Salve amigos garagistas.

Resolvi criar este topico por que há tempos venho tentando encontrar maneiras de resolver um problema com DS1307. Pesquisei muito, mas só encontro material relacionado a programa, o que não é meu caso.

Ocorre que monto o circuito, faço a programação tudo funciona. Mas se houver oscilações muito altas na rede eletrica que alimenta a fonte do circuito, o DS1307 perde a data-hora, ou trava na hora que está no momento.

A meses venho passando por esses problemas. O circuito que me baseei foi na imagem em anexo:

Já tentei usar um capacitor 100nf na alimentação do integrado para desacoplamento. Já tentei um N4148 de GND para VBat. Já tentei soldar a carcaça do cristal ao GND. Coloquei o AREF para 5vcc. Mas nenhuma tentativa foi bem sucedida.

Ocorre que utilizo o arduino com DS1307, e uma das funções dele é acionar um relé que aciona um motor 220v AC. 7 de cada 10 acionamentos de Relé, o relógio trava. Não sei mais o que fazer!!!! 

Agora encontrei este circuito - http://www.hobbyist.co.nz/sites/default/files/docs/RTC/Tiny_RTC_sch.... Ainda não testei, mas é mais complexo se comparado ao circuito anterior.

Alguém teria algo a dizer sobre o assunto?

Exibições: 2099

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu tive esse problema e diversos outros com esse módulo. Ainda tenho ele em casa porém desisti de utilizá-lo, devido à falta de confiança. Toda hora era um problema diferente e esse de travar era o mais sério deles. Se você ou alguem conseguir alguma melhora, vai ser ótimo. Porém, eu acho melhor mesmo desistir dele e procurar um mais confiável.

De uma olhada nesse tópico

http://www.picbasic.co.uk/forum/showthread.php?t=14647

De diz para você usar um diodo entre o VCC da sua fonte e o DS1307 para evitar uma "pico" de energia ao ligar ou desligar a fonte.

Eu li o appnote do DS1307, na penultima página ele trata sobre "perda de dados".

http://www.maximintegrated.com/app-notes/index.mvp/id/504

Saudações.

Ja tento deixa-lo alimentado por uma outra fonte separada ? uma bateria de 9 v com um regulador LM7805 ?

 Somente ele ligado à bateria não sofreria interferências dos picos da rede elétrica , creio que interligando somente os GND , vc deixaria o ds fora da rede e menos exposto aos picos .

Bom dia Rodrigo.

Já tive o mesmo tipo de problema. Acredito que o RTC esteja recebendo ruido pelo 5V  e pelas linhas SCl e SDA.

Colocando um filtro RC nestas linhas deve melhorar. No 5V coloque em serie um resistor de 10 ohms e dois capacitores ao GND, um eletrolitico de no minimo 10 uF e um ceramico de 100nF.   Nas linhas SCI e SDA coloque um resistor de 1 ohm e um capacitor ceramico de valor baixo.

Isto deve filtrar a interferência. A segunda coisa é eliminar a fonte do ruido, ou seja, a causa do problema. O acionamento do relé não deve estar protegido.

1 - se o relé usa a mesma fonte, fazer um filtro RC com valores de capacitor eletrolitico mais alto.

2 - se o acionamento do relé for feito por um transistor, colocar capacitor entre a base e o GND.

3 - de preferencia acionar cargas com optoacopladores e fonte separada.

Espero que seja util.

Bom dia Rodrigo e demais amigos,

Desculpe por ressucitar o tópico assim depois de tanto tempo, é que estou tendo um problema semelhante, porém com um PIC18F4550. Quando gravo o mesmo já defino um horario para start do programa, ou seja, altero hora e data via software. Depois gravo novamente com set do horario como comentário, para não alterar e apenas ler o horario. Utilizo um LCD para visualuzação dos dados. Porém ao desligar o horario não é salvo ele mostra dados completamente diferentes, tipo 00:00 e ano 2044, e também trava quando gero interrupções da serial e Timer0. Gostaria de saber que solução para seu problema, talvez sirva para o meu também.
Desde já agradeço.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço