Olá,

Estou querendo elaborar um projeto de um esporte chamado "esgrima", no qual, deverá 'apontar'

qual esgrimista que tocou primeiro. Fiz o projeto sem os modulós RF, entretanto, esse esporte necessita de total locomoção sem cabos, e preciso usar os Transmissores e Receptores RF433Mhz.

O projeto necessita de 3 arduinos e 2 kits RF433MHz, o problema fica no arduino que vai os receptores,

achei um código que me ajudou a entender o módulo, mas a biblioteca "RCSwitch.h" tem um pino padrão para o receptor ("mySwitch.enableReceive(0);" o nº '0' representa o pino digital '2' do arduino.)

Já tentei trocar o pino substituindo o '0' ,por exemplo, pelo pino '4', mas o programa acusa que tem algo errado na pinagem.

Não faço a mínima ideia de como arrumar isso. 

Atenciosamente.

Douglas M.  

Exibições: 277

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Douglas,

    Cara, legal seu projeto,  o que ira usar como sensores?  tem alguma coisa na ponta de cada sabre ?

 

    Bem, vamos lá,  eu já mexi um pouco com os modulos 433mhz, e não gostei muito do resultado,   eles são muito simples, um modulo manda o outro apenas recebe e não dá pra mexer muito com questão de potencia deles, fora isso eles são montados com componentes DIP e não SMD o que faz que com movimento constante a tendencia a mal contatos seja grande.

 

   Logo, a solução a meu ver é você abandonar os 433mhz e partir pra modulos NRF24L01 ou Xbee.

   Cada um dos dois citados tem seus prós e contras,  mas ambos tem a vantagem de serem muito confiáveis e tambem são transceivers ou seja, eles emitem e recebem dados.

 

    Para aprender sobre os xbee vai rolar um curso online promovido pela rogercom,  visite:   www.rogercom.com e logo de cara você verá o link para o curso.

    Porem, Xbee são caros,  logo, se vocÊ deseja algo mais barato parta pra os NRF24L01

    Visite esse site:   http://futebol-uff.blogspot.com.br/

 

     Lá você vai encontrar 2 exemplos incrivelmente simples e faceis de utilizar, um dos exemplos põe apenas dois modulos pra falarem entre si,  no outro exemplo ele cria uma rede com muiltiplos pontos de comunicação.

  

Entra em contato comigo... também sou esgrimista e estou criando (ou tentando criar) uma scorebox... meu e-mail é carlosedgi@hotmail.com e meu zap 22 98154-8099

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço