Boa noite! Estou tendo um problema com a ponte H L298N, em que a tensão de saída para os motores está muito abaixo da tensão de entrada, e essa tensão muitas vezes não consegue nem fazer com que o motor gire. Percebi um detalhe: quando escosto em alguma parte de metal da placa e encosto no chão, a tensão de saida normaliza, como se usasse isso como aterramento. O q pode estar acontecendo? E como arrumo isso? Obg!

Exibições: 2008

Responder esta

Respostas a este tópico

 Igor Azevedo

Mostre o esquema de ligação do seu circuito.

Você interligou o GND do Arduino com o do módulo.

O módulo tem duas opções de alimentação, a do arduino ou uma externa, eu tentei por ambas, ligando o GND, e aconteceu a mesma coisa. Fiz exatamente como nesse tutorial:http://blog.filipeflop.com/motores-e-servos/motor-dc-arduino-ponte-...

Qual as especificações do motor usado? (Fabricante, modelo, tensão, corrente)
Se não souber, mande uma foto.
Qual a tensão de alimentação do motor ?

Testei com varios motores, de 5 volts, o resultado foi o mesmo em todos.

Qual a tensão de alimentação do motor ?

Não sei se funciona com somente 5 V ...sugiro que use 12V.

Verifique novamente as ligações, veja se não tem algum fio quebrado também.

Faça um teste somente no módulo sem ligar ao Arduino, apenas colocando níveis lógicos  nos pinos de controle do módulo (necessário conhecimento sobre o funcionamento do módulo), se isso não funcionar sua ponte H pode estar com defeito.

Joguei 5v no IN1, e o resultado foi o mesmo... Deve estar com defeito msm :/

Como estão os jumpers ?

Desculpem a demora. Consegui fazer os motores funcionarem, eu estava ligando o gnd apenas na fonte externa, e não no arduino. Mas estou com um problema. Estou usando esse chassi: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-732725449-kit-chassi-2-rodas... com dois motores 3~6v ligados na ponte,mas eles estão bem lentos, e uma roda está girando mais do q a outra. Estou usando 4 pilhas rayovac de 1,5v. Como posso corrigir isso?

Os motores tem redução - devem ser lentos mesmo. 

Para testar se o problema esta nos motores ou no módulo inverta a fiação dos motores. 

Assim poderá determinar a causa da diferença de velocidade entre os mesmos.

Era a baixa corrente das pilhas, n aguentava os dois motores, por isso um ficava mais fraco. Resolvi, coloquei uma bateria lipo de 7.4v e funcionou de boa.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço