Problema Comunicação Arduino + RS485 ttl half duplex+ Scada

Boa tarde garageiros estou fazendo um trabalho de faculdade e preciso implementar uma rede rs485 utilizando um arduino para se comunicar com o scadabr. Realizei algumas simulações e consegui realizar as leituras de botões e potenciômetros. entretanto na prática a coisa é bem diferente.

Meu problema é o seguinte: Realizo todas as configurações no arduino , e no ScadaBr, mas não consigo localizar o nó. Fica sempre: pesquisando nós....

Alguém tem alguma sugestão? REALMENTE PRECISO DE AJUDA. 

MUITO OBRIGADO!

O modulo rs485 que estou utilizando é esse: 

Conversor Serial Rs485 P/ Serial Ttl Half-duplex C/ Auto-direção

E um conversor usbrs485

Exibições: 1240

Responder esta

Respostas a este tópico

Nossa, como gosto desse assunto.

Então, se vc está alterando tudo não se preocupe. Existe uma paradinha assim, vc só encontra os nós se o datasource estiver desligado. Não me pergunte o motivo.

Me diga uma coisa, qual a função de sua rede? para que vai usar?

A minha rede já funciona faz algum tempo e não tenho tido problemas.

Não entendi o termo auto-direção, o que é isso?

Ah, entendi.

Eu sabia disso. Foi diferente o jeito que ele chamou esta característica do half duplex.

Bom, mãos a obra. Qual o seu objetivo? Tem algum projeto específico?

Amigos contem comigo neste tema, estou a estudar o Modbus também.

Cumprimentos.!

Amigo, te aconselho a fazer a comunicação direto do arduino via cabo USB para garantir que voce programou o arduino corretamente, eu ja liguei o scadabr com arduino utilizando a biblioteca modbus for arduino pelo cabo usb, funciona perfeitamente, um detalhe que importante é que quando voce faz a ligação que voce citou ai abaixo para o colega, é que neste mesmo momento voce nao pode estar comunicando via usb com o arduino, o pin TX e RX externo estao ligados em paralelo com o chip conversor usb (FTDI ou atmega), faca por etapa, primeiro deixe o scadabr funcionando pela porta COM (usb) do teu arduino, feito isso e comunicando, ai sim voce começa e meter teus modulos rs485 no meio, que nada mais sao que conversores, lembrando que 485 é um caracterista eletrica, e modbus um protocolo de comunicacao definido por norma.

Tiritica,

Suas palavras foram perfeitas. Você usou seu sistema para fazer o quê?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço