Bom dia galera, seguinte...

tenho 22 esp-12 ligados enviando informações via protocolo UDP para um servidor. Desses 22, todos se conectam a rede, com ip fixo definido por mim, mas alguns não enviam e nem recebem informações, uns 5 ou 6. Desses 6 que não se comunicam, as veses um ou outro até recebe mas são casos muito isolados. Usando o CMD eles também não pingam, aparece a mensagem: destination host unreachable.

Os esp-12 estão soldados em uma plaquinha e estão parafusados em uma madeira de forma que tenho 5 linhas com 5 esp-12 em cada linha(a ultima linha só tem 2).

Na maioria dos que não estão pegando eu testei fora dessa madeira onde o conjunto está parafusado e fucionava normal, enviando, recebendo e pingando. Inclusive acabei de subir um rograma em um esp-12 na bancada e nos testes de comunicação estava normal, agora que coloquei junto com os outros ele respondeu a principio mas agora nao se comunica, somente se conecta na rede.

Minha dúvida é se por eles estarem muito perto uns dos outros, 5cm max., isso pode ter influencia nessa falha de comunicação, ou algo que eu possa fazer para melhorar isso. Desde já meu muito obrigado.

Exibições: 278

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde Rhaicmer.

Qual a necessidade desse ensaio? Seria uma aplicação pratica nessa condição?

Ja testou ir ligando um a um pra ver até quantos pode ligar sem aparece o problema? 

Tambem poderia usar um segundo roteador em outro canal, ja que 22 conexões num único router já é um valor considerável. Assim poderia ligar 11 em cada roteador e até certo ponto os  dois grupos não gerariam interferência entre si.

Se possível nos de um feedback dos testes, ja que é um assunto interessante para toda a comunidade.

Att.

Jucelei 

Ola JF, obrigado pela resposta...
Bom respondendo suas perguntas:
"Qual a necessidade desse ensaio? Seria uma aplicação pratica nessa condição?"
Sim, é uma aplicação pratica onde vou pegar dados de 22 cabeçotes de uma máquina.

"Ja testou ir ligando um a um pra ver até quantos pode ligar sem aparece o problema? "
Essa relação não existe. Posso ligar uma ou todas. Geralmente são sempre as mesmas que dão problemas.

"Tambem poderia usar um segundo roteador em outro canal, ja que 22 conexões num único router já é um valor considerável. Assim poderia ligar 11 em cada roteador e até certo ponto os dois grupos não gerariam interferência entre si."
Esse também não é o problemas, uma vez que tenho uma rede somente pra isso. No projeto final vou ter que pendurar 250 esp na mesma rede, esse vai ser a grande desafio.

Respostas dadas agora vamos para a solução(Sim, consegui resolver)
_Eu tinha 3 cituações: 1- o esp nao se conecta na rede, 2- se conecta mas usando o ping -t tenho mais de 30% de perca de pacote e 3-ele se conecta, pinga sem muitas percas e o tempo de resposta médio é 58ms

_Para resolver o problema coloquei um capacitor eletrolitco do 100uC25v entre o vcc e o gnd do módulo.

_Resolveu os problemas que eu tinha nas 3 cituações, agora todos conectam na rede, pingam sem perca de pacote e o empo édio de resposta do ping caiu para 4ms. Melhora em todos os sentidos.

_Lembrando que o roteador esta a cerca de 20 mts dos esp, uso uma fonte comum de 5v 15A e todos os esp estão dentro de um painel metálico(desses de comandos elétricos) e com a tampa fechada.

Espero ter ajudado mais alguém. E muito obrigado mais uma vez.

Show .. obrigado por compartilhar.

Estou esperando chegar mais 10 ESP 12F para testar a estabilidade com 20 ligados ao mesmo tempo.

Criando uma automação modular, já havia adicionado um capacitor de filtro ao projeto, mas para estabilizar mesmo, não sabia que poderia solucionar casos assim ... ainda mais que no seu caso só eram alguns que apresentavam o problema.

Uso um capacitor de 100 microfarad 16v após o regulador de tensão de 3.3v, nos testes.

Agora pensando em adicionar um Cerâmico 100nF só para garantir... Tenho que fazer uns calculos antes.

De qualquer forma, obrigado por compartilhar.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço