Pessoal , estou lançando esse novo projeto open source, isto é, quem quiser ajudar será bem vindo.

Todos terão acesso á todo projeto, portanto cada um poderá montar o seu.

Depois de desvendar o funcionamento de controle remoto sem fio no Lab de Garagem, agora já é possível começar o projeto.

http://labdegaragem.com/forum/topics/desvendando-controle-remoto-rf

Esse diagrama em blocos que eu fiz é uma idéia inicial. Quando sugerir alguma coisa, especifique de qual bloco esta tratando, para facilitar a compreensão de todos.

Módulo de recepção RF :

A frequência que usarei é a de 433,92 MHz - a mais comum. Mas nada impede de usar outra frequência, desde que o receptor, os sensores e o controle remoto sejam da mesma frequência.

O sistema de codificação que usarei é o do chip Encoder HT6P20B. 

Data sheet :http://www.holtek.com.tw/pdf/consumer/6p20v170.pdf

Selecionei esse, pois existem inúmeros sensores e controles remotos que usam esse chip.

Vejam no tutorial mencionado acima, para entender como ele funciona.

Módulo RTC :

Usando o chip DS1307 - muito comum. Será usado para registro de log, isto é, todas a operações realizadas pelo Arduino serão registradas com horário. Exemplo: Alarme ativado, alarme disparado, sensor ativado, etc. Esses arquivos de log serão gravados no Módulo SD CARD.

Painel - Botões :

Painel de controle do Alarme, podendo ter botões, como aprender sensor, aprender controle remoto, etc. Se necessário, poderá ter um teclado numérico para digitação de senha e ou  de configurações.

Módulo Sirene:

Seria interessante inovar na sirene, como usar sons personalizados. 

No início poderá ser usada uma sirene comum.

Módulo Display LCD:

Para mostrar status do alarme, horário, configuração e disparos, etc

Interface WEB / GSM:

O objetivo é enviar email ou então mensagem SMS, avisando o proprietário que o alarme foi disparado. Informando qual sensor e qual horário foi acionado.

Seria muito bom também se o proprietário pudesse remotamente ativar ou desativar o alarme  e verificar o status do mesmo. 

Fonte / Bateria:

Fonte de alimentação do Alarme e da Sirene. Uma bateria de backup é essencial.

O projeto esta lançado. Aos poucos acrescentarei mais informações.

Agradeço antecipadamente a todos que desejarem fazer contribuições para o projeto.

Sempre quis gerenciar um projeto OPEN SOURCE, e esta vai ser uma nova oportunidade.

Open Source (Código Aberto):

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_aberto

Gustavo Murta (BH) .

Exibições: 59397

Responder esta

Respostas a este tópico

Não se esqueça dos resistores e da ligação dos terras, senão não vai funcionar.

Veja os posts sobre I2C que eu coloquei.

http://labdegaragem.com/forum/topics/projeto-alarme-sem-fio-arduino...

o resistor tem q ser esse mesmo!? 4,7K ohms? seria 470 ohms?

4,7K = 4700 ohms = 47 x 100 

amarelo / violeta / vermelho - tolerancia dourado 5%

File:Resistor color codes.jpg

consegui fazer funcionar.....muito bom...da uma aliviada na central de alarme, vou fazer isso pro SMS tmb!!!

Beleza! Depois mostra para a gente...

Booa!!

Opa ! Estou adaptando o circuito Receptor RF + Arduino Pro Mini para ser usado com o Raspberry Pi !

Liguei a Interface USB/Serial (a minha usa niveis lógicos de 3,3V) conectando o Arduino no PC., para efeito de testes.

Já testei o circuito com alimentação de 3,3V e funcionou !

Agora vou estudar programação da interface I2C no Raspberry Pi para poder acessar os dados do código. 

Como o receptor usa 5V, converti o nível de saida para 3,3V usando um divisor de tensão com resistores 

R1 = 1K ohm e R2 = 3,3K ohm.

http://123d.circuits.io/circuits/178218-alarme-arduino-open-source-...

qual linguagem vai usar no raspberry pi?

dependendo da linguagem .. posso ate ver uma boa interface.. uma comunicação pela web por socket.. etc..etc..

:)

Rogério , já vi alguma coisa em Python.

Mas o problema do Python é que não pode ser compilado - é isso mesmo?

Qual linguagem sugere ? Linguagem C ou PHP como já disse anteriormente.

Nunca usei PHP.

Muito obrigado pleo apoio.

Aconselho python ou nodejs.

Me passa detalhes que o sistema vai fazer que vejo se organizo as ideias aqui e te mando dicas mais concretas.. quem sabe ate mesmo um APP exemplo para vc fazer os testes com I2C.

Ok, então vou tentar com Python mesmo.

A idéia é usar o Arduino Pro Mini como receptor e descodificador do código do Controle Remoto.

Assim que o Raspberry receber o código do CR através da interface I2C, ele executará as operações como central de alarme.

Obrigado.

me diz oq o sistema vai ter para eu criar uns botoes aqui e um pequeno exemplo de como tu pode continuar .. para ver se tu vai gostar mais de python ou nodejs.

Posso ate pegar mesmo layout e criar 2 programas testes, com python e com nodejs.

Aposto que vc vai preferir com nodejs.. pois vai ser um exemplo realtime!! melhor doque enviar um request.. esperar.. etc.. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço