Problemas na regulagem do driver de motor de passo em 1/32 passos

Ola pessoal.

Eu uso o DRV 8825 para controla com precisão motores de passo.

Tem algumas coisa que ainda não entendi direito pq acontece.

Eu preciso da precisão maxima, eu uso o driver não para dar 200 passos por volta e sim 6400 por volta.

Acontece que nessa resolução ele se comporta de forma não muito regular, na regulagem de fabrica dele (algo tipo 2A) , no trimpot de corrrente o motor da uns pulos e não anda de forma suave e precisa, ja testei com varias placas, e sempre acontece o mesmo, ele tem força, mas não gerencia bem as correntes das bobinas e acontece que fica varios passos sem andar e de repende da um pulo, vai andando normalmente por alguns passos e depois fica varios passos sem andar, e assim por diante....

Eu reduzo a corrente pelo trimpot (algo tipo 1A) e ele funciona mais de acordo com o que eu quero, ficando so alguns poucos passos sem andar, mas de forma mais linear o movimento.

Ora se ele estiver regulado para funcionar a 1A ele funciona razoavelmente bem, o que acontece se eu precisar que o motor tenha mais força, algo tipo 2A, a regulagem de fabrica dele, o que fazer ?

Sei que ate existem driver que gerenciam bem melhor a corrente em micro passo que o 8825, so que são bem caros e dificeis de achar.

Eu uso motores de passo de 1.2A por fase de 6kgf, bem comuns e alimento a controladora com 12v.

Alguem sabe se eu mudar a tensão mudarei tambem essa relação de corrente, melhorando a perda de passos e gerando mais força ao motor ?

Alguem ja usou o 8825 em 1/32 passos e teve sucesso no ajuste do trimpot e para a força requerida ?

Valeu,

Jota

Exibições: 8569

Responder esta

Respostas a este tópico

Querm diria que essas coisas fariam diferença :

>Se colocar em uma placa de fenolite e em uma de fibra faz uma boa diferença pela capacitância parasita na pcb, eu usava placas roteadas e um amigo me provou só trocando o material da placa resolveria, resolveu :)

Então no final vc obteve melhores resultados com que tipo de placa ?

Adiantaria fazer as trilhas que vão para o conector do motor mais grossas ?

Sei que temos que colocar os capacitores mais perto possivel da controladora e isso eu fiz e diz que faz uma enorme diferença se colocar a alguns centimetros e se colocar bem proximo, mas de resto não sabia que faria diferença do tipo de placa e espessura das trilhas...

Eu uso o driver de forma lenta e mesmo assim ele da esses pulinhos, não é uma perda de passos, tanto é que mando ir e voltar e ele volta ao mesmo lugar sempre, sinal que não estão faltando passos no movimento...

Valeu,

Julio

mudou da agua pro vinho, parou de dar uns trancos que estava dando, bem estranho :(

eu coloquei uma fonte muito boa agora e não tenho mais ruídos, só que custou meio caro isso

eu copiei o desenho das trilhas e deixei o conector bem perto como da placa cnc shield, são mais grossas sim e bem curtas.

se está usando lento tenta fazer as outras coisas para ver se resolve, aqui está funcionando.

o motor fez muita diferença também, se eu coloco o de 17U$ china não vai mesmo, só quando coloquei o de 55U$ que foi, e é japa... deve ter motores bons china tbm, mais não achei ainda.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço