Olá a todos. Tudo bem?

Este circuito tem como objetivo indicar, através de leds, a tensão atual de uma bateria.

Sem enrolação, vou exibir o problema:

Tenho 2 trimpot de 50k, que estão ligados em série. Como mostra a imagem a seguir:

Entretanto, algo misterioso está acontecendo.

Ambos são de 50K, mas não consigo medir 50k quando está no circuito. O mais curioso, é que o valor máximo da resistência dos trimpots varia de acordo com o outro trimpot (loucura loucura loucura), ou seja, eu não posso ter 50K de um lado e 3k de outro.

Ajustei o trimpot inferior em 25k, depois ajustei o superior, para 5k, e então o trimpot inferior já mudou para 7k (e ele estava no limite! deveria da 50k!)

Quando eu altero novamente o Trimpot Superior para um valor maior, o "limite superior da resistencia do trimpot INFERIOR" aumenta, isto é, vai de 7k para mais.

LOUCURA.

Obs- o valor da resistência dos trimpots está sendo obtido através de um multímetro. As pontas de prova vão DIRETO nos terminas do trimpot (com tudo desligado, evidentemente).

Para fins de curiosidade, esta é a imagem da placa que fiz. Ela funciona, mas essa variação no teto dos trimpots está me deixando careca antes da hora. Pois, para mim, não faz o menor sentido.

Este é o meu circuito completo: CLIQUE AQUI

Tiago, ele funciona?

r- Sim, funciona

Tiago, qual problema você está enfrentando com essa deficiência do trimpot?

r- o range da voltagem. Era para ser de 2v, estou tendo 1v de range.

obs- Se, ao ler esta postagem, parecer que estou estressado, é pq realmente eu estou. kkkkkkkkkkkkkkk NÃO FAZ SENTIDO (para mim) este trem não responder como deveria.

Exibições: 545

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia TM,

o problema do trimpot está entre a cadeira e o teclado.

Kkkkkkkk

Você não disse como está fazendo esta medida.

Ao medir, o circuito esta conectado na fonte (desligada é claro),  os LEDs estão conetados?

Experimentou inverter as pegas do multimetro para avaliar os resultados?

RV mineirin

Olá RV.

A medida é feita colocando um cabo com jacarezinho preso na ponta de prova e no terminal do trmpot Veja a foto a seguir:  (obs- aquele jacarezinho com jumper, ali atrás, não tem relação com a ligação)

Hoje, deixando o trimpot superior no máximo e o trimpot inferior no zero, obtive a seguinte leitura (1k83):

Mantendo os 2 trimpot no máximo, e a leitura AINDA NO MESMO TRIMPOT, obtive o seguinte resultado (3k81):

Sobre os leds, eles não estavam conectados.

olá Tiago.

      Sem analisar seu circuito, mas apenas "olhando" rapidamente o mesmo:

      1)  Vc já aplicou uma Análise de "Thévenin" para analisar os equivalentes  no seu circuito?  Faça isso e vai ter a resposta para o que vc descreve como "maluquice" (que na verdade não é).  Lembrando que na Análise de "Thévenin", as Fontes de Tensão são "curto-circuitadas" (e se for o caso, vc pode considerar a resistência interna equivalente dessas fontes). Já as Fontes de Corrente devem ser abertas.

      2)  não faça medições com Multímetro (seja qual tipo for) das Resistências dos elementos no circuito, quando este circuito estiver alimentado. Há vários motivos para isso (até mesmo impedir polarizações de diodos de proteção internas dos circuitos integrados).

      Se eu conseguir algum tempo, farei a Análise de "Thévenin" para seu circuito, e certamente irei encontrar os valores malucos que vc informou.

      Abrçs,

      Elcids

Elcids.

Obrigado pelas informações. 

Sobre a medição de resistência, por intuição, eu sempre fiz com tudo desligado.

Sobre você achar um tempo para produzir a análise, eu agradeceria bastante. Em todo caso, por prevenção, vou pesquisar sobre o assunto para que eu possa compreender melhor.

olá Tiago.

      Te enviei contato via email do LDG, para que eu possa te auxiliar na questão.

      Fiz a análise do seu Sistema, e identifiquei alguns pontos que resultam nas medições que vc obteve. Um deles está relacionado ao LM339. Mas fique tranquilo, pois não é um problema no seu Projeto. É apenas uma questão de know-how.

      Abrçs,

      Elcids

Ola.

  Também não sei...

  A única logica que vejo é que seu circuito tem integrados de baixíssimo consumo.  O multímetro tem uma bateria interna, normalmente de 9V. Pode ser que ele esteja alimentando o circuito de tal forma, para medir, que ativa o circuito. Um chute...

  

  Agora, sobre um circuito que faz um "bar graph", o mais convencional seria usar um dos circuitos de mercado, como o UAA180

   Para resolver, tente tirar os integrados para medir.

https://www.youtube.com/watch?v=EzzHnqoaoK0

Olá Eduardo. Os integrados realmente não consomem muito.

Tem apenas 1x 555 (que todo mundo conhece) e 2x lm339 (comparador de tensão).

Sobre o UAA180, ele parece ser interessante e ficaria melhor do que o que fiz (principalmente pelo uso de componentes). Entretanto, por já ter o material em mãos, placa já foi impressa, e na simulação ter funcionando, ainda vou insistir mais um pouco.

Hello Mr TM,

Você não está considerando o resto do circuito que está influenciando nas suas medidas.

Certamente, há alguma Resistencia baixa entre o 5V e o GND o que explicaria um trimpot impactar na medição do outro pois na teoria acabam ficando em paralelo.

O correto é isolar totalmente os componentes para poder medir corretamente.

Não é possível explicar o comportamento do seu circuito faltando dados.

Boa sorte e saúde,

  'Eiju

CELSO, de fato existe uma resistência entre VCC e GND, pois tenho um conjunto de resistores no circuito, que fazem uma divisão de tensão para serem comparados pelo lm337.

Medi a resistência entre eles, no momento, deu 680 ohms, aproximadamente.

Seu circuito tem mais componentes e todos influenciam na medida.

Para poder medir corretamente, terá que retirar os componentes da placa.

Bem pessoal, depois de mexer bastante, observei o seguinte:

1- Os resistores responsáveis pela divisão de tensão, que ficam entre os dois trimpots, que são compostos por 7x 1K, deveria totalizar algo próximo de 7K, entretanto, estava dando, aproximadamente, 6k2.

2- removi todos os resistores da placa (sugestão do CELSO), para verificar suas resistências, individualmente e sem qualquer interferência. o resultado é que variou de de 950~980ohms cada.

3- Ainda que TODOS fossem de 950r, mas o valor final ainda seria inferior ao medido anteriormente.

950*7 = 6650 - 6200 = 450r (diferença).

3- dessa forma, resolvi substituir um dos resistores por outro de 1k5.

4- Assim, depois de ficar girando os 2 trimpots por vários minutos, pois ainda não sou capaz de lê-los na placa (como citado no tópico), finalmente obtive o resultado do vídeo a seguir:

https://youtu.be/F3Y35Iecpv0

Removi 2 capacitores para fins de teste. Talvez adicione-os novamente.

Um era para o sinal, e o outro para a alimentação. Ambos tinham como objetivo estabilizar a tensão.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço