, avisando o proprietário que o alarme foi disparado. Informando qual sensor e qual horário foi acionado.

Seria muito bom também se o proprietário pudesse remotamente ativar ou desativar o alarme  e verificar o status do mesmo. 

Fonte / Bateria:

Fonte de alimentação do Alarme e da Sirene. Uma bateria de backup é essencial.

O projeto esta lançado. Aos poucos acrescentarei mais informações.

Agradeço antecipadamente a todos que desejarem fazer contribuições para o projeto.

Sempre quis gerenciar um projeto OPEN SOURCE, e esta vai ser uma nova oportunidade.

Open Source (Código Aberto):

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_aberto

Gustavo Murta (BH) .

Exibições: 59393

Responder esta

Respostas a este tópico

Ok Rogério. 

A fase inicial de teste não terá botões.

A ativação/desativação será com o controle remoto.

E o disparo do alarme será com o sensor sem fio.

Obrigado !

Seu sistema, quando um sensor é ativado, ele informa qual a zona ?

Vou fazer um modelo basico, apenas com botao de "liga/desliga" alarme.. e um campo para vc retornar dados .. para mostrar na tela.. tipo um log . :) 

Se você ver os primeiros posts, a primeira montagem do Arduino foi realizada com botões, para ser criado o sketch principal.

Depois implementamos o circuito de RF.

https://github.com/ArduinoFree/Alarme-Arduino-Open-Source

Não vamos usar zonas - o display já vai informar qual sensor foi disparado por exemplo :

sensor da porta ativado as 22:40hs - 10/abril/2014 

nesse projeto o nodejs seria mais interessante, pois ele tem a premissa de construir aplicações em tempo real assim possibilitando fazer os logs dos eventos do alarme em tempo real. Não sei se o python tem algo do tipo, nunca estudei a linguagem, mais só vejo pessoas elogiando.

no meu caso, eu vou fazer uma mesclagem de php + nodejs

Pessoal, mais uma versão disponivel no git.

Implementei também a ativação e desativação do alarme por controle de RF.

Endereço: https://github.com/ArduinoFree/Central_de_alarme

Erick, por favor, sei que ja estou parecendo chato mas ainda tenho uma dúvida sobre a tela de login com post.

Me corrija se eu estiver errado, vc acessa seu o site e faz o login, seu site te direciona para seu roteador, que por sua vez direciona para o arduino. Certo?

Mas o que ocorreria se vc ja acessasse direto o seu roteador? Ele ja abriria a tela de controle do alarme?

Que isso cara. Sem problemas em ajudar rsss

E assim. Você faz o login via php para uma outra página php que por sua vez tem os botões onde esses botões mandam mensagem via sockets para o ip da rede cadastrado no arduino.

Todo controle do login vai ficar por conta do php para acessar a página, também php, que controla os comandos via sockets.

A aplicação php seria um cliente q se conecta ao servidor

Se não consegui bolo algo e coloco no github.
O legal dessa forma e que você pode criar varios clientes, como uma pagina php, aplicativo android e etc.

huuum.... entendi cara... hehehe

Vou dar uma estudada aqui!!! Vlw!!

Essa ideia de colocar o modulo RF separado com outro arduino foi ótima, testei um controle remoto ontem de novo e a comunicação foi no ato, sem atrasos como tinha dito antes( não era pilha rsss). Além de tmb interromper a rotina de programação quando alarme dispara.

Obrigado pelo elogio!

He he he - o objetivo era esse - liberar a central de alarme.

ficou muito bom! 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço