Estou com um problema que considerei ‘ fora da curva ‘, na montagem da minha cnc caseira, ao fazer o comando $H , foi mostrado o alarme ‘ Homing Fail ‘.

Consigo mover os eixos manualmente ,sem problema, mas ao tentar fazer o ‘ Homing ‘

nada acontece, percebo a energização dos motores, mas eles não se movem.

Comecei a eliminar as possíveis causas: filtros dos fim de curso, cnc-shield, re-instalação dos programas GRBL, Python e Pyserial, e pro fim deixei apenas o arduino ligado ao PC com a versão do GRBL 0.9j e usando o Universal-Gcode-Sender clássico, ou seja, a intenção é fazer uma simulação dos movimentos dos eixos e Homing.

A configuração do GRBL que uso é:

-$0 = 10

-$1 = 255

-$10 = 3

-$20 = 0

-$21 = 1

-$22 = 1

-$24 = 100

-$25 = 500

-$26 = 255

-$27 = 8

-$100 = 20(correia GT2)

-$101 = 20

-$102 = 100(fuso)

-$110 = 750

-$111 = 750

-$112 = 250

-$120 = 30

-$121 = 30

-$122 = 30

-$130 = 0

-$131 = 0

-$132 = 0

E como já citado acima, consigo mover os eixos,mas ao tentar fazer o ‘ Homing ‘ apenas aparece os alarmes de Homing Fail.

Como não conseguia resolver a questão, comecei a lembrar das mudanças feitas antes do ‘ fato’ acontecer, a única coisa que lembra que poderia usar foi quando instalei a versão 1.1 do GRBL sem limpar a EEPROM do arduino aonde tinha a versão 0.9j instalada, quando o erro começou, mesmo limpando a EEPROM do arduino não resolveu.

A última tentativa foi formatar o HD,mas nada de novo, então fiz a compra de um ATMEGA328p novo , como não chegou ainda, não pude testar.

Enfim ,espero que possa me ajudar a resolver essa questão ou indicar uma direção a seguir. Obrigado pela atenção e ajuda.

Exibições: 2905

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia, 

Sua CNC já funcionou alguma vez? Ou esta montando ainda? Algum motor se move se der um outro comando?

Informe o diagrama da sua CNC e envie foto também. 

Todos os sensores foram conectados corretamente ?

Faça a conferência de tudo ! Pode ser algum erro de montagem. 

Use a versão GRBL mais nova, teoricamente é a melhor. 

  Bom dia....a primeira vez que o problema aconteceu foi com a cnc montada, eu conseguia mover os eixos manualmente, sem qualquer tipo de interferencia ou mau contato dos fim de curso. A partir do momento que fui trocar a posição do fim de curso do eixo Y e atualizar o GRBL para a versão 1.1, essa atualização eu fiz sem limpar a memoria do arduino, a partir dai não funcionou mais, agora , apenas com o arduino conectado ao PC, reinstalei o GRBL 0.9j limpando sempre a EEPROM, usando o UGS classico, consigo mover os eixos mas o homing não funciona, ocorrendo a alarme 'Homing Fail'. Obrigado pela ajuda.

Sua CNC já funcionou alguma vez? Ou esta montando ainda? Algum motor se move se der um outro comando?

Favor responder. 

   A cnc estava montada, testei algumas o homing e quando fui fazer ajuste para fazer um escaneamento de uma PCB, precisando mudar o local do fim de curso do eixo Y.

   Os motores funcionavam normalmente com os comandos do UGS, mas depois que atualizei o GRBL para a versão 1.1 começou os alarmes de ' Homing Fail '.

Boa noite, 

Sugiro que verifique cada um dos parâmetros configurados, usando o GRBL 11:

https://github.com/gnea/grbl/wiki/Grbl-v1.1-Configuration

Principalmente os parâmetros de homing:

$22=1 Homing cycle, boolean
$23=0 Homing dir invert, mask
$24=25.000 Homing feed, mm/min
$25=500.000 Homing seek, mm/min
$26=250 Homing debounce, milliseconds
$27=1.000 Homing pull-off, mm

    Perdão pela demora, estava realizando algumas modificações para tentar resolver os problemas da cnc;

1- Utilização de cabos com isolamento interno

2- Filtro com optoacopladores

3- Arduino Uno Origianal

    CNC-Shield nova

    ATMEGA328P novo - com apenas o GRBL v1.1 instalado

4- Consigo mover os eixos manualmente( atraves dos comandos do Universal G-code Sender) e rodar programas inteiros(sem fazer o Homing);

5- Mas ao tentar o comando $H, ou o programa trava, aparecem alarmes de homing fail, e a ultima coisa que percebi, ao tentar executar o Homing, quando faço comandos simples para mover os eixos, é visivel os leds indicativos do Arduino definindo a transmissão com o PC, mas ao executar o comando Homing os LEDS indicativos apagam. Voce ja teve algum problema de comunicação entre PC e Arduino?

 Vai anexo de fotos da cnc, agradeço a atenção e ajuda.

drive-download-20181114T170706Z-001.zip

Boa noite, 

Uma pergunta, você conectou os fios nos conectores das chaves de HOME no contato NA (normalmente aberto) ? Não foi ?

Mande uma foto mostrando essas ligações na placa CNC. 

   É possivel simular o HOMING apenas com o Arduino conectado?????

Não entendi. 

Não gosto de simulações. Sugiro que faça um teste  real. 

Boa noite! Estou com o mesmo problema que você. Você conseguiu achar alguma solução? Eu acredito que seja um problema de software, em alguma configuração pois eu consigo movimentar os eixos normalmente, mas quando clico para mandar a máquina pra home os motores travam

Olá.

Neste fórum tem gente com o mesmo problema que você : https://github.com/grbl/grbl/issues/1501

Talvez valha a pena dar uma olhada.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço