Pessoal , estou lançando esse novo projeto open source, isto é, quem quiser ajudar será bem vindo.

Todos terão acesso á todo projeto, portanto cada um poderá montar o seu.

Depois de desvendar o funcionamento de controle remoto sem fio no Lab de Garagem, agora já é possível começar o projeto.

http://labdegaragem.com/forum/topics/desvendando-controle-remoto-rf

Esse diagrama em blocos que eu fiz é uma idéia inicial. Quando sugerir alguma coisa, especifique de qual bloco esta tratando, para facilitar a compreensão de todos.

Módulo de recepção RF :

A frequência que usarei é a de 433,92 MHz - a mais comum. Mas nada impede de usar outra frequência, desde que o receptor, os sensores e o controle remoto sejam da mesma frequência.

O sistema de codificação que usarei é o do chip Encoder HT6P20B. 

Data sheet :http://www.holtek.com.tw/pdf/consumer/6p20v170.pdf

Selecionei esse, pois existem inúmeros sensores e controles remotos que usam esse chip.

Vejam no tutorial mencionado acima, para entender como ele funciona.

Módulo RTC :

Usando o chip DS1307 - muito comum. Será usado para registro de log, isto é, todas a operações realizadas pelo Arduino serão registradas com horário. Exemplo: Alarme ativado, alarme disparado, sensor ativado, etc. Esses arquivos de log serão gravados no Módulo SD CARD.

Painel - Botões :

Painel de controle do Alarme, podendo ter botões, como aprender sensor, aprender controle remoto, etc. Se necessário, poderá ter um teclado numérico para digitação de senha e ou  de configurações.

Módulo Sirene:

Seria interessante inovar na sirene, como usar sons personalizados. 

No início poderá ser usada uma sirene comum.

Módulo Display LCD:

Para mostrar status do alarme, horário, configuração e disparos, etc

Interface WEB / GSM:

O objetivo é enviar email ou então mensagem SMS, avisando o proprietário que o alarme foi disparado. Informando qual sensor e qual horário foi acionado.

Seria muito bom também se o proprietário pudesse remotamente ativar ou desativar o alarme  e verificar o status do mesmo. 

Fonte / Bateria:

Fonte de alimentação do Alarme e da Sirene. Uma bateria de backup é essencial.

O projeto esta lançado. Aos poucos acrescentarei mais informações.

Agradeço antecipadamente a todos que desejarem fazer contribuições para o projeto.

Sempre quis gerenciar um projeto OPEN SOURCE, e esta vai ser uma nova oportunidade.

Open Source (Código Aberto):

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_aberto

Gustavo Murta (BH) .

Exibições: 59392

Responder esta

Respostas a este tópico

De acordo... no meu projeto inicial eu tinha um teclado capacitivo de 6 botões que eu fiz, depois da uma olhada no meu site, tem pouca coisa nele, mas vou colocar ai também esse nosso projeto:

cc3d.com.br

A principio ele ia ser sobre impressora 3D, mas vou amplia-lo para projetos com arduino...

Acho que criar ZONAS seria ficaria legal.

Ex

ZONA 1 = SALA ( Sensor 1 e 2)

ZONA 2 = CONZINHA 

e por ai vai.

Paulo , os alarmes com fio usam Zonas.

Só que cada zona corresponde a um ou mais sensores.

Podemos sim usar Zonas, mas o que eu estava pensando é ser o mais direto possível.

Por exemplo : sensor de presença do quarto, sensor de abertura de porta da sala.

Ser o mais objetivo possível. 

Temos alarme com fio no prédio em que moro. 

Sempre tenho que olhar uma lista anotada ao lado do teclado, para descobrir que sensor corresponde aquela zona.

Obrigado pelo apoio.

José, achei mais uma resposta aqui, você havia me perguntado o porque que eu analisava o código recebido pelo sensor ao contrário, eu preciso fazer isso em virtude da função bitRead ( http://arduino.cc/en/Reference/bitRead#.UwvciPldXwI ) essa função faz a leitura da direita para esquerda, assim a posição extrema a direita é a posição 0, enquanto no meu array de bits a posição 0 é a primeira da esquerda. Para anular essa diferença gravei a sequencia de bits invertida.

Isso também pode ser corrigido alterando o For que faz a leitura, mas assim acho que a coisa fica mais fácil. Na época que fiz o código não me atentei a isso, apenas vi que estava invertido e troquei meu array.

abrc.

Sem problemas !

O importante é descodificar o numero hexadecimal corretamente.

José em um único transmissor/receptor RF poderia controlar quantos sensores sem fio eu quisesse?

A pergunta não foi direcionada a mim mas...

Você não precisa de um transmissor, apenas do receptor. O transmissor será o próprio dispositivo sem fio.

E sim, você consegue gerenciar um número bem grande de dispositivos. Na verdade o limite seria a memória do arduino, já que você tem que armazenar os códigos dos aparelhos no firmware.

Mas isso pode ser contornado com uma shield de MicroSD por exemplo.

obrigado guilherme pela resposta

eu ja tenho aqui um alarme feito com fio, tenho uma interface web e sistema de gsm(aviso de intrusão via SMS e chamada) + sistema android feito tudo do 0, to analisando passar os sensores pra sem fio! vai ser menos custoso creio eu

obrigado mais uma vez!

Bacana!

Sim, wireless é muito mais expansível.

Erick , o Guilherme respondeu a sua pergunta. 

Muito obrigado, Guilherme.

Sim, o alarme terá somente um circuito receptor. As vantagens do alarme sem fio sobre o alarme com fio são a facilidade de instalação dos sensores, e a grande quantidade de sensores.

Como o Guilherme disse, podemos gravar os códigos dos sensores e dos controles remotos na memória do Alarme Arduino - gastam-se poucos bytes para isso.

Portanto podemos ter até centenas de dispositivos. 

Como disse, já tem um sistema de alarme completo. Muito bom e parabéns!

Se desejar compartilhar será bem vinda a sua contribuição;

Mas o projeto é OPEN SOURCE, isto é, ao compartilhar o seu projeto estará abdicando dos seus direitos sobre o mesmo.

Todos terão acesso à esse projeto Alarme Arduino e qualquer um poderá montar o seu.

Poderia usar um botão do controle para ativação e desativação do alarme e o outro uma saída auxiliar do alarme para usar com automação ex: portão de garagem, portão social automático, uma luz externa... imagina com a luz por exemplo, você chega em casa a noite desativa o alarme para entrar e já acende a luz de fora, assim facilita encontrar a chave,etc...

Gabbriel , boa dica. Gostei !

Poderá ser um recurso opcional para o alarme.

O controle remoto que eu comprei para teste, tem três botões.

Veja que a programa (que já esta funcionando) permite ligar o alarme com um dos botões e desligar com o outro.

O terceiro botão poderia ser para abrir o portão da garagem.

Coincidentemente, no meu prédio é assim. Temos um alarme na garagem.

Um dos botões do controle remoto serve para ligar/desligar o alarme e o outro serve para abrir o portão.

Obrigado !

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço