O resistor geralmente tem que barrar a tensão de alimentação da fonte (5v ou outra voltagem) ou das portas do arduino correto? (veja fig abaixo:)

Mas então porque há diagramas com a posição dos resistores na parte após a tensão ter percorrido o componente que no caso é o led?? (veja fig abaixo)

Se fosse uma fonte externa acredito que os leds teriam sido queimados!

Alguém poderia me explicar a diferença do posicionamento dos resistores?

Desde já agradeço.

Exibições: 14406

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá boa tarde!

A posição dos resistores não tem influência pois a maior tensão recai sobre a maior resistência (nesse caso o resistor) de maneira que você pode medir a queda de tensão em cima do resistor antes ou depois do led que será o mesmo valor.

abraço;

Olá Fernando, a minha interpretação sobre a corrente eléetrica é do tipo: Fonte -> GND.

Ae imagino isso como se fosse uma torrente de água, ae se o led não tiver proteção alguma essa torrente irá "detonar" o led, coisa que poderia ser impedida colocando um filtro (resistor) protegendo o led de toda aquela tensão.

Mas do jeito que vc falou eu entendi dessa forma: A tensão irá cair primeiro sobre a parte de maior resistência (como se fosse uma atração eletromagnética), ou seja ela não irá afetar nenhum componente antes de passar por esse ponto de maior resistência.

Só depois disso, após houver essa redução na tensão é que ele irá passar pelo circuito.

Seria isso?

Usando a idéia da torrente de água, é como se o resistor fosse um "cano" mais estreito, o fio seria um cano de sessão infinita e o resistor  um cano mais fino, ele "limita" a quantidade de água que passa pelo sistema inteiro, quanto maior o valor da resistência, menor seria a quantidade de "água" que passa por ele, então ele seria um cano mais estreito.

Pois é a tensão é a mesma para todo o circuito, pq a minha dúvida era quando vc liga o circuito, nessa primeira vez essa torrente ia com carga máxima até chegar no resistor diminuindo assim a tensão do circuito. Mas acho que isso não tem problema de queimar os componentes.

Valeu ae galera!

Ola amigo, não existe diferença entre a posição dos resistores pois ele esta em serie com o led ou seja a corrente tem que passar por ele e pelo led de qualquer jeito, o que ele faz é limitar a corrente em cima do led evitando que ele queime. Detalhe a tensão so percorre o componente com o circuito fechado ou seja isso não influencia se ele passa pelo led ou pelo resistor primeiro. Como nosso amigo Fernando disse a maior tensão recai sobre a maior resistência.

matou!

Vou discordar de vocês, pessoal.

O sentido da corrente elétrica é do negativo para o positivo, ou seja, é esse o sentido do deslocamento dos elétrons.

Na prática fará pouca diferença, mas o mais lógico é colocar o resistor do lado negativo do circuito. Isto porque é desse lado que recai a maior tensão elétrica.

Vou usar o exemplo do Guilherme: imagine o circuito como uma torrente dágua, fluindo do negativo para o positivo (sentido real, oposto ao sentido convencional).

Quanto maior o diametro do cano, menor a resistencia a passagem de água. O mesmo ocorre com a eletricidade. Imagine que o LED e o resistor são estreitamentos nesse cano. Se ali a resistência à passagem de água é maior, significa que a pressão no cano também é. E onde o cano costuma "estourar"? Justo nesses estreitamentos, mas com muito mais probabilidade de ser do lado de onde a água está sendo bombeada, concordam?

Pela lógica, se alguma coisa tiver que arebentar, é melhor que seja o resistor, um componente barato, do que o LED ou outro componente mais caro.

Da mesma forma, em correntes alternadas, o sentido é do gerador (fio fase) para a terra (fio neutro). Por isso nos cursos de eletricidade recomenda-se colocar o interruptor das lâmpadas do lado do fio fase.

Caro amigo J011yR0q3r, Concordo plenamente com tudo que você falou sobre o deslocamento dos elétrons vir do negativo para o positivo, porem discordo com a questão do posicionamento do resistor pois o que ele vai fazer é resistir a passagem dos elétrons e não controlar de onde vem ou para onde vão, voltando ao raciocínio do tubo com agua não importa onde o tubo mais fino esta e sim que o fluxo de agua dentro dele será o mesmo em qualquer parte do circuito. Já a questão de arrebentar algum componente neste caso esta ligado diretamente a potencia do resistor pois se a "potencia " sobre ele for maior que a especificação então ele queimara, e assim também é o tubo se a pressão da agua for maior do que a parede do tubo consegue suportar ela vai se romper.

Também acho interessante a analogia da água para exemplificar a corrente elétrica, mais ela é importante no incio do aprendizado porque essa analogia não é absoluta, ou seja, não se comportam EXATAMENTE iguais, ai acaba gerando uma confusão... 

Sim, concordo, porém não me refiro à situação de especificação abaixo do valor necessário (subdimensionamento), mas à situação não-usual, como no caso de curto-circuito causado por um agente externo (um inseto ou uma gota d'água, por exemplo).

Foi isso mesmo que eu pensei J011y R0q3r.

Imagina que eu tenho um pushButton  que liga e deliga o meu circuito.

Se eu utilizar uma fonte externa de 9V de alimentação, eu preciso colocar um resistor de no mínimo  375 ohms.

No caso quando eu ligo a corrente, ela passa pelos fios a 9V e ao passar no resistor ele sofre queda na tensão (é nesse momento que o circuito inteiro passara a ter uma tensão menor).

Porém, se eu colocar um led antes dos eletróns passarem pelo resistor, eu acredito que ele será atingido com garga máxima de tensão.(9V)

Isso seria evitado se eu colocasse o resistor antes OU se o circuito já tivesse ligado, ae eu add o led em qualquer posição (ae ele não sofreria dano algum uma vez que os eletróns já sofreram redução).

Essa era minha dúvida: de ao ligar o circuito e saber as etapas de quando a tensão irá reduzir (pois acho que não é instantâneo).

obs: A não ser que esse exemplo de torrente de água seja apenas para fins didáticos não servindo p/ a prática (que no caso é o que vcs estão falando que não há diferença na posição do resistor).

Guilherme, o exemplo da torrente de água é mesmo para fins didáticos, mas explica bem.

E acho que você soube se expressar melhor que eu: ao sair do negativo, a energia elétrica sofre uma queda de tensão no resistor, e isso é mais desejável do que se essa queda ocorrer no LED ou em outro circuito que eu quero proteger, em caso de curto ou sobrecarga.

É nesse lado também (negativo) que prefiro colocar botões e dispositivos de proteção.

Por falar nisso, acabei um relê-shield opto-acoplado ontem. Vou checar se o opto (dispositivo de protecão para o arduino) está deste lado do circuito, assim como se o circuito está acionando as lâmpadas pelo fio fase.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço