Galera, alguém poderia me ajudar com este problema:

Já gravei o bootloader usando o método "Arduino as ISP". Usei um arduino UNO fazendo as conexões corretas e após isso cria-se a porta COM do arduino nano compatível e quando tento gravar algum programa simples como o Blink aparece o erro: "avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x00".

Exibições: 1514

Responder esta

Respostas a este tópico

Aconteceu algo similar comigo, e era uma besteira, o cabo USB não estava bom, troquei o cabo e funcionou normal, mas apanhei bastante até chegar a esta conclusão.

Obrigado Carlos. Lembro disso também em outra ocasião com arduinls e era mesmo o cabo usb. Vou tentar isso.

Ok, boa sorte, e se possível compartilhe aqui o resultado.

Abraço!

Não deu certo. Troquei por outro cabo e continuou a aparecer o mesmo erro. Estou suspeitando que seja o FTDI. O que acha?

Umas perguntas, você instalou os driver daqui: http://www.ftdichip.com/Drivers/VCP.htm  

ele aparece na porta no gerenciador de dispositivos porta COM, você pode escolher o modelo e a porta COM na IDE?

Talvez ajude.

https://www.youtube.com/watch?v=MMT9DUqFF4Y

https://www.youtube.com/watch?v=SPdSKT6KdF8 ;

Sim. Instalei o driver original. O dispositivo é detectado e cria-se uma porta COM que no meu notebook foi nomeada como COM8. A IDE do arduino também reconhece a porta criada e me permite escolher o modelo da placa também sem problemas. O único problema é no momento do upload do firmware para placa.

Caro Carlos,

Avancei em umas coisas sobre o problema. Seguinte... Este arduino nano compatível não usa ftdi, usa outro CI para conversão usb-serial. A referência dele é CH340G. Já consegui os drivers dele em sites russos e chineses. Até aí tudo bem. Desinstalei todos os drivers antigos baseados no ftdi e reinstalei esses novos. Mas mesmo assim o problema persiste. Se não conseguir hoje eu irei contator o fornecedor e pedir outra placa.

Oi Aluisio,

Depois de todo este esforço que é muito útil por certo, mas ainda para estes novos dispositivos ( Pelo menos para mim) sempre fica o aprendizado e isso não tem preço, considero que sim, a solução agora é contactar o seu fornecedor, e você já terá varias respostas para as perguntas que ele lhe ira fazer com certeza, isso será um atalho para não perder tempo, nem você nem ele, acredito que devera substituir sim para você, caso não, coloque aqui o case para servir de referencia para todos nós.

Um abraço e boa sorte!

Bem, constatei o real problema. O conector usb da placa está danificado. Constatei isso porque a placa passou a não ligar mais nem com cabo usb, mas aí eu alimentei a placa diretamente nos pinos e ela ligou. Então os fios de dados provavelmente já estavam danificados e por isso não transmitia o firmware. Já entrei em contato com o fornecedor e ele irá trocar a placa.

Muito obrigado pela a ajuda! Precisando estamos aí!

Que bom!

Creio que podemos concluir de certa forma, que o erro era a falta de comunicação via cabo, seja pelo cabo, (Que não foi) seja pelo conector, (Que sim foi) acredito que podemos concluir que o erro disparado na IDE tem a ver realmente com falta de comunicação, é bom ir conhecendo e armazenando conhecimento.

Obrigado pelo folow up, acredito também que é útil para todos nós que fazemos desta atividade uma profissão, uma diversão, ou seja o motivo que for, mas fazemos com muito prazer, as informações postadas aqui, sempre servirão para alguém no futuro.

Um abraço!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço