O resistor geralmente tem que barrar a tensão de alimentação da fonte (5v ou outra voltagem) ou das portas do arduino correto? (veja fig abaixo:)

Mas então porque há diagramas com a posição dos resistores na parte após a tensão ter percorrido o componente que no caso é o led?? (veja fig abaixo)

Se fosse uma fonte externa acredito que os leds teriam sido queimados!

Alguém poderia me explicar a diferença do posicionamento dos resistores?

Desde já agradeço.

Exibições: 14406

Responder esta

Respostas a este tópico

Galera, a torrente de água no caso seria a corrente. O resistor limita a corrente no circuito, e portanto, a torrente. A analogia com pressão não é correto. O volume de água que passa (analogamente corrente) é limitado pelo cano mais estreito. Imagine que a pressão é tensão, corrente é volume de água e resistência o calibre do cano. Se tivermos uma pressão (tensão) e uma resistência do led, ela permitirá certo deslocamento de água, este por sua vez é limitado pelo calibre do cano posterior, não havendo diferença portanto no seu posicionamento. 

He Nicholas, Mato bem matado! É assim que vejo também porque ja penso em uma corrente âlternada ai você teria que ficar mudando o resistor de lugar o tempo todo.

Exatamente, como o fluxo de elétrons em corrente alternada varia, seria necessário que a cada inversão de fase o resistor fosse trocado de lado, o que seria nada prático.

Pois é Nicholas, a analogia de torrente de água seria apenas para fins didáticos mesmo.

Levando em consideração o exemplo de corrente alternada levantada pelo Rodrigo, realmente não faz diferença a posição do resistor perante ao LED, desde que ambos estejam em série.

Entendeu como funciona? Qualquer dúvida estamos ai. Abraços

O que eu souber, eu ajudo com certeza!

Abraço;

Então no caso de ligar os LED em série tanto faz ligar o resistor na tensão ou no gnd que tendo o circuito fechado a corrente será a mesma e no caso do paralelo como que fica? 

Fala Marcelo, blz?

Então neste caso a corrente se divide proporcionalmente de maneira que a maior resistência terá a menor corrente. Por exemplo, dois resistores em paralelo, um de 1k e outro de 2k, a corrente que passa pelo resistor de 1k é o dobro da corrente que passa pela de 2k. Use a proporção que você consegue calcular sem usar formulas mirabolantes uma vez que todo resistor tem uma tolerância de 5% ou 10% (os mais comuns) .

Espero ter ajudado.

grande abraço;

Fernando

Lembre-se entender o conceito é melhor que decorar fórmulas...

Todas estas perguntas se resolvem estudando a lei e ohm que convenhamos de complexo não tem nada.

Guilherme, sem demérito ao que os nobres colegas estão tratando de lhe explicar, leia e estude.


http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/matematica-para-eletronica...

http://testandoeletronica.blogspot.com.br/2012/06/como-calcular-res...

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço